sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Padre Stefano Mannelli "O Motu Propio Summorum Pontificum para o crescimento da Vida religiosa"
e
Esta conferência apresentada pelo Fundador dos Franciscanos da Imaculada foi das que mais interesse suscitou a nível dos participantes. O orador referiu que a igreja está atravessando uma crise devido à queda da Liturgia segundo o Papa Bento XVI. O direito a moral não estão ao mesmo nível. A Adoração é constitutiva para a justa existência no mundo. O culto prefigura uma vida definitiva.Quando isso falta a vida torna-se como chumbo.
Se a Liturgia tem um tal impacto na vida humana então pode-se ver a sua influência sobre a Vida Religiosa. Segundo estudos estatísticos publicados por uma Padre Claretiano desde 1965 até aos nossos dias que as grandes Ordens e Institutos perderam quase 50% dos seus membros e isto devido à crise que atravessa a Liturgia: assim os Jesuitas que eram em 1965 cerca de 36 000 estão hoje reduzidos a 19 000; os Salesianos que então contavam com 22 000 religiosos contam hoje com 16 000; os frades Menores que então eram 27 000 , estão hoje nos 16 000; os Beneditinos passaram de 12 000 para 7 000 e os Dominicanos que então eram 10 000 estão hoje nos 6 000.
Foi uma verdadeira hecatombe na Vida Religiosa , alguns Institutos necessitam de três gerações para recuperarem as perdas sofridas. Existe uma relação estreita entre Vida Litúrgica e Vida Religiosa. Os religiosos reunidos em Coro em oração representam a Humanidade.O Ofício Divino é Opus Dei. A Igreja inteira vive da Liturgia.
fonte: Igreja Tridentina em Portugal