domingo, 10 de fevereiro de 2019

O Manifesto da Fé do Cardeal Müller: "A confusão na Igreja está se tornando mais difundida"




Il Manifesto della fede del cardinale Müller: "La confusione nella Chiesa è sempre più diffusa"






O Manifesto da Fé do Cardeal Müller: "A confusão na Igreja está se tornando mais difundida" Cardeal Gerhard Ludwig Müller (foto LaPresse)




"Não seja incomodado seu coração!" (Jo 14.1)

(Os números no texto referem-se ao Catecismo da Igreja Católica)

Diante de uma confusão cada vez mais generalizada no ensino da fé, muitos bispos, sacerdotes, religiosos e leigos da Igreja Católica me convidaram para dar testemunho público da verdade da revelação. A tarefa dos pastores é guiar os homens a eles confiados no caminho da salvação, e isso só pode acontecer se tal caminho for conhecido e se eles forem primeiro atravessados ​​por eles. A este respeito, o apóstolo advertiu: "A vós transmiti, antes de tudo, o que recebi" (1 Cor 15, 3). Hoje muitos cristãos nem conhecem os fundamentos da fé, com um crescente perigo de não encontrar o caminho que leva à vida eterna. No entanto, a tarefa apropriada da Igreja continua a levar as pessoas a Jesus Cristo, a luz dos gentios (ver LG 1). Nesta situação, alguém se pergunta como encontrar a orientação correta. Segundo João Paulo II, o Catecismo da Igreja Católica representa uma "norma segura para o ensino da fé" (Fidei Depositum IV). Foi escrito para fortalecer os irmãos e irmãs na fé, uma fé posta à prova pela "ditadura do relativismo".







1. Deus um e três, revelado em Jesus Cristo

O epítome da fé de todos os cristãos reside na confissão da Santíssima Trindade. Nós nos tornamos discípulos de Jesus, filhos e amigos de Deus, através do baptismo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. A diferença das três pessoas na unidade divina (254) marca uma diferença fundamental na fé em Deus e na imagem do homem em relação às outras religiões. Reconhecido Jesus Cristo, os fantasmas desaparecem. Ele é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, encarnado no ventre da Virgem Maria pela obra do Espírito Santo. O Verbo feito carne, o Filho de Deus é o único Salvador do mundo (679) e o único mediador entre Deus e os homens (846). Por esta razão, a primeira carta de João se refere àquele que nega sua divindade como o anticristo (1Jo 2:22), visto que Jesus Cristo, Filho de Deus, desde a eternidade é um único ser com Deus, seu Pai (663). ). É com clara determinação que é necessário enfrentar o reaparecimento de antigas heresias que em Jesus Cristo viram apenas uma boa pessoa, um irmão e um amigo, um profeta e um exemplo de vida moral.

Ele é antes de tudo a Palavra que estava com Deus e é Deus, o Filho do Pai, que tomou nossa natureza humana para nos redimir e que virá para julgar os vivos e os mortos. Ele sozinho é adorado em união com o Pai e o Espírito Santo como o único e verdadeiro Deus (691).





2. A Igreja

Jesus Cristo fundou a Igreja como sinal visível e instrumento de salvação, que subsiste na Igreja Católica (816). Ele deu à sua Igreja, que "nasceu do coração trespassado de Cristo morto na cruz" (766), uma estrutura sacramental que permanecerá até o pleno cumprimento do Reino (765). Cristo, cabeça e os crentes como membros do corpo são uma pessoa mística (795), por essa razão a igreja é santa, visto que Cristo, o único mediador, a estabeleceu na terra como um organismo visível e continuamente a  sustenta (771). Por meio dela, a obra redentora de Cristo torna-se presente no tempo e no espaço com a celebração dos Sacramentos, especialmente o Sacrifício Eucarístico, a Santa Missa (1330). Com a autoridade de Cristo, a Igreja transmite a revelação divina, "que se estende a todos os elementos da doutrina, incluindo a moralidade, sem a qual as verdades salvíficas da fé não podem ser guardadas, exibidas ou observadas" (2035).





3. A Ordem sacramental

A Igreja está em Jesus Cristo, o sacramento universal da salvação (776).

Ela não reflecte  a si mesma, mas a luz de Cristo que resplandece no seu rosto, e isso só acontecerá quando o ponto de referência não é a opinião da maioria, nem o espírito dos tempos, mas a verdade revelada em Jesus Cristo, que   confiou à Igreja Católica a plenitude da graça e da verdade (819): Ele mesmo está presente nos sacramentos da Igreja.



A Igreja não é uma associação criada pelo homem, cuja estrutura pode ser modificada por seus membros à vontade: é de origem divina. "O próprio Cristo é a origem do ministério na Igreja, instituiu-o, deu-lhe autoridade e missão, orientação e fim" (874). A admoestação do apóstolo , aquele amaldiçoado é aquele que proclama outro Evangelho, "até nós mesmos, ou um anjo do céu" (Gl 1: 8). A mediação da fé está intrinsecamente ligada à credibilidade humana de seus pregadores: em alguns casos, eles abandonaram aqueles que lhes haviam sido confiados, perturbando-os e prejudicando seriamente sua fé. Para realizarem-se as palavras da Escritura: "não suportarão a sã doutrina, mas,  amontoarão para si doutores para atender os seus próprios caprichos" (2 Tm 4,3-4).



A tarefa do Magistério da Igreja em relação ao povo de Deus é a de "protegê-lo dos desvios e falhas" e que  não podem "professar nenhum erro na verdadeira fé" (890). Isto é especialmente verdadeiro em relação aos sete sacramentos. A Sagrada Eucaristia é "a fonte e o cume de toda a vida cristã" (1324). O sacrifício eucarístico, em que Cristo nos envolve no sacrifício da cruz, visa a união mais íntima com ele (1382). É por isso que a Escritura adverte sobre as condições para receber a Sagrada Comunhão: "Quem come o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor" (1 Cor 11, 27), em seguida, " se está ciente de que cometeu um pecado grave, deve receber o sacramento da Reconciliação antes de entrar na Comunhão "(1385). A lógica subjacente ao sacramento é entendido que os divorciados e recasados ​​civilmente, cujo casamento sacramental diante de Deus ainda é válido, bem como todos aqueles cristãos que não estão em plena comunhão com a fé católica e também todos aqueles que não estão devidamente preparados, não  podem receber a sagrada Eucaristia  com fruto (1457), porque assim não os leva à salvação. Para realçá-lo, corresponde a uma obra de misericórdia espiritual.



O reconhecimento dos pecados em santa confissão pelo menos uma vez por ano é um dos preceitos da Igreja (2042). Quando os crentes não confessam mais seus pecados recebendo sua absolvição, a salvação trazida por Cristo torna-se vã, pois Ele se fez homem para nos redimir de nossos pecados. O poder do perdão, que o Ressuscitado conferiu aos Apóstolos e aos seus sucessores no Episcopado e no Sacerdócio,  perdoa os pecados graves e veniais cometidos depois do Baptismo. A prática actual da confissão mostra que a consciência dos crentes não está suficientemente formada hoje. A misericórdia de Deus nos é dada para que possamos cumprir seus mandamentos para nos conformar à sua santa vontade e não para evitar o chamado à conversão (1458).



"É o sacerdote que continua a obra da redenção na terra" (1589). A ordenação, que confere ao sacerdote "um poder sagrado" (1592), é insubstituível porque, através dele, Jesus se torna sacramentalmente presente em sua acção salvadora. Os padres voluntariamente escolhem o celibato como "um sinal dessa nova vida" (1579). Trata-se da entrega de si para o serviço de Cristo e do Seu Reino vindouro. A fim de conferir a Ordenação validamente nos três graus do sacramento, a Igreja reconhece  como limite para a escolha feita pelo próprio Senhor, "por esta razão a ordenação de mulheres não é possível" (1577). A este respeito, falar de discriminação contra as mulheres demonstra claramente uma incompreensão deste sacramento, que não diz respeito a um poder terrestre, mas à representação de Cristo, o  esposo da Igreja.



4. A lei moral

Fé e vida são inseparáveis, porque a fé sem as obras feitas no Senhor está morta (1815). A lei moral é o trabalho da sabedoria divina e leva o homem à beatitude prometida (1950). Consequentemente, a "lei divina e natural mostra ao homem o caminho a seguir para fazer o bem e alcançar seu objectivo" (1955). Sua observância é necessária para que todas as pessoas de boa vontade alcancem a salvação eterna. De fato, aquele que morre em pecado mortal sem arrependimento permanecerá para sempre separado de Deus (1033). Isto implica consequências práticas na vida dos cristãos, entre os quais é oportuno recordar aqueles que hoje são mais frequentemente negligenciados (cf. 2270-2283; 2350-2381). A lei moral não é um fardo, mas faz parte dessa verdade libertadora (cf. Jo 8,32), através da qual o cristão caminha no caminho da salvação e não deve ser relativizado.



 5. Vida Eterna

Muitos hoje perguntam por que a Igreja ainda existe se os próprios bispos preferem agir como políticos, em vez de  doutores da fé, proclamando o Evangelho. O olho não deve se deter em questões secundárias, mas é mais necessário do que nunca para a Igreja assumir sua própria tarefa. Todo ser humano tem uma alma imortal, que na sua morte é separada do corpo, mas com a esperança da ressurreição dos mortos (366). A morte é a tomada de decisão do homem a favor ou contra Deus.Todo mundo tem que enfrentar o julgamento pessoal imediatamente após a morte (1021): ou uma purificação será necessária ou o homem irá directamente para a felicidade celestial e será permitido Contemplar Deus face a face. Mas também há a terrível possibilidade de que uma pessoa, no final, permanece em contradição com Deus rejeitar definitivamente o seu amor, e que "imediatamente condenada para sempre" (1022). "Deus, que nos criou sem nós, não quis nos salvar sem nós" (1847). A eternidade do castigo do inferno é uma realidade terrível que - de acordo com o testemunho da Sagrada Escritura - diz respeito a todos aqueles que "morrem em estado de pecado mortal" (1035). O cristão atravessa a porta estreita, "porque o portão é largo e o caminho que leva à perdição é largo, e muitos o estão  seguindo" (Mt 7:13).



Manter em silêncio estas e outras verdades da fé ou ensinar o oposto é o pior engano contra o qual o Catecismo adverte vigorosamente. Isto representa a última evidência da Igreja, ou "uma impostura religiosa que oferece aos homens uma solução aparente para os seus problemas, ao preço da apostasia da verdade" (675). É o engano do Anticristo, que é 'com todas as seduções da iniquidade, em detrimento daqueles que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos'(2 Ts 2:10).



apelos

Como trabalhadores na vinha do Senhor, todos nós temos a responsabilidade de lembrar essas verdades básicas que se agarram ao que nós mesmos recebemos. Queremos dar coragem para percorrer o caminho de Jesus Cristo com determinação, a fim de obter a vida eterna seguindo Seus mandamentos (2075).



Pedimos ao Senhor que nos deixe saber quão grande é o dom da fé católica, através do qual a porta para a vida eterna é aberta. "Para quem se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos" (Mc 8,38). Portanto, estamos comprometidos em fortalecer a fé confessando a verdade que é o próprio Jesus Cristo.



O aviso de que Paulo, o apóstolo de Jesus Cristo, para o seu colaborador e sucessor Timoteo é dirigida em particular a nós, bispos e padres. Ele escreveu: "Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino: prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, convence, repreende, exorta com toda paciência e ensina.  Um dia, na verdade, vocês não suportarão a sã doutrina, mas,   amontoarão para si doutores para atender os seus próprios caprichos, recusando-se a ouvir a verdade , e se perderão por trás das histórias.  Tu observa cuidadosamente, sofre o sofrimento, faz o teu trabalho como proclamador do Evangelho, cumpre o teu ministério "(2 Tm 4: 1-5).

Que Maria, Mãe de Deus, implore a graça de se apegar à confissão da verdade de Jesus Cristo sem vacilar.

Unidos em fé e oração



Gerhard Cardinale Müller

Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé de 2012-2017