Está pronta a instrução sobre a aplicação do Motu Próprio e jáfoi entregue pelo presidente da Ecclesia Dei , cardeal Dario Castrillon ao Papa Bento XVI que a está examinando. O texto será possivelmente assinado nos primeiros dias de Dezembro e publicado nos primeiros dias de Janeiro de 2009. O Documento torna-se indispensável depois de tantos problemas na aplicação do Motu Próprio sobretudo por parte de não poucos bispos que meteram dificuldades na sua aplicação e trata de temas cruxiais como esclarecer o que se entende por grupo estável de fiéis no interior duma paróquia
Ordinária e o problema das paróquias pessoais.
Segundo o documento, os fiéis tradicionalistas presentes numa Paróquia têm o direito de pedir a missa antiga e se o bispo se recusar, afirmando que no lugar não existem sacerdotes capazes de celebrar segundo o rito antigo, então a Comissão Ecclesia Dei enviará um sacerdote habilitado a fazê-lo naquela diocese. Enfim , os bispos não poderão mais recusar-se de fazer celebrar a missa antiga, porque em tais casos, a Comissão Ecclesia Dei enviará um seu sacerdote delegado.
A Santa Sé quer pois esclarecer sobre a definitiva aplicação do Motu Próprio e por esta razão também os poderes e as prerrogativas da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei serão melhor especificadas e reforçadas.