Festa de Nossa Senhora de Guadalupe Açores, Portugal.
fonte:http://christusvinchit.blogs.sapo.pt/Com o surgimento da forma em que o Padre se encontra de frente para a Assembléia, verifica-se que as vezes muitos fiéis pensam que a Missa possa estar sendo celebrada para a Assembléia, enquanto a correta compreensão é que a Santa Missa é celebrada pelo Sacerdote com a Assembléia, tendo a centralidade inteiramente em Cristo Jesus, pois é Ele mesmo que oferece o Santo Sacrifício a Deus por nós.
Por isso o arranjo beneditino se torna muito útil para a compreensão do Mistério celebrado, tem em si a simbologia do Mistério e é uma forma em que sugere uma verdadeira e correta catequese litúrgica.
O arranjo consiste em colocar sobre o Altar 6 candelabros com velas acessas e no centro do Altar expõe se o crucifixo do Senhor. Nas Missas celebradas pelo Bispo em sua Diocese utiliza-se 7 candelabros, o sétimo fica alinhado com o Crucifixo ao centro.
Para quem colabora com as preparações para as celebrações da Santa Missa em Paróquias, Dioceses e Capelas, sugerimos que busquem promover o arranjo beneditino, a fim de enriquecer enormente as Celebrações e o sentido litúrgico das mesmas.
- E senti o espírito inundado por um mistério de luz que é Deus e N´Ele vi e ouvi -A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, – Ela estremece: montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados. - O mar, os rios e as nuvens saem dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar , é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora! - Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia: – No tempo, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu! (escreve a irmã Lúcia a 3 de janeiro de 1944, em "O Meu Caminho," I, p. 158 – 160 – Carmelo de Coimbra)