quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Papa Francisco garante que "na Igreja há espaço para todos"

 

Papa Francisco garante que "na Igreja há espaço para todos". E apela aos jovens para que tenham identidade própria, fora das redes sociais

 

Líder da Igreja Católica discursou para centenas de milhares de jovens em Lisboa

E assim nós, sua Igreja, somos a comunidade dos chamados: não dos melhores – não, absolutamente não –, mas dos convocados, de quantos acolhem, juntamente com outros, o dom de ser chamados. Somos a comunidade dos irmãos e irmãs de Jesus, filhos e filhas do mesmo Pai. Nas cartas que me enviastes (são lindas, obrigado!), dissestes: "Assusta-me porque sei que há pessoas que não me aceitam e que acham que não há um lugar para mim (...), eu própria chego a questionar-me se há um lugar para mim ou não". E ainda: "sinto que na minha paróquia não há espaço para errar». Amigos, quero ser claro convosco, que sois alérgicos às falsidades e a palavras vazias: na Igreja há espaço para todos e, quando não houver, por favor façamos com que haja, mesmo para quem erra, para quem cai, para quem sente dificuldade. Porque a Igreja é, e deve ser cada vez mais, aquela casa onde ressoa o eco da chamada pelo nome que Deus dirige a cada um. O Senhor não aponta o dedo, mas alarga os braços: assim no-Lo mostra Jesus na cruz. Não fecha a porta, mas convida a entrar; não mantém à distância, mas acolhe. Nestes dias transmitamos a sua mensagem de amor, que liberta o coração e deixa uma alegria que não desaparece. Como? Chamando os outros pelo nome. Perguntai o nome a quem encontrais e, depois, pronunciai o nome do outro com amor, acrescentando sem medo: "Deus ama-te, Deus chama-te". Lembrai-vos mutuamente que sois preciosos. E não temais ajuntar: "Irmão, irmã, é bom que tu existas". Acreditais nisto? Posso contar convosco?