sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Cardeal Carlo Caffarra: Usus Antiquior manifesta hermenêutica da continuidade

O Cardeal Carlo Caffarra, um dos principais teólogos morais do mundo, no qual ele afirma que a celebração da Missa segundo a o usus antiquior, longe de estar em oposição ao Concílio Vaticano II, é, pelo contrário, uma expressão da hermenêutica da continuidade proposto pelo Papa Bento XVI

- No primeiro de novembro, em Bolonha, um ano após a primeira celebração da Eucaristia, de acordo com o rito de São Pio V, anterior à reforma litúrgica, o Cardeal Carlo Caffarra abençoou os fiéis que lotaram a igreja de Santa Maria della Pietà .

Em uma carta enviada aos fiéis, o arcebispo de Bolonha recorda que "um ano já se passou desde que em alegre obediência às disposições do Santo Padre Bento XVI, autorizei a celebração da Eucaristia, de acordo com as normas do Motu Próprio Summorum Pontificum ".

"Congratulo-me com a oportunidade deste primeiro aniversário – sublinhou o Cardeal - para enviar-vos a minha bênção, e para assegurar- vos a minha apreciação plena."

Para o Cardeal Caffarra ", o vosso encontro em torno do altar cada domingo para participar na Santa Missa não é um gesto que se opõe ao Sagrado Concílio Ecuménico Vaticano II, que aceitastes plenamente tanto na sua doutrina como na sua disciplina. Pelo contrário significa que a 'hermenêutica da continuidade ", à qual o Santo Padre Bento XVI nos convida".

"Enquanto eu rezo para que a vossa celebração possa ser cada vez mais rica em frutos espirituais, tenho o prazer de confiar -vos à protecção da Santíssima Virgem Maria Mãe da Igreja", conclui o Arcebispo.

" A carta foi lida pelo Pe. Alfredo Morselli, que explicou a Zenit, que a celebração da Eucaristia, de acordo com o rito de São Pio V, organizado pela Diocese, "está a crescer e é acima de tudo frequentados por jovens."

“ Além disso, "no ano passado - Pe. Alfredo observava - neste clima de oração litúrgica e de atenção, três vocações sacerdotais maturaram.”

Padre Alfredo disse a ZENIT que as celebrações de acordo com o rito de São Pio V, bem como o número de fiéis que as freqüentam, se multiplicam nas Dioceses da Itália.

"Em San Remo na Liguria, duzentos e cinquenta foram os fiéis que assistiram à Missa segundo o rito de São Pio V", disse o padre.