Fr. Aimilianos de Simonopetra (+2019) fala sobre a dimensão universal da oração como o sentimento da presença de Deus, uma forma de comunhão com Deus.
Idiomas: inglês, alemão, grego, romeno
O que é oração?
A oração é um sentimento real da presença de Deus.
É também a certeza da comunhão com Deus, a Quem o homem fala e revela o fundo do seu coração.
Assim, o homem percebe a presença de Deus e, ao mesmo tempo, a sua própria obra, sem que esta comunhão divina crie confusão entre as duas pessoas.
Cada uma dessas naturezas, a humana e a divina, fica dentro de seus limites, mas o homem é quem ascende a Deus, e é Deus quem desce ao homem.
O homem se oferece a Deus por meio da oração, e Deus se oferece ao homem ...
E daí vem a maravilha de ter um Deus e um homem ao mesmo tempo ...
Por que os monges oram?
Os monges oram, é claro! Porque é uma obra natural que brota do coração de todas as pessoas e de toda a natureza humana.
Não há homem que não sinta esta necessidade de oração, e esta necessidade é também um privilégio, um direito humano: buscá-lo e encontrar Deus…
Portanto, como entendemos, todas as pessoas oram, não apenas os monges. Os leigos têm o exemplo das comunidades monásticas e os monges têm o exemplo das hostes angelicais ...

inundado por um mistério de luz que é Deus e N´Ele vi e ouvi -A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, – Ela estremece: montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados. - O mar, os rios e as nuvens saem dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar , é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora! - Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia: – No tempo, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu!