"Liturgia como um vislumbre do Céu na Terra" é o tema do primeiro Congresso Litúrgico que terá lugar na Ásia, no Sri Lanka. A reunião será realizada a partir de amanhã até 21 de setembro, em Uswatakeiyawa, uma cidade costeira de cerca de 30 quilômetros da capital de Colombo.
Organizado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, o Congresso está previsto para incluir 55 delegados de 19 países asiáticos, incluindo cardeais, bispos e padres. Os participantes irão realizar reuniões, discussões de grupo, plenárias e grupos de trabalho. A reunião será presidida pelo cardeal nigeriano Francis Arinze, Prefeito da Congregação, juntamente com o secretário geral, Arcebispo Malcom Ranjith, natural da diocese de Kurunegala no Sri Lanka.
Na conferência de imprensa, o Arcebispo Ranjith (na foto) explicou que " a Liturgia é a chave para qualquer renovação na Igreja . Comemorar O que você é e o que você acredita -" lex orandi, lex credendi "e aquilo que nós acreditamos depende de como vamos viver - '" lex orandi, lex credendi, lex vivendi' ". "A Constituição sobre a Sagrada Liturgia Sacrosanctum Concilium nos dá as directrizes para a celebração da sagrada liturgia.
Na introdução a" Sacrosanctum Concilium ", diz," Este sagrado Concílio tem vários objectivos, tendo em vista um desejo de expandir cada vez mais a vida cristã dos fiéis; … promover sempre que seja possível a união entre todos os que acreditam em Cristo, para reforçar o que pode ajudar a chamar a toda a humanidade para a família da Igreja. O Concílio considera, por isso, particularmente convincente a fundamentação para a realização da reforma e da promoção da liturgia ".
"Interpretações erradas destas orientações", continuou ele, "têm conduzido a todos os tipos de abusos na liturgia e errados acentos têm causado certa diluição da fé do povo. Fé na presença real de Cristo na Eucaristia encontra-se sob grave ameaças. Muitas pessoas que se tornaram muito familiarizado com a Eucaristia, perderam um sentimento de reverência para a Eucaristia. O Santo Padre está muito preocupado com esta perda de reverência para com a Eucaristia e os abusos na celebração da sagrada liturgia. Assim, o Santo Padre falou sobre a reavaliação da celebração da sagrada liturgia e tem chamado estas convenções regionais com os bispos ".
"Temos esperança", diz o Arcebispo Ranjith que a , "liturgia que estas convenções promovem em diferentes regiões e continentes se tornará uma fonte de comunicação e de diálogo mais estreito entre o Santo Padre e os continentes".