Em 966, a pedido do duque  da Normandia, os monges beneditinos instalaram-se no Monte São Miguel,  promontório numa bahia, e construíram uma igreja onde até então havia  uma capela.
No século XI, nova e magnífica igreja abacial ergueu-se no cume do  rochedo, sobre um conjunto de criptas: os medievais a viam como figura  da Jerusalém celeste.
Em 1204, uma parte da abadia foi destruída por um incêndio. No mesmo ano  o rei Filipe Augusto, avô de São Luís, venceu definitivamente os  normandos, anexando o ducado à Coroa de França.
Para manifestar sua gratidão por essa conquista, fez uma doação à Abadia  de São Miguel, o que permitiu a construção do conjunto gótico hoje  conhecido como “a Maravilha”, em lugar do que fora destruído no  incêndio.
Se seu email não  visualiza corretamente o vídeo embaixo CLIQUE AQUI
fonte:catedrais medievais 

- E senti o espírito  inundado por um mistério de luz que é Deus   e N´Ele vi e ouvi -A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, – Ela estremece: montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados. - O mar, os rios e as nuvens saem dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar , é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora!  - Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia: – No tempo, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu! (escreve a irmã Lúcia a 3  de janeiro de 1944,  em "O Meu Caminho," I, p. 158 – 160 – Carmelo de Coimbra) inundado por um mistério de luz que é Deus   e N´Ele vi e ouvi -A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, – Ela estremece: montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados. - O mar, os rios e as nuvens saem dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar , é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora!  - Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia: – No tempo, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu! (escreve a irmã Lúcia a 3  de janeiro de 1944,  em "O Meu Caminho," I, p. 158 – 160 – Carmelo de Coimbra)
