sábado, 15 de novembro de 2008

Mons. Bux: "Precisamos de aprender a vencer e convencer"

Entrevista que o jornalista Bruno Volpe fez a monsenhor Nicola Bux, um consultor da Congregação para a Doutrina da Fé e do Serviço de celebrações litúrgicas do Sumo Pontífice .

"A reforma do Papa Bento XVI é uma reforma lenta e paciente, no sentido de que nada na vida, e especialmente na liturgia, se impõe mas antes se propõe", afirma o monsenhor Nicola Bux, um célebre teólogo e liturgista de seu quarto em Bari. "Quando falo de paciência do Papa Bento XVI, digo isto no sentido literal do termo. A paciência implica também um sofrimento que, no entanto, finalmente produz seus frutos. " , "as pessoas, assim como a liturgia, têm mente e coração. Então, existe uma correspondência exacta entre racionalidade e espírito. É necessário saber vencer e convencer

-Em um recente congresso em Roma, falou do valor dinâmico do termo tradição ...

-Tradição, no verbo latino, que significa transportar, transmitir. Portanto, tem um sentido dinâmico. A tradição, então, é um conceito dinâmico e não estático.

- No mesmo Congresso, afirmou que é necessário recuperar o sentido do sagrado ...

-A liturgia implica louvar a Deus, pôr-se em sua presença. Deus deve ser adorado em espírito e em verdade: o culto deve ser espiritual e racional ao mesmo tempo. Uma boa liturgia deve levar-nos ao contacto com Deus e com o sagrado.