quinta-feira, 2 de setembro de 2010

VENERÁVEL PIO XII : Julgamos, portanto, ser grave obrigação nossa exortar-vos à prática da meditação quotidiana,Porque como o estímulo à perfeição sacerdotal é alimentado e fortificado pela meditação quotidiana, assim do descuido e negligência desta prática origina-se a indiferença espiritual, pela qual diminui e enlanguesce a piedade, e não somente cessa ou se retarda o impulso para a santificação pessoal, mas todo o ministério sacerdotal sofre não ligeiros danos. Que nos poderá melhor premunir contra essas insídias, que poderá melhor elevar a alma às coisas celestiais e mantê-la unida com Deus, do que a oração assídua e a invocação dos divinos auxílios? recitem o santo rosário, o qual, propondo à nossa meditação também os mistérios do Redentor, nos conduz "a Jesus por Maria". O sacerdote, além disso, antes de encerrar o seu dia de trabalho, se aproximará do tabernáculo e aí se demorará por uns momentos para adorar Jesus no seu sacramento de amor.Nem omita o quotidiano exame de consciência, que é o meio mais eficaz para avaliar o andamento da vida espiritual durante o dia.

http://www.execulink.com/~dtribe/blog/PapalMass1.jpg

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA DO PAPA PIO XII

MENTI NOSTRAE

AO CLERO DO MUNDO CATÓLICO
SOBRE A SANTIDADE DA VIDA SACERDOTAL

A todo o clero,
em paz e comunhão com a Sé Apostólica 


Graves danos para quem dela se descuida
46. Julgamos, portanto, ser grave obrigação nossa exortar-vos à prática da meditação quotidiana, prática também recomendada ao clero pelo Código de direito canónico.(18) Porque como o estímulo à perfeição sacerdotal é alimentado e fortificado pela meditação quotidiana, assim do descuido e negligência desta prática origina-se a indiferença espiritual, pela qual diminui e enlanguesce a piedade, e não somente cessa ou se retarda o impulso para a santificação pessoal, mas todo o ministério sacerdotal sofre não ligeiros danos. Deve-se, com fundamento, assegurar por isso que nenhum outro meio tem a particular eficácia da meditação e, portanto, é insubstituível a sua prática quotidiana.

Orações várias e espírito de oração
47. Não sejam, porém, separadas da oração mental a oração vocal e as outras formas de oração privada que, na condição particular de cada um, auxiliam a promover a união da alma com Deus. Mas deve-se ter isto presente: mais do que múltiplas orações, vale a piedade e o verdadeiro e ardente espírito de oração. Esse ardente espírito de oração, se o era nos tempos passados, mais necessário é especialmente hoje, que o assim chamado "naturalismo" invadiu os espíritos e as inteligências e a virtude se vê exposta a perigos de toda espécie, perigos que às vezes se encontram até no próprio ministério. Que nos poderá melhor premunir contra essas insídias, que poderá melhor elevar a alma às coisas celestiais e mantê-la unida com Deus, do que a oração assídua e a invocação dos divinos auxílios?

Ardente devoção a Nossa Senhora
48. E porque por um título particular podem os sacerdotes ser chamados filhos de Maria, não podem eles deixar de nutrir ardente devoção à Virgem santíssima, de invocá-la com confiança e de implorar frequentemente sua valiosa proteção. Cada dia, portanto, como a própria Igreja o recomenda, (19) recitem o santo rosário, o qual, propondo à nossa meditação também os mistérios do Redentor, nos conduz "a Jesus por Maria".

A visita cotidiana ao santíssimo Sacramento
49. O sacerdote, além disso, antes de encerrar o seu dia de trabalho, se aproximará do tabernáculo e aí se demorará por uns momentos para adorar Jesus no seu sacramento de amor, para reparar a ingratidão de muitos para com tão grande sacramento, para incendiar-se cada vez mais de amor de Deus e para manter-se de certo modo na presença do coração de Cristo também durante o tempo do repouso nocturno, que nos traz ao espírito o silêncio da morte.

O exame de consciência
50. Nem omita o quotidiano exame de consciência, que é o meio mais eficaz para avaliar o andamento da vida espiritual durante o dia, assim como para remover os obstáculos que embaraçam ou retardam o progresso na virtude, ou afinal para conhecer os meios mais idóneos a assegurarem ao ministério sacerdotal maiores frutos e para implorar do Pai Celeste perdão das nossas misérias.