DOUTRINA: O que é modernismo? O modernismo começou a se tornar predominante no início do séc. XX, e o Papa Pio X imediatamente chamou a atenção do mundo para ele, condenando-o com duas encíclicas (Sobre a Doutrina dos modernistas em 1907) e (O Juramento Contra o Modernismo em 1910). O modernismo atualmente é muito comum na Igreja Católica e os católicos devem evitá-lo a todo custo. Qualquer católico que se atreve a aprovar o modernismo ou ser parte dele não pode chamar-se católico!
As referências ao modernismo nas Escrituras:
Sei que, depois da minha partida, lobos devoradores entrará no meio de vós, que não pouparão o rebanho. E vós mesmos se levantarão homens falando coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. (Atos 20,29-30)
Cuidado com os falsos profetas, que vêm a vós com a roupa de ovelha, mas por dentro são lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Mesmo assim cada árvore produz bons diante bons frutos, e a árvore má produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar maus frutos, nem pode a árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não dá bom fruto, será cortada e deve ser lançada no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. (Mateus 7,15-20)
Ensinamento da Igreja Católica sobre o Modernismo na Igreja:
Aludimos, Veneráveis Irmãos, a muitos membros do laicato católico e também, coisa ainda mais para lastimar, a não poucos do clero que, fingindo amor à Igreja e sem nenhum sólido conhecimento de filosofia e teologia, mas, embebidos antes das teorias envenenadas dos inimigos da Igreja, blasonam, postergando todo o comedimento, de reformadores da mesma Igreja; e cerrando ousadamente fileiras se atiram sobre tudo o que há de mais santo na obra de Cristo, sem pouparem sequer a mesma pessoa do divino Redentor que, com audácia sacrílega, rebaixam à craveira de um puro e simples homem. (Encíclica "Sobre a doutrina dos modernistas" do Papa Pio X , 8 de setembro de 1907)
Estes, em verdade, como dissemos, não já fora, mas dentro da Igreja, tramam seus perniciosos conselhos; e por isto, é por assim dizer nas próprias veias e entranhas dela que se acha o perigo, tanto mais ruinoso quanto mais intimamente eles a conhecem. Além de que, não sobre as ramagens e os brotos, mas sobre as mesmas raízes que são a Fé e suas fibras mais vitais, é que meneiam eles o machado. Batida pois esta raiz da imortalidade, continuam a derramar o vírus por toda a árvore, de sorte que coisa alguma poupam da verdade católica, nenhuma verdade há que não intentem contaminar. E ainda vão mais longe; pois pondo em obra o sem número de seus maléficos ardis, não há quem os vença em manhas e astúcias: porquanto, fazem promiscuamente o papel ora de racionalistas, ora de católicos, e isto com tal dissimulação que arrastam sem dificuldade ao erro qualquer incauto; e sendo ousados como os que mais o são, não há conseqüências de que se amedrontem e que não aceitem com obstinação e sem escrúpulos. (Encíclica "Sobre a doutrina dos modernistas" do Papa Pio X , 8 de setembro de 1907)
Quando muito, no conflito entre as diversas religiões, os modernistas poderão sustentar que a católica tem mais verdade, porque é mais viva, e merece mais o título de cristã, porque mais completamente corresponde às origens do cristianismo. (Encíclica "Sobre a doutrina dos modernistas" do Papa Pio X , 8 de setembro de 1907)
Isto já é bastante para bem nos certificarmos de que muitos são os caminhos, pelos quais a doutrina modernista vai acabar no ateísmo e na destruição de toda religião. Neste caminho os protestantes deram o primeiro passo; os modernistas o segundo; pouco falta para o completo ateísmo. (Encíclica "Sobre a doutrina dos modernistas" do Papa Pio X , 8 de setembro de 1907)
Resumo
O modernismo começou a se tornar predominante no início do séc. XX, e o Papa Pio X imediatamente chamou a atenção do mundo para ele, condenando-o com duas encíclicas (Sobre a Doutrina dos modernistas em 1907) e (O Juramento Contra o Modernismo em 1910). O modernismo atualmente é muito comum na Igreja Católica e os católicos devem evitá-lo a todo custo. Qualquer católico que se atreve a aprovar o modernismo ou ser parte dele não pode chamar-se católico!
Tradução: Emerson de Oliveira
FONTE:
http://sentircomaigreja.blogspot.com/2010/08/modernismo.html
visto em:http://reinodemaria.blogspot.com/

inundado por um mistério de luz que é Deus e N´Ele vi e ouvi -A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, – Ela estremece: montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados. - O mar, os rios e as nuvens saem dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar , é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora! - Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia: – No tempo, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu!