sábado, 15 de agosto de 2020

Dom Antoine Forgeot O.S.B. Abate emerito di Fontgombault (1933-2020) - Requiescat in pace


Abbiamo notizia da Le Forum Catholique e da Romualdica (di cui pubblichiamo sotto un ricordo) della morte oggi del Reverendissimo Padre Dom Antoine Forgeot O.S.B. (1933-2020), Padre Abate emerito dell’Abbazia Notre-Dame de Fontgombault.
I funerali si terranno mercoledì prossimo 19 agosto
Oremus.
Che l'Assunta lo accompagni.
Luigi


Il 15 agosto 2020, all’inizio del pomeriggio, è stato chiamato a Dio – nel giorno del suo sessantacinquesimo anniversario di professione monastica, munito dei sacramenti della Santa Madre Chiesa – il Reverendissimo Padre Dom Antoine Forgeot O.S.B. (1933-2020), Padre Abate emerito dell’Abbazia Notre-Dame de Fontgombault, della Congregazione di Solesmes.
Dom Antoine Forgeot O.S.B. era nel suo 87mo anno d’età, nel 65mo di professione monastica, nel 56mo di sacerdozio e nel 43mo di benedizione abbaziale.
Che per la misericordia di Dio e l’intercessione di Nostra Signora, la sua anima e quella di tutti i fedeli defunti riposino in pace.
La Messa esequiale sarà celebrata presso l’Abbazia Notre-Dame de Fontgombault mercoledì 19 agosto alle ore 11. Invitiamo tutti i lettori di Romualdica a unirsi in una fervida preghiera di suffragi

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

A função é para nós como um compromisso Elder Emilianos Simonopetritis


  

Elder Emilianos Simonopetritisusa 

o anel de noivado e isso significa voto de casamento, a liturgia significa que estou conectado a Cristo, que me promete que, se eu permanecer fiel, ele definitivamente me colocará no reino dos céus. Vivemos deste paraíso na terra. Então aqui, meus queridos, esta grande verdade está acontecendo.

 Aqui, quando realizamos a liturgia, está toda a Igreja de Cristo. Tornamo-nos um com Cristo e nos tornamos um corpo com ele.

 Tipo, se você pegar um pano branco e colocar uma lente muito forte atrás dele, torna-se uma tela brilhante, então os raios de Cristo nos absorvem e nos fazem Cristo.

 Nós nos tornamos o templo de Cristo, nos tornamos membros de Cristo, nos tornamos Cristo e ele é a nossa cabeça. Cabeça, "Cristo é a cabeça da igreja", significa a cabeça, a fonte. Quando você estiver com sede, você irá até a torneira para matar a sede. Cristo é aquele que rega nossos corações sedentos. Nossos membros e nossa carne e ossos tornam-se membros e carne e ossos de Cristo. 

Vivemos a vida de Cristo e Cristo assume o controle de nossa própria vida. Como um é o pão que colocamos no pão santo, como um é o pão que colocamos na mesa sagrada, como um é Cristo, assim nós com Cristo e entre nós nos tornamos um, nos tornamos um Cristo.


 Então, o que acontece quando operamos? Temos uma recepção, um jantar. Chamamos de santos os santos de nossa Igreja, chamamos nosso pai adormecido, nosso avô, nosso bisavô, nossos entes queridos que partiram, chamamos de anjos. E o próprio Cristo vem e nos dá seu corpo e seu sangue. Isso significa "todos os santos que se referiram a si próprios e uns aos outros e durante toda a nossa vida, Cristo de Deus, estamos enganados". Depois de trazermos todos os santos aqui e nos confiarmos a eles, depois de ter implorado e feito deles ajudantes, agora nos entregamos a Cristo.

domingo, 9 de agosto de 2020

A metástase da Virgem Maria nos transporta para o céu Elder Emilianos Simonopetritis


 Cristo desceu ao Hades, ressuscitou e, durante sua ascensão, levou toda a natureza humana ao céu, para que ali o homem e Deus estivessem juntos para sempre. Ele nos assegurou o paraíso.

 O mesmo aconteceu com a Virgem Maria. Ela entrou na memória e então se moveu, levando consigo para o céu e seu corpo divinizado.

E agora ele fará o que Moisés diz: "A águia que promoveu a fuga de seus filhotes subiu." A águia não voa sozinha, ela também leva seus filhotes, para ensiná-los a voar alto.

... vai nos levantar também. Ele será transformado por nossos olhos, para que também nós possamos ser transformados dos céus terrestres, da decadência à incorrupção, da morte à vida eterna.

Quando o pensamento das paixões entrar em você, lembre-se de que você também tem virtudes Elder Emilianos Simonopetritis



 Ok, ... você tem paixões, mas também tem virtudes. Você tem infidelidade, você também tem fé.

Você tem imoralidade, você também tem elementos morais. Por que você não leva isso em consideração?

 Só tome cuidado, não seja preguiçoso, não tenha medo de assumir suas responsabilidades. Não se sente e diga, eu tenho essa paixão, eu tenho isso, eu sou um cristão? Eu não faço nada na minha vida. Isso leva a Acédia, seus nervos se quebram e não há nada que você possa fazer. Você logo desiste de sua luta e então se torna um traidor.

Portanto, quando o pensamento das paixões entrar em você, lembre-se de que você também tem virtudes. O maior criminoso, se examinar sua vida, descobrirá que Deus lhe deu muitas coisas boas. Portanto, não são apenas nossas paixões, nossos pecados, nossa infidelidade, nosso orgulho, Satanás que nos afoga, mas a traição de nossa vontade nos afoga, nos mata, a parada que fazemos.

O Espírito Santo como "Água para o Outro" enche o mundo. Elder Emilianos Simonopetritis

 



 A Igreja não poderia viver sem o Espírito Santo. E nós, seus membros, para termos o Espírito Santo, precisamos da invocação da Igreja, ou seja, devemos cooperar com a Igreja e a Igreja deve invocar o Espírito Santo.

É por isso que começamos as sequências com o "Rei do Céu" e sempre nos referimos à Santíssima Trindade.

O Espírito Santo age sem revelar Seu ser, Sua face. O começo, a fonte da divindade, é o Pai celestial. O Espírito Santo começa com a fonte da divindade, o Pai, e é enviado por meio do Filho. O Pai nos deu o Filho, e nosso Filho reconheceu o Pai no Novo Testamento e nos enviou o Espírito Santo.

... O Espírito Santo enche o mundo e o universo. Como a esponja, quando ela entra na água, ela se enche de água, então o Espírito Santo como "Água para o outro" enche o mundo.

... Podemos nós, como os profetas e santos, encontrar alguma maneira, algum método para lisonjear a Deus, para nos dar o Espírito e derramar em nossas entranhas? Vamos orar para conseguir isso e você verá como nossas vidas mudarão.

A perda de tempo e cuidado leva à erradicação da experiência de adoração. Elder Emilianos Simonopetritis

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 O homem desde a infância lentamente cessa de crescer com Deus. Caso contrário, as crianças são educadas hoje. Eles não são ensinados em Deus. O homem não amadurece como personalidade divino-humana.

Mesmo esses cristãos costumam fazer um cristianismo de sua preferência. O homem vive o mundo e reconhece a Igreja. Ele reconhece a Igreja e vive o mundo. Ele tem uma vida comum e aprecia a vida da igreja. Aprecia a vida da igreja e vive uma vida comum. Este é o homem caído!


  É por isso que a Divina Liturgia, em grande parte, simplesmente embeleza a vida humana, mas não a preenche. Não é vida eclesiástica. A perda de tempo e cuidado leva à erradicação da experiência de adoração. Quem vai para as Vésperas ?

Quantos jantam?

 Quem conhece nossas sequências?

Quem ouve as regras da Igreja?

 A riqueza das sequências é deixada de lado, empurrada para um certo ângulo. Apenas a Divina Liturgia é considerada suficiente - na verdade, não toda a sua audiência - como um espetáculo sagrado semanal e audiência.

 Nossos crentes descansam com sua presença na Igreja, e alguns que acrescentam a Sagrada Comunhão pensam que eles são melhores do que aqueles que apenas frequentam. Mas assim a Liturgia não nos alimenta, não nos altera, não nos eleva às experiências divinas. Acreditamos na santidade e na superfície Divina, mas não queremos dizer a santidade como nossa embriaguez e atributo pessoal e diante da superfície divina não estamos disponíveis "de toda a alma e do coração", para nos tornarmos santos.

A Divina Liturgia é a janela para o Céu Espiritual. Elder Emilianos Simonopetritis


 Se você quisesse ver e contemplar um lugar maravilhoso atrás de uma montanha, o que faria? você subirá a um pico e de lá deixará seu olhar se espalhar por todo aquele lindo lugar que você desejou. Isso é o que faremos. Viemos ao templo, à igreja de Deus, ao mesmo lugar de onde muito bem podemos contemplar o céu, o espaço iluminado, embelezado e adornado pela luz inesgotável da divindade resplandecente.

 A igreja, meus queridos, em que estamos agora, cada igreja, é um modelo, um modelo, um tipo, uma imagem, um pedaço do céu. Quando estamos na igreja, realmente sentimos que estamos no céu.

 Por que existe uma cúpula tão grande? Para elevar nossos corações directamente ao céu.

 Por que existe esse belo portão que se abre quando está em operação? Para nos mostrar como os céus se abrem.

Por que está cheio de cruzes? Por que ele retrata Cristo trabalhando lá? Para mostrar que quando estamos aqui, somos transportados para o céu. Vivemos secretamente, mas também momentos verdadeiramente celestiais.

 É por isso que Gregório Palamas diz que a igreja "sobe do alto, angelical a outros seres e um espaço sobrenatural"; um angelical, um espaço sobrenatural é aquele em que estamos. O templo, ele nos diz, “eleva o homem ao céu, e ele é a representação desse Deus omnisciente”, a igreja nos leva e nos levanta e nos apresenta diante do próprio Deus. Nós sentimos isso? Quando vamos à igreja, existem sentidos em nossas almas que captam essa realidade?

Mas o que somos nós, humanos! Conhecemos todas as raças de cães e cavalos, conhecemos as espécies de plantas, as marcas dos carros, os rádios, mas muitas vezes não conhecemos aquelas que estão directamente relacionadas com a nossa vida. É por isso que quero que você preste atenção ao que estou lhe dizendo hoje.

Tudo ao nosso redor, as profundezas infinitas do oceano, as alturas dos céus, os milhares e miríades de estrelas, se pensarmos bem, entenderemos que realmente nada mais é do que a favela de nossa terra. Um dia - você viu como as casas antigas desmoronam quando querem construir prédios de apartamentos? - então tudo no universo desmoronará. Nada será deixado, apenas o céu espiritual, onde Cristo está, permanecerá. Portanto, vamos focalizar nosso olhar.

Estamos na igreja. É o local mais adequado para ver o céu. Mas qual é a janela? Como o abrimos? Mas é tão simples. A janela é a função divina que desempenhamos.

Mas porque vamos olhar para tantas coisas espirituais, vamos voltar nossas almas para o Espírito Santo e pedir a Ele para lançar Seu holofote nas trevas de nosso pensamento, para nos iluminar para sentir, acreditar, compreender, para tornar nossa propriedade tudo o que é feito, dito e ouvido durante a divina liturgia.

Você veio com tanto esforço e no frio, você se levanta. Você não deve desperdiçar seu esforço. É por isso que oremos ao Espírito de Deus e nenhum pensamento ficará incompreensível em você. Não devemos sair daqui, a menos que nossos corações adorem a Deus, a menos que sintamos que nossas almas foram lançadas ao céu e vimos tudo o que foi feito nele.

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Como começa a Divina Liturgia e por quê?

 Como começa a Divina Liturgia? “Bendito seja o reino do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém".

 Por que o padre começa assim? O que ele quer dizer?

 Cristo abre diante de nós um espectáculo magnífico. Na nossa frente ele apresenta uma visão celestial. Diante de nós, Cristo abre Seu reino. Quando você vai a uma loja e o comerciante abre o lugar do tecido para você e você vê, você pega, testa sua durabilidade, você vê sua beleza e diz que vou comprá-lo, é o que Cristo faz naquela hora. Na frente dos nossos olhos ele abre o seu reino, para vê-la, senti-la, satisfazê-la e dizer: eu a escolho para minha vida.


 A nossa alma sente isso? O padre entende isso naquele momento no altar. Seu coração bate forte, ele fica cego, como Paulo ficou cego no caminho para Damasco, quando ele viu Cristo. (Atos 9: 3-9). Seus olhos espirituais vêem a luz deslumbrante de Deus. É por isso que irrompe o êxtase cheio • “Bendito seja o reino do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Sua glória em seu reino, meu Cristo, preenche tudo.

 Já viste, quando a noiva se adorna para ser fotografada, como o seu grande véu cobre todo o quarto e o meio-fio do manto cobre o chão, para mostrar a sua glória e beleza?

  É exactamente assim que a Igreja de Cristo naquela época se espalha por todo o lugar diante de nossos olhos.

O que é este reino abençoado, glorificado, honrado e superior do que qualquer outro? É o reino dos céus, o reino de Deus, é o paraíso no qual Cristo nos colocou, é a nossa santa Igreja. Os reis são o Deus de três cabeças, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Servido

 

O Ancião Emilianos experimentou a Graça de Deus desde muito jovem

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O mais doce do monte

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Ah, Élder Emilianos ... Seu sorriso, sua fisionomia angelical, a doçura de sua teologia prática.

O Ancião Emilianos experimentou a Graça de Deus desde muito jovem, ainda jovem, com menos de trinta anos, praticando no Santo Mosteiro de Dousikos de Agios Bissarion.


Uma noite, enquanto orava em Dousikou, ele entrou em dilemas em relação a certas decisões que tinha que tomar sobre seu futuro. Os Emilianos ficariam no mosteiro? Ele se tornaria um missionário? Ele enriqueceria seu conhecimento com estudos? Houve muitas outras dificuldades de pessoas e acontecimentos, que deram origem a uma infinidade de dilemas.


"Mas, meu Deus, eu quero ver o Seu rosto !!" estourou Emilianos. “Não quero mais nada !!”.

“Naquela época, quando ele gritava bem alto”, o Professor do Santo Mosteiro de Simon Petra, Archim. Eliseu, "sua cela continha uma luz."


Não era a luz de uma lâmpada, nem tinha relação com as luzes que conhecemos no mundo.

"E então ele entendeu", disse o Élder Eliseu sobre seu amado Ancião, "que este é Deus: a luz!" Foi o próprio Cristo quem visitou Emilianos.

"A luz é Deus" aponta o Ancião Elissaios Simonopetritis com propriedade. "Esta luz nós a chamaríamos: a luz que desperta o coração."

Foi assim que despertou o coração dos jovens Emilianos, aliviado de seus dilemas.

 "Acabou", disse para si mesmo, "vou ficar no monaquismo!"


Naquela mesma noite, quando Emilianos desceu para trabalhar, notou em volta da Mesa Sagrada que tudo estava leve! Ele colaborou naquela noite com o Papa Demetrius Gagastathis, com quem esteve intimamente associado nos anos seguintes e lhe prestou grande respeito.


Os dois, naquela noite, viram o próprio São Bessarion passando atrás da Mesa Sagrada na hora do Querubim.

"Você viu ele;" disse o padre Demetrios.

"Não fale agora ..." Emilianos respondeu num sussurro.

“Este foi o início de sua experiência secreta”, diz o Ancião Eliseu, de seu amado Ancião, “que então abriu o caminho para ele e o tornou completa e totalmente devotado ao monaquismo”.


O Élder Emilianos Simonopetritis sempre teve uma doçura em sua fala, como se estivesse falando como um príncipe. Steel, porém, o que entregou com rara austeridade e precisão, a lembrar um príncipe em guerra, que não cede aos detalhes de seu armamento, à preparação altamente diligente de seu exército.


Costas Panagopoulos, costasp247@gmail.com

Julho de 2017

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Élder Aimilianos: "Se não estou alegre, não sou nada!"

 


Presbítero Aimilianos: "A Divina Liturgia é um noivado com Cristo, é um casamento"

Cristo servindo a Divina Liturgia com os Santos Anjos ( fonte )
  
A Divina Liturgia é um bethrothal para Cristo, é um casamento. Isso nos coloca em Seu Reino.

Mais tarde, sairemos de novo, voltaremos para nossa casa com nossas paixões, com nossos pecados e com nossas misérias.

Não importa. Novamente iremos para a Liturgia, e novamente agarraremos Cristo, Ele nos deificará novamente. E assim, com luta contínua, com caminho contínuo, com o Sacerdote à nossa frente e nós atrás, chegaremos ao Reino dos Céus.

Vamos à liturgia com esse desejo? Nós obtemos o Reino dos Céus.

-Elder Aimilianos de Simonopetra

fonte )

Ancião Aimilianos sobre a vida como uma teia de aranha

Jesus Cristo Deisis com Theotokos e o Precioso Precursor ( fonte )
  
"Quando todos os nossos dias tiverem passado e passados ​​em sua ira, nossos anos serão vistos como uma aranha. Dia e noite [a aranha] trabalha. Ela se levanta de manhã e limpa seu canto. Ela trabalha até a noite, e novamente, na manhã seguinte, ela está em seu mesmo canto. Sua teia foi destruída. De manhã, ela deve tecê-la novamente. Dias e noites de agonia, e ela transpira e sofre, sem, em última instância, seu trabalho ser concluído.

" O que quer que eu faça, não importa o quão bom seja, é como o trabalho de uma aranha.

“Uma obra tem um significado essencial e não é como uma teia de aranha, mas é eterna, só quando é uma busca por Ti, quando nos voltamos para Ti, quando ocorre para Ti, quando me leva, não a um lugar deserto , não para uma terra estrangeira, não para esta terra temporária, mas para o verdadeiro Chanaan, onde Você está, no céu.

"Assim, ó Senhor, era minha vida. Eu deveria ter vindo trabalhar para Você. Mas eu me separei de Você. Para mim, Você não existia mais, Você que existe desde sempre. Pensei que existiria minha vida seria assim? Um canto de aranha, que iria embora amanhã. Eu nasci para isso, portanto?

“Nós criamos algo que nada vale diante de Ti, ó Senhor, não é nada. Trabalhei, pensei, vivi, achando que estava progredindo, que ia em direção à Terra Prometida. Porque, porém, pequei, na realidade , minha vida não tinha sentido para Você. Todas as coisas que têm valor para Você são aquelas que objetivamente têm importância e significado. Portanto, aquilo que pensei ser meu sucesso, aquilo que vi como minha alegria, aquilo que para mim foi um objeto de entusiasmo e gritos de alegria, isso era algo do qual você queria se afastar.

"A vida eterna perto do nosso mais doce Jesus Cristo existe, e você nos chama para você, meu Deus!"
-Elder Aimilianos de Simonopetra (+2019)
fonte )
  
Ancião Aimilianos de Simonopetra (+2019) ( fonte )
  
Através das orações de nossos Santos Padres, Senhor Jesus Cristo nosso Deus, tem misericórdia de nós e nos salva! Amém!

QUINTA-FEIRA, 6 DE FEVEREIRO DE 2020

Élder Aimilianos: "Se não estou alegre, não sou nada!"

A parábola do filho pródigo ( fonte )
  
“A falta de alegria é um estado patológico do homem, um fechamento voluntário dentro de si mesmo. E tudo o que ele deseja fazer, ele não terá sucesso.

Primeiro, é preciso limpar seu campo, para descobrir o que está acontecendo e por que ele está não alegre. Então, ele deve buscar a alegria dentro de si, e então a paz de Deus tomará o lugar da alegria. Assim, o homem deve manter seu relacionamento com Deus e com seu Ancião [ou Pai Espiritual], e deve buscar uma vida verdadeira .

Eu sou bom, fiel, perfeito, santo?
am I um professor?
Se eu não sou alegre, então eu não sou nada.

é importante quando me dizem: "Médico, cura-te a ti mesmo, e, em seguida, oferecer a Deus." Deus não pode entrar em um coração que não seja alegre, Ele não pode encontrar um lugar de contato, porque Ele é a paz, Ele é a realização da alegria.

Só como as coisas podem se unir e, por isso, Deus só pode se unir com uma alma alegre. Para o monge que não está alegre, o Ancião não pode fazer nada, suas mãos estão totalmente atadas.

Quem pensa que está se aproximando para atingir " a medida da estatura da plenitude de Cristo" , mas não está alegre, pode entender que está totalmente iludido. A alegria é o critério, o termômetro.
A alegria é algo externo, mas também é algo interno.

Em última análise, é um pressuposto necessário, porque a falta de alegria faz com que o homem estude as coisas de forma diferente e se transforme. Por exemplo, se alguém coloca uma gota de óxido nítrico em água pura, imediatamente ele muda sua essência. Assim, exatamente, uma gota de amargura, depressão, tristeza transforma toda a atmosfera de uma pessoa, e extingue Deus.

Mas a alegria também deve existir na irmandade [ou na família], porque é um elemento tanto da vida pessoal quanto da irmandade.

Não posso ser feliz se todos ao meu redor não têm tendência e atmosfera de alegria, nem, entretanto, posso ter qualquer benefício se não assumir esta alegria da irmandade.

Só quando o assumo posso dizer que tenho uma relação com o Ancião, e então posso receber Deus, porque Deus é a vida que existe no homem, e a vida que é transmitida pelo homem. "
-Elder Aimilianos de Simonopetra, do livro Neptic Life and the Ascetical Canons
fonte )
  
Ancião Aimilianos de Simonopetra (+2019)  ( fonte )
  
Através das orações de nossos Santos Padres, Senhor Jesus Cristo nosso Deus, tem misericórdia de nós e nos salva! Amém!

TERÇA-FEIRA, 31 DE DEZEMBRO DE 2019

Uma Bênção de Ano Novo do Élder Aimilianos de Simonopetra

A Adoração dos Magos ( fonte )
  
"Meus irmãos, desejo que o ano novo seja cheio de alegria e felicidade. Desejo-lhes muitos anos. Muitos anos, para que sua alegria cresça junto com sua felicidade. Muitos anos que trarão a vocês e a suas famílias o bem coisas de Abraão, Isaque e Jacó, dos Patriarcas, dos Profetas, dos Santos. Que todas as coisas boas venham para sua aldeia, para sua cidade e para suas casas. Sei que vocês são um povo amado por Deus. Muitos anos, portanto, que possamos dizer, como nosso Megalynarion diz: 'Magnifique minha alma, Basil, o Grande entre os Hierarcas', pois ele nos deu uma experiência de Deus que se manteve firme em nossas vidas. Você abre os céus, Ó Basil , e revelador das coisas celestiais, e nos revelar que Deus desceu dali e veio entre nós. "
-Elder Aimilianos de Simonopetra (+2019)

(fonte )
  
São Basílio o Grande ( fonte )
  
Através das orações de nossos Santos Padres, Senhor Jesus Cristo nosso Deus, tem misericórdia de nós e nos salva! Amém!

SEXTA-FEIRA, 12 DE JULHO DE 2019

Élder Aimilianos: Como a Santíssima Trindade cria uma pessoa?

A Santíssima Trindade criando Adão ( Fonte )
  
Ancião Aimilianos de Simonopetra: Como a Santíssima Trindade cria uma pessoa?
'Em um momento excepcional e único na história, o Pai celestial desejou criar o mundo material. Feito isso, Ele passou a fazer o corpo humano, em colaboração com as outras duas Pessoas da Santíssima Trindade, e soprou nele o 'fôlego de vida'. Portanto, a criação de Deus se tornou um 'ser vivo' [2]. Deus então deixou apenas de pairar sobre as águas [3] e entrou nos elementos criados e materiais e nas coisas vivas. Ele habitou em um ser único e supremo que se tornou o rei e a razão da criação. Agora, a razão para a criação é o próprio Deus. A partir desse momento, a conjunção, o caminho para a identificação e união com Deus tornou-se inevitável, e agora é impossível conceber a pessoa humana, imagem do Deus invisível, sem o Espírito Santo.
  
 Assim, o Espírito Santo, como uma das Pessoas da Santíssima Trindade, colabora para o nascimento de cada pessoa. Junto com o Pai e o Filho, Ele dá ao ventre materno a matéria que é tirada do pai e da mãe, e o embrião assim concebido é carne, pó. Nós, pessoas, nascemos o pó: somos pó e voltamos ao pó [4]. A esse pó os pais dão todas as capacidades e características de sua personalidade, dão a si mesmos, a imagem de sua carne.
  
O que o Pai celestial fez à primeira pessoa humana, Ele também fez no nascimento de cada um de nós, a diferença é que primeiro Ele criou o pó e depois soprou nele o Espírito Santo, enquanto agora o Espírito Santo entra na pessoa assim que ocorre a concepção. Então, desde o primeiro momento, o embrião está vivo e é uma pessoa, porque recebeu a inspiração do Espírito Santo. Tem controle racional, é uma imagem completa da divindade e, até seus últimos momentos, carrega as características da natureza divina e humana, infalivelmente e inabalável. Também há comunicação interna dentro da pessoa entre a natureza humana e divina, como há em Cristo.
  
Segue-se, então, que no nascimento de todos há, por um lado, ações divinas e, por outro, uma contribuição humana, de acordo com o antigo ditado e vontade da Divindade: 'aumentar e multiplicar' [5]. O marido e a esposa, uma só carne - 'vocês serão uma só carne' [6] - comunicam-se com o Espírito Santo, e o Filho todo-poderoso reúne tudo, coloca tudo no ventre da mulher e, desta forma, temos um pessoa completa, tanto Deus quanto humana. As novas pessoas, criadas por Deus e criadas para Deus, são dotadas, no baptismo, da divindade, da vida carismática, altura em que o Espírito Santo se torna a herança da sua existência. A partir daí, são constantemente desafiados internamente pelo Espírito Santo e também projetam de si as centelhas, a luz da divindade. Nesse caminho,
fonte )
 
A Criação de Adão ( fonte )
  
Através das orações de nossos Santos Padres, Senhor Jesus Cristo nosso Deus, tem misericórdia de nós e nos salva! Amém!

SEXTA-FEIRA, 14 DE JUNHO DE 2019

Élder Aimilianos de Simonopetra: "Como podemos ter o Espírito Santo?"

Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Salvador do mundo ( fonte )
  
Como podemos ter o Espírito Santo?

A resposta é: que cada um de nós ame sua esposa: você que é casado com sua esposa e eu, que sou monge, minha vida monástica.

Devo amar a minha solidão, e não ficar deprimido, não me cansa, devo ficar de vigília, e não pensar que Deus me enviou aqui para salvar o mundo inteiro, não pensar que é meu dever brincar com isso ou aquilo pessoa, mas para cuidar do meu trabalho: devo estar de olho em Cristo.

Quando você sai de casa e se casa, deixa para trás seu pai, mãe, irmãos, parentes e, em vez de seus pais, irmãos e parentes, encontra uma nova família. E depois de partir, não olhe para trás, como diz o Salmo de Theotokos *, não pense em nada da sua antiga família **. Por agora você tem um mundo totalmente novo diante de você, no qual você deve se alegrar, participar, saborear, dar vida. Portanto, todos nós devemos dar vida à nossa família, ao nosso amor, à divindade com a qual nos casamos, como diz São Hesíquio. Então nossa carne seremos cheios de divindade e nos tornaremos Cristo.
-Elder Aimilianos de Simonopetra
fonte )
  
* Ouve, filha, considera e inclina o teu ouvido; esqueça seu povo e a casa de seu pai;
11 e o rei desejará sua beleza. (Salmo 45: 10-11)
  
* Observação: O Ancião não está querendo dizer que não devemos tentar ajudar nossa família como podemos, mas que nosso cônjuge depois do casamento deve sempre ocupar o primeiro lugar depois de Deus.
  
Cristo, a Santa Sabedoria de Deus ( fonte )
  
Através das orações de nossos Santos Padres, Senhor Jesus Cristo nosso Deus, tem misericórdia de nós e nos salva! Amém!

QUINTA-FEIRA, 9 DE MAIO DE 2019

Ancião Aimilianos de Simonopetra (+ 9 de maio de 2019) sobre a Ressurreição do Senhor

A Ressurreição de Cristo ( fonte )
  
Hoje, 9 de maio de 2019, o Élder Aimilianos de Simonopetra repousou no Senhor. Ele foi um pregador cheio de graça e guia espiritual para muitos em todo o mundo.
"O P. Aimilianos nasceu em 1934 e, como sacerdote e teólogo, atraiu um séquito de homens e mulheres da mesma opinião, alguns dos quais mais tarde se juntaram a ele na renovação de um dos mosteiros de Meteora. Como jovem monge e sacerdote teve uma profunda visão da luz de Deus, que o envolveu durante a Divina Liturgia. 'Doravante, cada Divina Liturgia, preparada por uma longa vigília, era uma experiência sublime da glória de Deus.' Seu carisma era ser capaz de atrair outras pessoas para compartilhar este compromisso com o culto contemplativo e aprofundar sua vida em Cristo. Esses discursos são apenas a ponta do iceberg de um notável ministério de ensino e formação espiritual, principalmente entre os jovens. O mosteiro atrai muitos peregrinos até hoje.
  
"No início da década de 1970, o turismo estava fazendo incursões em Meteora, onde os mosteiros empoleiram-se em rochas altas e até então inacessíveis, que a vida monástica contemplativa estava se tornando impossível. Assim, o Ancião Aimilianos e seus companheiros responderam a um chamado para revitalizar a fraternidade envelhecida de Simonopetra, empoleirado em uma vasta rocha a quase 300 metros acima do mar, na Montanha Sagrada. Em 26 de novembro de 1973, o Élder Aimilianos foi eleito abade do mosteiro: este foi um dos pontos de viragem decisivos na renovação da vida monástica no Monte Athos. Em 1974, sua comunidade de freiras migrou para recriar o mosteiro de Ormylia em Halkidiki, do outro lado da água da própria Montanha Sagrada e perto de Thessaloniki. Em 1995, no entanto, o Élder Aimilianos começou a adoecer e em 2000 ele se aposentou da supervisão ativa do dois mosteiros.
  
Ao longo de sua abadia, ele provou ser um verdadeiro ancião espiritual para seu rebanho: 'como uma fonte transbordante, o ancião se derramou incessantemente aos seus discípulos, oferecendo-lhes suas palavras com toda a magnífica prodigalidade do amor divino.' Ele acendeu muitas vocações ao sacerdócio e à vida monástica, e sua influência espiritual foi, e é, sentida longe da Montanha Sagrada. Nas palavras do atual abade ...
'O Élder Aimilianos foi nosso guia, professor e pai em Cristo, e assim permanece até hoje. Vivemos com ele por muitos anos, viajando juntos no caminho do Espírito. Os discursos recolhidos neste volume dão expressão à sua experiência pessoal de Deus, sempre real, viva e dinâmica. Acreditamos que eles vão enchê-lo de esperança alegre. '"
fonte )
Que possamos ter sua bênção e que ele tenha um bendito Paraíso em nosso Senhor ressuscitado!  
  
Elder Aimilianos de Simonopetra trazendo a luz sagrada sobre a Páscoa ( fonte )
  
Ancião Aimilianos de Simonopetra (+ 9 de maio de 2019) sobre a Ressurreição do Senhor
Antes do amanhecer, à noite, nas entranhas, no ventre da sepultura, o Senhor Ressuscitado surgiu. 'Do ventre, antes da estrela da manhã', o Pai celestial o ressuscitou e desde então Ele tem sido nosso eterno Sumo Sacerdote.
 
A ressurreição de Cristo é um presente especial, o último presente na terra do Senhor que brotou como mirra daquele túmulo. Nunca houve uma câmara de tesouro mais bonita do que a tumba do Senhor. Nunca houve uma abertura mais bonita do que a do túmulo de Cristo. O Pai concordou em que Seu Filho fosse lançado na tumba pelos transgressores precisamente porque Ele pretendia que a luz subisse da sepultura.

O Pai teria permanecido desconhecido, inacessível, se não fosse pela vinda da segunda luz consubstancial e co-eterna, a luz de Cristo. E Cristo teria permanecido incompreensível para nós, no final, se não fosse pela revelação pela terceira luz, que é uma e a mesma, a luz do Espírito Santo, que veio a nós quando fomos privados de nossa alegria, o Senhor Jesus. Era do nosso interesse que Ele nos deixasse, para que esta nova luz emergisse do túmulo.
  
O profeta chamou-te 'o mais formoso dos filhos dos homens' e eles conseguiram lançar-te na cova, como se profetizassem o teu fim eterno. Eles zombaram desse prazer aos olhos e da alegria ao coração, transformaram-no em algo odioso que as pessoas não suportavam olhar. Mas 'quem contará sua linhagem?' Quem pode dizer quantos nasceriam deste cadáver. Quem pode numerar Seus descendentes espirituais?
  
Para o túmulo de Cristo, a ressurreição de Cristo é o início de uma nova geração. Uma geração que não vem da carne dos lombos, mas nasce da sepultura. Do sofrimento, da morte em Cristo, surgiu esta nova vida.
  
É a raça de pessoas que não são simplesmente não geradas, mas cujos corações os geram por meio da morte que sofrem. Sua vida começa com a morte do batismo, segue para a tonsura, que é outra morte perfeita e segue para a terceira, a última, na sepultura.
  
Assim, da sepultura, da formação mística ocorrida no ventre da morte de Cristo, cresceu o que a nossa Igreja tem de melhor: o seu povo virginal, esta nova geração de monges.
  
Quem pode entender como as almas são geradas de maneira virginal? Quantos foram capazes de entender que a Virgem deu à luz a Cristo?
  
Quantos são capazes de entender que nossa virgindade é um casamento e um nascimento do Espírito Santo? Quantos podem entender que não de nossos lombos, mas de nosso espírito e coração, damos à luz a Cristo e damos ao mundo a luz do Espírito Santo?
  
Tudo isso está escondido no túmulo de Cristo. Nossa vida monástica é o tesouro escondido que não pode ser percebido pelos olhos das pessoas apaixonadas ou meramente boas, mas é revelado apenas às crianças que escolheram a Cristo e O colocaram em seus corações. Em um discurso maravilhoso aos filhos de Israel, Moisés, o Grande, certa vez predisse sua passagem para a terra prometida. “Não se esqueça”, acrescentou, “que não estarei com você. Eu devo ficar aqui. Mas o Senhor levantará outro profeta, como eu, entre seus irmãos e ele tomará meu lugar. Ele me trouxe ao mundo para ser o protótipo Daquele que você está esperando '.
  
Profeta significa professor, inspirador, alguém que traz uma mensagem nova do Pai. Ele abre seus ouvidos para ouvir o que o Pai está dizendo, depois coloca em sua própria boca e passa para as almas das pessoas.
  
Então o profeta virá. Aquele que move e surpreende os corações. Ele virá que inspirará seus corações e os tornará heróicos e prontos para sofrer. É aqui que encontramos a terra do descanso, a terra de Canaã, a terra das delícias. Mas seu descanso e seu deleite é a ressurreição que emerge de seu sofrimento. Você será conduzido pelo primeiro mártir, o grande mártir, o grande mestre, Aquele que inflama as almas e os espíritos das pessoas, as eleva às alturas e as eleva aos céus.
  
Portanto, meus amados pais, o Senhor ressuscitado é nosso profeta eterno. Ele é quem nos move, quem nos inspira, quem nos ensina. Ele é Quem ressuscitou dos mortos para nos lembrar que nossa vida monástica passa pela sepultura.
  
Ele é o Cristo ressuscitado que vai em frente para que possamos seguir. O primeiro monge, o primeiro pai, o primeiro 'Ancião'.
  
Com a ressurreição de Cristo, Deus nos concedeu o único 'Ancião', o único pai, neste nosso curso eterno, que agora é uma vida ressuscitada e uma 'introdução às coisas boas do além'.
  
Este Senhor ressuscitado é a nossa própria vida e toda a nossa vida é agora um 'rito de passagem'. Glória e domínio a Ele, o Cristo ressuscitado nosso Deus, para sempre.
fonte )
  
Ancião Aimilianos de Simonopetra (+ 9 de maio de 2019) ( fonte )
  
Cristo ressuscitou dos mortos, pela morte, pisoteando a morte, e para aqueles nos túmulos, Ele concedeu a vida!
Verdadeiramente, o Senhor ressuscitou!

TERÇA-FEIRA, 5 DE MARÇO DE 2019

Ancião Aimilianos: Jejum e oração como um anseio por Deus

Jesus Cristo, detalhe ( fonte )
  
"O anseio por Deus se expressa com o jejum, com o estômago vazio ... O jejum tem um significado único ao expressar o anseio por Deus ... O mesmo ocorre com a oração. Se a oração a mim mesmo tivesse significado, então minha vida de oração seria um esforço humano, tendência e avivamento, não seria Deus. Minha oração tem sentido porque expressa exatamente o meu anseio: 'Vem e habita em nós ...', a: 'Onde estás, meu Deus?'

"Com o jejum, a vigília e a oração, o caos e o mal-estar se mostram nossos trapos diante de Deus, pois o pobre mostra seus trapos ao próximo para que tenha pena dele para ajudá-lo, ou como o cego clamou a Cristo para lhe dar luz. Assim, mostramos a nossa pobreza e ele pede que nos abra os olhos para compreender que somos pecadores, para que nos arrependamos e para que nos perdoe ...

"A abordagem, portanto, é uma energia não criada, uma projeção verdadeira de Seu ser. Por isso, minha vida também é uma verdadeira comunhão com o Deus verdadeiro. Enquanto Deus age, eu comungo com Ele. Enquanto Deus é inacessível, eu participo de Ele ...

"Só o: 'Onde estás, meu Deus?', Pode tornar visível a presença invisível de Deus ... Damos-Lhe o nosso consentimento, o nosso ser, e Ele dirige tudo, Ele nos amassa ..."
-Elder Aimilianos de Simonopetra
fonte )
https://full-of-grace-and-truth.blogspot.com/search?q=Elder+Aimilianos+de+Simonopetra