- E senti o espírito inundado por um mistério de luz que é Deus e N´Ele vi e ouvi -A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, – Ela estremece: montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados. - O mar, os rios e as nuvens saem dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar , é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora! - Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia: – No tempo, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu! (escreve a irmã Lúcia a 3 de janeiro de 1944, em "O Meu Caminho," I, p. 158 – 160 – Carmelo de Coimbra)
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Após solene Pontifical na Igreja Romana de Nossa Senhora dos Anjos e dos Mártires presidida pelo cardeal Dario Castrillon a 2 de Dezembro.O cardeal respondeu a estas perguntas de Mário Volpe:
- Eminência, igreja cheia, isso significa que esse rito, portanto, não é coisa de antigos.
-"Olha, eu nunca tive dúvidas. Foi por tantos anos, por tanto tempo, o rito da Igreja, sempre foi celebrado e que eu saiba, nunca foi abolido.
-" Sem querer fazer polémica com o Novus Ordo, igualmente digno de atenção, que encontra mais significativo no antigo rito romano?
-"Diz o bem. Eu não quero fazer, e muito menos alimentar polémicas. Eu simplesmente me limito a descrever o venerável rito gregoriano. Por isso, não há dúvida de que a garante o sentido do sagrado, que, na liturgia, mesmo por razões teológicas, é importante que, com os seus silêncios, com os seus gestos "."Eis, os gestos "não pretendo invadir o campo, mas a liturgia é baseada na repetição de gestos, como é óbvio, não mecânicos, mas que têm um significado preciso e importante. No rito romano antigo noto a importância desta pesquisa de Deus que se expressa no silêncio, no olhar fisicamente para Cristo morto e presente no Tabernáculo, em suma, a centralidade da Cruz ..”
-" Em um recente e belo livro, o bem conhecido liturgista e teólogo Don Nicola Bux sublinhou igualmente a necessidade urgente de redescobrir o sentido do sagrado na Missa . Está de acordo?
-"A liturgia propriamente dita deve tender ao sagrado. Aprecio don Bux, mas o que ele diz está na base de uma boa celebração. "
O mesmo Bux, no entanto, destaca o facto de que a presidência do sacerdote é muitas vezes colocada ao centro do altar dando a impressão de um trono, ou seja um padre protagonista. "Agora não entro no mérito do livro de Don Bux. Mas eu percebo o que ele diz . O verdadeiro problema não é tanto a localização da presidência do celebrante, mas como celebra. "
Seria de dizer? "Em suma, cada missa na qual o sacerdote queira fazer o protagonista, ou improvisa ser o centro da atenção obscurece o sentido do sagrado. Repito-o e não me canso: o padre não é patrão da liturgia e da cena. Ele não deve inventar nada, porque tudo já está escrito e, em seguida, ele não fala por si, mas actua na pessoa de Cristo. Em suma, o celebrante não é uma entidade abstracta, mas representa Cristo, fala e age em nome de Cristo. Então não deve fazer coisas estranhas ou não rituais porque quando celebra na realidade é Jesus que está actuando.
- " Agradam-lhe esteticamente as novas igrejas?
-"Não compreendo o sentido da pergunta".
-Bem, as novas igrejas são muitas vezes esteticamente feias e mal conciliam o sentido do sagrado: " Também aqui não faço polémicas . Diria apenas que, se alguém quiser procurar e encontrar o sentido do sagrado com verdade, também o pode fazer o mesmo no deserto. O importante é o espírito. Evidentemente, as igrejas da Renascença foram outra coisa, um triunfo da arte e do belo. Sobre isto não tenho dúvidas: .”
-"Finalmente, a famosa Instrução sobre o Motu Próprio que liberalizou a missa segundo o antigo rito romano, em que ponto está?
-"Nas mãos do Papa, agora toca só a ele. Confiemos na sabedoria do Papa