terça-feira, 2 de dezembro de 2008
cardeal Castrillon
- "Não havia dificuldade em permitir as leituras em vernáculo";
- "No que diz respeito à utilização facultativa do leccionário, havia alguma reserva temendo-se confusão por causa da não perfeita correspondência ao calendário dos dois Missais. Ao mesmo tempo, não se via nenhuma dificuldade em permitir o uso dos prefácios do novo Missal. "
- " teriam que ser removidas as condições acrescentado pelos bispos e também aquelas relativas às Igrejas não paroquiais e aos grupos contidos no indulto."
- "Considerando que o latim, como uma expressão de unidade, não pode e não deve desaparecer da Igreja, e desejando os bispos antes ser" ajudados ", em lugar de demasiado " respeitados " em suas prerrogativas, era necessário ir ao seu encontro reduzindo a complexa casuística condicionante do indulto a critérios de maior simplicidade; podia-se assim eliminar a impressão de que, com aquelas condições, a Santa Sé, queria dar a entender que tinha concedido o indulto apenas de pescoço torcido " . Além disso, ao fazê-lo, poderia destacar a coerência evolutiva das disposições pontifícias correctivas, remediando contraposições contraditórias.