Dies Natalis Sancti Ioannis Mariae Vianney
Neste dia, há 150 anos, falecia o Cura d'Ars.
São João Maria Vianney, beatificado por São Pio X e, por ele, declarado patrono dos sacerdotes franceses que tinham a cura das almas. Pio XI o canonizou e estendeu seu patrocínio aos párocos do mundo inteiro. Neste Ano Sacerdotal, o Papa Bento XVI o proclamará padroeiro de todos os sacerdotes.
A santidade do Cura d'Ars e seu luminoso testemunho de vida sacerdotal ultrapassaram os limites da pequena vila francesa e, ainda em vida, ganharam os corações dos franceses. O esplendor de sua alma sacerdotal irradia-se hoje para todo o orbe católico.
Não era teólogo, biblista, canonista ou moralista. No entanto, abundavam nele a sabedoria divina. Era simplesmente padre, um padre que conhecia o sentido de sua vocação e que pôs toda sua vida no serviço a Deus e às ovelhas que lhe foram confiadas.
Algumas de suas palavras sobre o sacerdócio:
“O Sacerdote é o amor do Coração de Jesus. Quando virdes o padre, pensai em Nosso Senhor Jesus Cristo.”
“Se não tivéssemos o sacramento da Ordem, não teríamos Nosso Senhor. Quem o colocou no tabernáculo? O padre. Quem foi que recebeu nossa alma à entrada da vida? O padre. Quem a alimenta para lhe dar força de fazer sua peregrinação? O padre.”
“O sacerdote tem as chaves dos tesouros celestiais; é o procurador de Deus, é o ministrador de seus bens.”
“Se um padre vier a morrer em conseqüência dos trabalhos e sofrimentos suportados pela glória de Deus e a salvação das almas não seria nada mal.”
“O Sacerdote só será bem compreendido no céu… Se o compreendêssemos na terra, morreríamos, não de pavor, mas de amor.”
“Devemos considerar o padre quando está no altar e no púlpito como se fosse o próprio Deus.”
“Se tivéssemos fé, veríamos Deus oculto no sacerdote, como a luz por trás da vidraça, como vinho misturado na água.”
“Oh! como o sacerdote é algo sublime! Se ele se apercebesse morreria… Deus lhe obedece: diz duas palavras e Nosso Senhor desce do céu.”
“O padre não é para si. Não dá a si a absolvição. Não administra a si os sacramentos. Ele não é para si, é para vós. O Sacerdote não é para si, mas para vós…”
Da Coleta da Missa de São João Maria Vianney:
Omnipotens et misericors Deus, qui beatum Ioannem Maríam presbyterum pastorali studio mirabilem effecisti, da, quæsumus, ut, eius exemplo et intercessione, fratres in caritate Christo lucremur, et cum eis æternam gloriam consequi valeamus. Per Dominum Nostrum Iesum Christum, Filium tuum, qui tecum vivit et regnat in unitate Spiritus Sancti, Deus, per omnia saecula saeculorum.
Deus de poder e misericórdia, que tornastes são João Maria Vianney um pároco admirável por sua solicitude pastoral, dai-nos, por sua intercessão e exemplo, conquistar no amor de Cristo os irmãos e irmãs para vós e alcançar com eles a glória eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
fonte:Oblatvs