Uma breve análise da Oração de Jesus
Jesus Cristo Pantocrator, do Mosteiro de Vatopedi ( http://i375.photobucket.com/albums/oo197/zpap2004/eikones%20agiografeiou/adelfotita81_resizecopy.jpg )
Uma breve análise da Oração de Jesus, pelo Élder Aimilianos de Simonopetra
A oração do Monte Athos, quem não a reconhece? É composto de uma pequena frase, de palavras.
"Senhor Jesus Cristo, tem misericórdia de mim, um pecador."
Com o alto clamor "Senhor" , glorificamos a Deus, Sua gloriosa majestade, o Rei de Israel, o Criador da criação visível e invisível, de Quem Serafins e Querubins tremem diante.
Com a doce invocação e apelo “Jesus” , testemunhamos que Cristo está presente, nosso Salvador, e agradecemos-lhe com gratidão, porque Ele preparou para nós a vida eterna.
Com a terceira palavra "Cristo" , confessamos teologicamente que Cristo é o Filho de Deus e Deus. Nenhum homem nos salvou, nem anjo, mas Jesus Cristo, o verdadeiro Deus.
Segue-se a petição íntima "tende piedade" , e veneramos e rogamos que Deus seja propício, cumprindo as exigências da nossa salvação, os desejos e as necessidades do nosso coração.
Esse "em mim" , que alcance tem! Não sou só eu, mas todos admitidos à cidadania no estado de Cristo, na santa Igreja; são todos aqueles que são membros do corpo do Noivo.
E, finalmente, para que nossa oração seja cheia de vida, encerramos com a palavra "um pecador" , confessando - já que somos todos pecadores - como todos os Santos confessam e se transformador deste som filhos da luz e do dia.
Com isso entendemos que esta oração envolve:
Glorificação
Ação de graças
Teologia
Súplica
e confissão.
Fonte : traduzido por John Sanidopoulos )
Através das orações de nossos Santos Padres, Senhor Jesus Cristo nosso Deus, tem misericórdia de nós e nos salva! Amém!