terça-feira, 11 de novembro de 2008

Monges beneditinos de Villatalla vindos do mosteiro Barroux

Uma nova comunidade tradicional beneditina de estrita observância nasceu dia 2 de julho deste ano, em Villatalla, pequena aldeia situada na Ligúria italiana sobre a altura de Imperia, muito próximo à fronteira francesa .Esta comunidade foi fundada por dois monges vindos do mosteiro de Le Barroux (França), a pedido de Mons Mário Oliveri, o bispo de Albenga-Imperia.

Santa Missa foi celebrada no rito tradicional pelo Bispo Mário Oliveri em Villatalla na Festa de S.Miguel Arcanjo em Setembro.

Durante a Missa Pontifical , celebrada sob o rito tradicional, o Bispo Mario Oliveri irá pronunciar uma vigorosa pregação sobre a vida espiritual fundada sobre a fé e a doutrina católica, e irá acabar por estas palavras de amizade e paterna benevolência com relação ao Monges:
" Meus queridos irmãos, entre vós temos agora a presença dos monges. O objectivo de sua vida, sua dedicação foi total e muito bem evocada há alguns minutos pelo querido Padre Jehan de Belleville, no início da nossa celebração. Eles são um contínuo lembrar de fidelidade ao Senhor. Eles são um contínuo lembrar de colocar o Senhor sempre em primeiro lugar: Ele, e Ele só. Tudo o resto é secundário. Tudo o resto deve ser utilizado por nós para caminhar rumo à eternidade do Senhor. Tudo. Toda a vida do ser humano não tem outro objectivo senão purificá-lo, e prepará-lo para entrar na vida eterna.

Caros monges beneditinos, obrigado por terem escolhido este lugar de sua vida consagrada. Fico feliz em saber que vocês foram bem acolhidos , de acordo com justiça e caridade. Fico feliz em saber que vocês tem o apoio desta pequena aldeia .Estou pedindo a vós, caros fiéis: continuai a apoiá-los .Permita o céu que neste local eles encontrem um ambiente adequado, adaptado, para poder crescer, para poder tornar-se um mosteiro na verdade, para poder devolver o testemunho luminoso que o Senhor é o Senhor e que ninguém mais pode tomar o Seu lugar. Obrigado! Obrigado, queridos monges.

Eu vos abençoo e vos acompanharei com uma enorme alegria, para que nas necessidades, quaiquer que elas sejam, vós podeis encontrar em mim um pai, vós podeis encontrar em mim alguém que vos compreenda. E peço a Deus para que aquilo que você encontrarem em mim, também o possam encontrar perto de todos os padres da minha diocese, perto de todos os fiéis em particular nas imediações desta freguesia de S.Miguel Arcanjo em Villatalla.