Missa pontifical em São Paulo.
Por Movimento Litúrgico – No dia 09 de fevereiro celebrou-se, na igreja da Ordem Terceira do Carmo, região central de São Paulo, uma solene missa pontifical pelos 10 anos de celebração da Forma Extraordinária do Rito Romano na cidade.
A missa pontifical foi celebrada por sua excelência reverendíssima dom Fernando Areas Rifan, tendo como diácono o padre José Henrique e subdiácono o padre Jefferson Pimenta. Também esteve presente, em capa, o padre Jonas Lisboa.
Esta missa pontifical, a primeira nesta igreja em pelo menos 45 anos, tendo um número grande de fiéis presentes foi assombrosamente bela. O coro, usando o Kyriale “de Angelis”, mesclou também partes em vernáculo e cantos repletos de sobriedade e piedade.
Na homilia, dom Fernando lembrou que é com grande alegria que há 10 anos se celebra a Santa Missa na Forma Extraordinária na cidade pela Administração Apostólica, atualmente na Capela de Santa Luzia (rua Tabatinguera). Igualmente, o bispo nos lembrou que visitou o Santo Padre por esses dias e que o papa Francisco não apenas o reconheceu, como ficou feliz pelo trabalho da Administração, lembrando algo muito importante: o Santo Padre apenas teme que se instrumentalize e ideologize o Vetus Ordo. Dom Fernando, em sua sabedoria concordou, lembrando que somos católicos com toda a Igreja, guardando a Forma Extraordinária como uma riqueza que é para todos. Depois, sobre o Evangelho, nos pediu calma e paciência, porque só saberemos depois de morrermos se fomos cizânia ou trigo.
Por fim, cantou-se um Te Deum em agradecimento.
Enfim, os 10 anos da Forma Extraordinária em São Paulo foram, na verdade, um imenso presente para toda a Igreja ali presente!
Que venham outras!