Como resposta ao pedido apresentado pelo Papa ao Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, para que este consagrasse o seu pontificado a Nossa Senhora de Fátima, os bispos portugueses decidiram que esta consagração se fará no próximo dia 13 de maio.
A consagração será inserida no programa da peregrinação internacional de 12 e 13 de maio, no dia 13, em momento a anunciar.
A peregrinação internacional aniversária de maio, nos 96 anos da primeira aparição de Nossa Senhora aos videntes Lúcia, Francisco e Jacinta, será presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani Tempesta.
Recorde-se que, no discurso de abertura da 181.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Policarpo revelara que o Papa Francisco lhe havia pedido, por duas vezes, que consagrasse o seu ministério petrino a Nossa Senhora de Fátima.
Logo na ocasião do anúncio, D. José Policarpo manifestou que poderia cumprir sozinho, “no silêncio da oração”, esse mandato, mas que “seria belo que toda a Conferência Episcopal se associasse à realização deste pedido”.

inundado por um mistério de luz que é Deus e N´Ele vi e ouvi -A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, – Ela estremece: montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados. - O mar, os rios e as nuvens saem dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar , é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora! - Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia: – No tempo, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu!