quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Madre Margarida De Brincat (1.862-1.952) : “Amemos o Amor!”.

«Amemos o Amor!»



Madre Margarida, apaixonada por Jesus, seu doce Esposo Crucificado, soube construir a própria vida e aquela da Congregação sobre o Evangelho. Tal projeto evangélico de vida era iluminado e sustentado por um especifico ponto de referência inspiracional: colocar no centro de sua vida um amor ardente ao Sagrado Coração de Jesus na Eucaristia num ato de adoração, de louvor, de agradecimento, de imolação e de reparação.


Na sua correspondência, in modo particular nas cartas aos confessores e às co-irmãs, como também na recordação das irmãs que tiveram a sorte de viver com ela e que receberam a luz que irmanava do seu exemplo e das suas palavras, encontramos uma frase que resume toda a intensidade da sua vida espiritual: “Amemos o Amor!”.


Filha devota e seguidora fiel do seráfico Pai Francisco de Assis, que levava na alma um incêndio de caridade e pedia a Deus de poder “morrer de amor”, ela encarnou plenamente este espírito e no seu moto não fez outra coisa que repetir o suspiro do Pai Francisco.


“Amemos o Amor”. O Amor ao qual Madre Margarida se referia a quem desejava que tudo nela e nas suas irmãs fosse direcionado, não era algo de abstrato, terreno ou sentimental: era Deus mesmo, a Trindade Sacrossanta, o início e o fim de todos os seres, o ponto final dos desejos e dos ideais, Aquele que o nosso Pai São Francisco de Assis chamava: “Sumo Bem, todo bem” e ao qual dizia: “Tu somente és bom! Tu és caridade, amor!”.


Madre Margarida repetia: “O fruto do Amor é que muitas vezes me parece queimar... Oh, mergulhemos neste oceano de Amor infinito. Amemo-lo até a loucura! E quando seremos um só amor? Um só fogo? Uma só luz? Um todo?... Oh, como se sente cansado, exaurido o pobre coração de sua pequena filha!” São algumas das tantas frases que aparecem frequentemente nas suas cartas.


A fonte da qual surgia esta caridade era: uma fé profunda, simples, sem sombras e sem problemas, viva e vivida; uma esperança absoluta e sem oscilação, mesmo nos momentos mais críticos da vida. Sobre tal fundamento de fé e de esperança, se elevava uma humildade profunda e convicta, juntamente com uma luta contínua ao amor próprio, com um espírito de pobreza que beira os limites da suportação humana, com uma obediência que às vezes pareceu tocar o absurdo, com um amor à Regra e à Congregação que se estendia também aos mínimos particulares; ao mesmo tempo emitia uma caridade, imensa como o mar, em direção ao próximo especialmente à juventude pobre e abandonada, um ardente desejo missionário que a motivou a conquistar os continentes, um ardente amor à Igreja e ao papa, que se manifestou grande e comovente especialmente nos últimos anos da sua vida. Repetia com significativa freqüência: amemos o Amor. O Amor não é amado porque não é conhecido; façamo-lo conhecido e certamente será amado. Madre Margarida queimava de desejo de salvar as almas.


A personalidade de Madre Margarida e a sua espiritualidade são mensagens de amor. Toda a sua vida é a demonstração prática de um amor forte como a morte, que a guiou na subida de seu calvário e fez com que ela bebesse até o fim o cálice da dor, consumando assim o seu ardente desejo de dedicação a Deus e às almas.
 


 
 
Carta 71
J!M!J!F!
Casa de Adoração, 5 de dezembro de 1.924
Irmãs caríssimas em Jesus Hóstia,
Como estão? Como vão com nosso dulcíssimo Amante? Oh! Como é bom! Amemo-lo. Não vêem como passa o tempo e dentro em breve nos encontraremos com Ele para sempre! Como o tivermos servido, servir-nos-á Ele por uma eternidade. Como é pouco o que podemos fazer por seu amor, enquanto Ele fez muito, muito e faz e fará ainda!!...
Ai de mim! Não sei como nosso duro coração pode suportar, vendo tal excessivo prodígio de amor para com tão pobres criaturas, feito por tão santo e grande Senhor!! Como devemos maravilhar-nos ao ver um Deus três vezes santo, nascido numa gruta e que morre numa cruz no calvário. E permanece quase aniquilado numa pequena hóstia, etc. etc. O que lhes parece, caríssimas? Porque se fez tão pequeno? Por que se humilhou tanto? Por amor de nós, suas pobres criaturas. Para ganhar nosso mísero afeto... e depois não consegue tê-lo... Oh! Nigérrima ingratidão!... Quantas vezes nosso amor para com Ele será verdadeiramente cheio de nosso Eu?? Eh! Então Ele não terá nada! No entanto, é tão ciumento, que não suporta nenhuma mancha de outro afeto... E com razão, tendo todo o direito... E depois, não é talvez para nosso bem presente e eterno? Sim, sim, somente para nós... Ah! Procuremos compreender isso de uma vez por todas...

É preciso combater sempre contra nossa natureza decaída; é preciso sacrificar-nos
sempre, sempre morrer às nossas satisfações... às nossas más tendências. Jamais ceder às razões humanas nem às pretensões de nossa carne... Sempre para o alto o nosso coração, para o alto os nossos pensamentos e jamais nestas coisas baixas... Enquanto a graça divina nos permitir, olhemos sempre além do Etna, mais acima, mais acima: então não sentimos frio nem calor, mas um ar doce e suave. O santo Menino nos conceda uma pura faísca de seu fogo, que veio trazer à terra. É o que lhes deseja sua pobre, antiga
Madre Margarida.