domingo, 9 de novembro de 2008

Bento XVI em seu discurso antes da oração mariana do Angelus, recordou que hoje se celebra a dedicação da Basílica Lateranense, chamada de "mãe de todas as igrejas da cidade e do mundo". Esta foi a primeira igreja construída após o edital do Imperador Constantino, que no ano 313, deu aos cristãos a liberdade de praticar a sua religião. O mesmo imperador doou ao Papa Melquíades a antiga propriedade da família Latrão e fez construir a Basílica Lateranense, o Baptistério e a residência do Bispo de Roma, onde viveram os papas até ao período de Avignon.

A dedicação da basílica, explicou o Santo Padre, foi celebrada pelo Papa Silvestre no ano 324, e o templo foi dedicado ao Santíssimo Salvador. Somente após o sexto século, foram acrescentados os títulos dos Santos João Baptista e João Evangelista e, daí seu nome comum. No início esta celebração estava ligada à cidade de Roma, mas a partir de 1565, foi estendida a todas as igrejas do rito romano que, como Santo Inácio de Antioquia, "preside à caridade" de toda a comunhão católica.

"A palavra de Deus nesta solenidade, evoca uma verdade essencial: o templo de pedras é um símbolo da Igreja viva, a comunidade cristã, que já os apóstolos Pedro e Paulo em suas cartas, consideravam como um edifício espiritual ,construído por Deus com as pedras vivas que são cristãos, sobre um único fundamento que é Jesus Cristo, também considerado pedra angular. "

A beleza e harmonia das igrejas, destinadas a dar louvores a Deus, convida-nos também a nós como seres humanos ", limitados e pecadores," a converter-nos "para formar um cosmos, uma construção bem ordenada, em estreita comunhão com Jesus, que é o verdadeiro Santo de todos os santos. "

Bento XVI finalizou assinalando que em volta das pedras vivas da Igreja, se edifica na verdade e na caridade: "Queridos amigos, a festa de hoje celebra um mistério sempre actual: ou seja, que Deus quer construir no mundo um templo espiritual, uma comunidade que O adore em espírito e verdade. Mas a festa de hoje recorda também a importância dos edifícios materiais, nos quais as comunidades se reúnem para celebrar os louvores de Deus. Por isso, cada comunidade tem o dever de zelar com esmero os próprios edifícios sagrados, que são um precioso património histórico e religioso. "