S. Giovanni della Croce OCD - J. J. Magón (XVIII sec.) - Puebla, Messico #carmelitani #BMV del #carmelo
Oggi la Chiesa, secondo il calendario tradizionale, commemora S. Giovanni della Croce, OCD, confessore (spagnolo del XVI sec.) e cofondatore, insieme a S. Teresa, dei Carmelitani scalzi (e anche dottore della Chiesa, con l'appellativo di doctor mysticus).
Proponiamo quindi questo olio su tela intitolato proprio "La Messa di San Giovanni della Croce", dipinto da José Joaquín Magón nel XVIII secolo.
Si trova nella cappella di San Juan de Dios, nella chiesa di Nuestra Señora del

inundado por um mistério de luz que é Deus e N´Ele vi e ouvi -A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, – Ela estremece: montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados. - O mar, os rios e as nuvens saem dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar , é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora! - Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia: – No tempo, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu! 