• http://4.bp.blogspot.com/_14vrv7ni7HM/TLYyK0PS85I/AAAAAAAABU8/h4xBT0R8kQU/s1600/20101013225550_D0064009.jpg



  •  

Arquivo do blog

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Servos do Coração Imaculado de Maria


Servos do Coração Imaculado de Maria

Categoria: Notícias
Criado em 22-10-2015
“Através do meu Coração Imaculado, levai Cristo ao mundo”. Foi este pedido de Nossa Senhora em Fátima que motivou o padre italiano Gino Buressi a fundar os Servos do Coração Imaculado de Maria, no dia 13 de maio de 1991. Dois anos depois, foi ereto como instituto de direito diocesano, pelo então bispo de Subiaco, D. Stanislao Andreotti.

"Através do meu Coração Imaculado,
levai Cristo ao mundo"

Ainda bastante recente, a motivação desta congregação foi espalhar pelo mundo a devoção ao Coração Imaculado de Maria, apontando a Mensagem de Fátima como apelo de conversão e penitência lançado a toda a humanidade. Como o fundador, os primeiros membros da comunidade viam os valores fundamentais da moral cristã seriamente comprometidos pelos desequilíbrios e angústias causados pelo ateísmo, secularismo e permissividade dos finais do século XX. Daí, a urgência de anunciar a Palavra de Jesus: “Arrependei-vos e acreditai no Evangelho” (Mc 1, 15), retomado no pedido de conversão e penitência feito por Nossa Senhora na Cova da Iria.
Assim, atentos aos sinais dos tempos, reconhecem que a Mensagem de Fátima é uma ajuda do Céu para curar os males que afligem a humanidade e comprometem-se a realizar a vontade de Deus proclamada pela mesma Virgem aos três Pastorinhos em Fátima: “Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração”.

Carisma e ação
2015-10-21 sopra2O caráter mariano do Instituto é expresso no seu símbolo e no lema “Através do meu Imaculado Coração, levar Cristo ao mundo”. Em concreto, assumem como carisma: um renovado espírito de oração, penitência e reparação, para conduzir a uma verdadeira conversão de vida; a vida sacramental e em particular a Eucaristia e a Reconciliação; a verdadeira devoção a Nossa Senhora e a consagração ao seu Coração Imaculado, a fim de colaborar no seu triunfo; a fidelidade ao Santo Padre e ao Magistério da Igreja; a difusão e a defesa das verdades da fé, como forma de combate aos erros do tempo.
Uma das suas frentes de ação é a nova evangelização para a renovação da vida cristã, concretizada em missões populares em que apresentam o papel maternal de Maria como medianeira entre Deus e a humanidade. Outra forma de o promoverem são os exercícios espirituais que oferecem ao clero diocesano, aos consagrados e aos leigos, centrados no culto eucarístico.
No espírito da Mensagem de Fátima, a promoção da oração do Rosário é um dos meios privilegiados para educar o Povo de Deus para a meditação. Mas lançam também mão de ferramentas como os meios de comunicação social para vencer a ignorância religiosa e combater os erros do tempo, através de  folhetos, livros e periódicos diversos.
A sua ação é ainda marcada por uma forte aposta na promoção da juventude cristã, através de missões vocacionais, retiros, encontros e conferências, na evangelização pela caridade, servindo os pobres com o amor e a atenção de Cristo, na cooperação com a missão apostólica do Santo Padre e na colaboração com o clero diocesano das Igrejas locais onde se encontram.

Na Diocese
A congregação chegou a Portugal em 1994, com a criação de uma comunidade em Fátima. Ali continua a dedicar-se, sobretudo, à pregação, à formação de leigos adultos e jovens, à ajuda nas paróquias e no Santuário de Fátima. Além da oração pessoal e comunitária, os membros desta comunidade cuidam da casa, fazem visitas aos doentes, celebram a Missa nas paróquias vizinhas e a Confissão em casas religiosas e no Santuário, além de promoverem catequeses, conferências e meditações aos leigos da sua família religiosa.

2015-10-21 sopra3

Uma família

A família do Imaculado Coração de Maria é um movimento eclesial aprovado pela Igreja, com raízes na espiritualidade de Fátima. É constituída por religiosos masculinos e femininos – os Servos e as Servas do Coração Imaculado de Maria – e numerosos leigos que, de acordo com diversos níveis de adesão, partilham o mesmo carisma.


source