terça-feira, 2 de dezembro de 2008
cardeal Castrillon
É importante saber que uma Comissão de Cardeais "ad hoc", a partir de 12 de dezembro de 1986, formada pelos Eminentísimos Cardeais Paul Augustin Mayer, prefeito da Congregação para o Culto Divino, Agostino Casaroli, Bernardin Gantin, Joseph Ratzinger, William Baum, Edouard Gagnon, Alfons Stickler, Antonio Innocenti, tinha sido criada "pela vontade do Santo Padre, a fim de discutir possíveis procedimentos a ser feitos para remediar a comprovada ineficiência do Indulto Pontifício Quattuor abhinc annos (sobre a restauração da chamada" Santa Missa Tridentina ", na Igreja Latina com o Missal Romano da edição típica de 1962), emanado pela Congregação para o Culto Divino com Prot. N. 686/84 de 3 Outubro de 1984. " Para esse efeito e, já então, esta Comissão tinha proposto ao Santo Padre João Paulo II alguns elementos essenciais, que foram incorporados no Motu Próprio Summorum Pontificum.
Posso fazer uma síntese da acta que mostra as intervenções dos Eminentíssimos Cardeais para entender como os subsequentes documentos reflectem substancialmente a visão que uma Comissão de Cardeais tão importante teve pouco tempo depois da Quattuor abhinc annos. Em suma, afirmou-se que:
- "O interesse, atenção e desejo do Santo Padre ( Papa João Paulo II) era a promoção da harmonia interna no seio da Igreja e a edificação, por ela, dos irmãos";
- " Isto era realizado através da primária recomposição da comunhão na prática da" lex orandi ", com a correcta realização da reforma litúrgica, no devido respeito pelas legítimas exigências de grupos minoritários frequentemente diversos, não Só pela plena ortodoxia teórica, mas também por uma verdadeiramente exemplar prática da vida cristã vivida intensamente e de sincera e devota adesão à Sé Apostólica ";
- "Por isso, tinha de ser um dever de consciência por parte de todos (bispos, sacerdotes e fiéis) eliminar os arbítrios escandalosos que uma “criatividade” mal entendida produziu, dando origem às chamadas “missas selvagens”e outras dessacralizações que feriram muitos dos fiéis afastando-os da facilidade de aceitação da reforma litúrgica e dos novos Livros rituais, incluindo o Missal, que infelizmente foram apresentados erroneamente, e precisamente por essa não edificante dessacralização, quase como uma causa da mesma.