segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Mons. Lefebvre, de fato, sempre pediu, de uma maneira intuitiva, às autoridades romanas: “Deixem-nos fazer a experiência da Tradição”. Após o Concílio do Vaticano II, todas as experiências são autorizadas, toleradas pela hierarquia, tanto em matéria litúrgica, como em matéria pastoral, tanto no domínio do ensino catequético como no domínio social e político… o sucesso destas experiências está longe de ser convincente. As igrejas se esvaziam. Os seminaristas deixam os seminários, os que ficam abandonam os seus atributos, estão à procura de novidades. É necessário rejeitar todas as “tradições”. Conheci isso no Seminário francês de Roma… nos anos 1964-1968. Nessa situação completamente revolucionária, Mons. Lefebvre, a pedido de alguns jovens estudantes e sobretudo preocupado ele mesmo pela crise sacerdotal, organiza, a partir de 1969, um seminário em Fribourg e depois em Ecône, em Valais, na Suíça. É, então, imediatamente, - se pode ver a mão da Providência -, um franco sucesso… à escala mundial. As vocações vêm de todos os continentes. Lá, o sacerdócio é amado. A santa liturgia antiga também. Quer-se apenas ela! Casas são criadas, escolas católicas se abrem. Também por causa desse sucesso Mons. Lefebvre lança às autoridades da Igreja: “Deixem-nos, por conseguinte, fazer a experiência da Tradição. Concedam-nos a liturgia antiga da Igreja”. Pelo momento, está fora de cogitação. Procura-se antes suprimi-la indevidamente. Particularmente empregaram-se os seus ex-confrades do seminário francês, nos idos 1925, como o cardeal Garonne, o cardeal Villot (ninguém menos que Secretário de Estado), para citar apenas os conhecidos. E quando Mons. Lefebvre, nessa época, pede “deixem-nos fazer a experiência da Tradição”, está nessa atmosfera muito conflituosa. Roma não pretende de modo algum deixar fazer esta experiência no âmbito jurídico preciso de uma obra sacerdotal, a FSSPX. Não! Roma quer suprimir o que aparece como um obstáculo ao “aggiornamento conciliare”. Mas o tempo passa, os homens também. A revolução conciliar mostra cada dia mais o seu fracasso… Roma começa a pôr um olhar novo sobre o problema da reforma litúrgica, sobre o problema da missa. Estamos em 1988, exactamente após sagrações feitas por Mons. Lefebvre sem a autorização romana. Esta abolição da missa dita de São Pio V, razão essencial do combate de Mons. Lefebvre, retém enfim a inteligência dos prelados. O Cardeal Ratzinger, apoiado pelo Cardeal Stickler, hoje falecido, mostra, em várias obras, que essa proibição é injusta, anti-canónica, que é necessário fazer justiça ao pedido dos “tradicionalistas”. Ao mesmo tempo, as obras sacerdotais dessa “corrente tradicionalista” ficam mais estáveis, mais fortes. Pode-se então pretender dar-lhes uma estrutura jurídica no seio da Igreja fazendo justiça ao seu legítimo pedido em matéria litúrgica.

Chega o ano jubilar. Estamos no ano 2000. Roma, a esta ocasião, retoma contacto com os Padres de Campos, do Brasil, [e] com os bispos da FSSPX. Estes não continuarão, infelizmente. Mas a união dos corações e das inteligências pôde ser feita com os Padres de Campos, e sobre a liturgia e a interpretação do Concílio. Roma concede-lhes uma forma canónica que considero como formidável. Dá-lhes toda liberdade em matéria de governo, apostolado e liturgia, pela concessão de uma Administração Apostólica. Dentro dessa Administração, todos os padres podem fazer realmente “a experiência da Tradição”, como Mons. Castro Mayer desejava.