- E senti o espírito inundado por um mistério de luz que é Deus e N´Ele vi e ouvi -A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, – Ela estremece: montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados. - O mar, os rios e as nuvens saem dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar , é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora! - Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia: – No tempo, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu! (escreve a irmã Lúcia a 3 de janeiro de 1944, em "O Meu Caminho," I, p. 158 – 160 – Carmelo de Coimbra)
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Faleceu D. Tomaz da Silva Nunes, bispo auxiliar de Lisboa , que presidiu no passado Domingo à Missa Principal do Santuário de Fátima. Que Deus lhe dê o eterno descanso ao saudoso Prelado e Nossa Senhora o acolha no Céu.
D. Tomaz da Silva Nunes, bispo auxiliar de Lisboa e antigo secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), faleceu esta noite. A informação foi confirmada pelo Patriarcado de Lisboa, que esclarece que o corpo de D. Tomaz foi encontrado sem vida em casa, hoje pelas 9h30.
Nascido em Lisboa a 3 de Dezembro de 1942, D. Tomaz foi ordenado padre em 1973 e nomeado bispo auxiliar de Lisboa a 7 de Março de 1998. Todo o seu percurso esteve muito ligado à educação, sendo actualmente presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã.
Licenciado em ciências geofísicas e em teologia, mestre em ciências da educação, D. Tomaz foi assistente da Liga Operária Católica e da Juventude Operária Católica.
Durante seis anos foi secretário e prota-voz da CEP e actualmente era vigário-geral da Cúria Patriarcal. Acompanhava as vigararias do Termo Oriental de Lisboa e a pastoral sócio-caritativa da diocese.
O corpo de D. Tomaz da Silva Nunes irá para a Igreja de Fátima, em Lisboa, a partir das 17 horas. A missa exequial realiza-se amanhã, dia 2 de Setembro, às 11 horas. Foi naquela igreja que D. Tomaz foi baptizado e ordenado bispo.
(Fonte: site Rádio Renascença)