“A Irmã Lúcia tem muitos anos em que se correspondeu com a suprema hierarquia da Igreja, com vários Papas, (…), há toda a questão relacionada com a consagração, com o desenvolvimento do Segredo, ou seja, há uma grande correspondência da Lúcia como apostola da mensagem de Fátima; este é o papel que a Lúcia desenvolve como Carmelita”, refere a irmã Ângela Coelho.
“É toda esta figura riquíssima da Lúcia que temos de saber explorar e saber apresentar, com os traços da sua santidade específica”, afirma a irmã Ângela Coelho que se manterá como postuladora da causa de canonização de Francisco e Jacinta Marto, os dois outros videntes de Fátima, estes já beatificados, no ano 2000, por João Paulo II, em Fátima.
É elevado o número dos documentos não publicados da autoria de Lúcia de Jesus - são mais de dez mil -, que têm de ser analisados quer do ponto de vista histórico, quer do ponto de vista teológico, isto “para se provar que a Lúcia nunca disse ou escreveu nada contra a fé, [contra] os costumes da Igreja, e isso é um trabalho moroso”, daí a necessidade da nomeação de um novo vice-postulador para a causa.ler...

inundado por um mistério de luz que é Deus e N´Ele vi e ouvi -A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, – Ela estremece: montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados. - O mar, os rios e as nuvens saem dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar , é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora! - Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia: – No tempo, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu!