Centenas de padres fazem curso para uma
“virada para a decência” na liturgia
![]() |
| Padres de toda Inglaterra vão a Bath para apreender a Missa em latim. |
![]() |
É uma “virada para a decência” litúrgica. Esta é, ao menos, a explicação que ocorreu a Christine Niles, do blog Church Militant, para explicar o que está acontecendo com centenas de sacerdotes britânicos que se inscrevem num curso pago para apreender a rezar o rito extraordinário da Missa, ou Missa em latim.
O fato foi noticiado pelo jornal da cidade onde é feito o curso: o Bath Chronicle.
Em oito anos, o número dos sacerdotes católicos participantes somaria centenas. E no último ano precisaram se inscrever às presas porque as vagas são rapidamente preenchidas.
O curso é fornecido pela Latin Mass Society of England and Wales, dura três dias e aceita sacerdotes, diáconos e seminaristas. Eles não precisam saber latim ou ter alguma experiência prévia com o rito extraordinário. O primeiro curso aconteceu em 2007.
O jornal de Bath comemora o evento, que coloca a pequena e histórica cidade no foco das atenções.
Segundo o jornal, a antiga Missa em latim está cada vez mais popularizada e, nos últimos anos, os candidatos ao curso se inscreveram apressadamente para garantir a vaga.
O diretor da Sociedade pela Missa em latim, Joseph Shaw, elogiou o contexto palaciano do Prior Park College, local onde são ditadas as aulas, que passou por uma reforma para receber tantos interessados: “É um ambiente glorioso para um ritual glorioso da Missa”.
Ele inclui um parque de 28 acres, situado numa colina com vista panorâmica sobre a histórica Bath. Foi construído em 1730 e funciona habitualmente uma escola católica privada.

inundado por um mistério de luz que é Deus e N´Ele vi e ouvi -A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, – Ela estremece: montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados. - O mar, os rios e as nuvens saem dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar , é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora! - Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia: – No tempo, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu! 
