Nell’anno del Signore 1233, sette mercanti fiorentini, devoti alla Madonna, decidono di abbandonare le loro attività per ritirarsi a vita comune in penitenza, povertà e preghiera, associandosi alla Societas Sanctae Mariae, e riunendosi in un oratorio a Cafaggio, fuori dalle mura della città di Firenze.
Dopo un periodo di ritiro spirituale a Monte Senario, dove oggi sorge un santuario, danno origine all’Ordine dei Servi di Santa Maria, e saranno chiamati i Sette Fondatori.
Qualche anno dopo la fondazione dell’Ordine, un giovane nobiluomo fiorentino, di nome Filippo, fresco di studi in medicina alla Sorbona di Parigi, decide di entrare nella comunità dei Servi di Maria. Nel 1267 venne eletto Priore Generale e fu canonizzato da Papa Clemente X il 12 aprile 1671.
Il libro più antico a noi pervenuto sulla storia dei Sette Fondatori e della vita di Filippo fu scritto nei primi anni del 1300 da Pietro da Todi, autore della “Legenda de Origine Ordinis” e della “Legenda del Beato Philippo”, che ci narra in questo film.
-
São Filipe Benício, Sacerdote (+1285), 22 de Agosto
Filippo Benizi foi um religioso e sacerdote católico italiano da Ordem dos Servos de Maria italiano que nasceu em Firenze, em 15 de agosto de 1233, e morreu em Todi, na Perúgia, em 22 de agosto de 1285. É venerado como santo pela Igreja Católica.
Biografia
De uma nobre família florentina (isto é, originária de Florença, na Itália), era filho de Giácomo Benizi e de Albaverde Frescobaldi. Estudou filosofia e medicina nas Universidades de Paris e Pádova, onde foi laureado em 1253. Em 1254, entrou como irmão leigo na Ordem dos Servos de Maria do Convento de Monte Senário e fez seus votos. Foi ordenado presbítero em Siena no ano de 1258, assumindo diversas responsabilidades na Ordem a na direção do convento. Em 5 de junho de 1267 foi eleito Prior Geral da Ordem dos Servitas, cujo estatuto reformou, transformando-a em ordem mendicante. Colaborou com Santa Juliana Falconeri na fundação da Ordem Terceira dos Servitas para mulheres.
Em 1269, durante o longo conclave realizado em Viterbo para eleger o sucessor de Clemente IV, seu nome circulou entre os "papáveis" (cogitados para ser eleito como Papa), mas ele não aceitou tal fato e se refugiou. Gregório X (atualmente Beato Gregório X) acabou ficando com o trono de São Pedro.
Foi muito amigo do Papa Martinho IV, morrendo, inclusive, no mesmo ano que ele. Filipe Benício morreu no Convento das Servas de Maria de Todi em 1285. Foi sepultado em Firenze.
O culto
A veneração de São Filipe Benício se iniciou logo após sua morte. O culto foi aprovado por Inocêncio X, que o proclamou beato em 8 de outubro de 1645. O Papa Clemente X realizou sua canonização em 12 de abril de 1671. Foi o primeiro servita a ser elevado à glória dos altares.
Na iconoclastia religiosa, o santo é representado com o hábito servita e a tiara (símbolo da renúncia ao Papado). Sua memória litúrgica é celebrada em 22 de agosto.
Ver também: Nossa Senhora Rainha
Fontes:
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=47510&language=IT&img=&sz=full