O Papa Francisco nomeou esta manhã D. Manuel Clemente, actual bispo do Porto, para Patriarca de Lisboa sucedendo a D. José Policarpo. A Rádio Vaticano já falou com D. Manuel Clemente esta manhã e publicamos aqui a sua primeira reação.
D. Manuel Clemente deixou também uma mensagem para os diocesanos do Porto.
Manuel Clemente, que completa 65 anos em Julho, nasceu no concelho de Torres Vedras e regressará assim a Lisboa, onde foi bispo auxiliar. Considerado um dos profundos pensadores de Portugal na actualdade, tendo recebido o Prémio Pessoa em 2009, foi nomeado bispo do Porto em Fevereiro de 2007. É licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa e em Teologia pela Universidade Católica. Doutorou-se em Teologia Histórica em 1992. Ingressou no Seminário Maior dos Olivais em 1973, tendo sido ordenado presbítero em 1979. (R.S.)

inundado por um mistério de luz que é Deus e N´Ele vi e ouvi -A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, – Ela estremece: montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados. - O mar, os rios e as nuvens saem dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar , é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora! - Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia: – No tempo, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu!