domingo, 10 de fevereiro de 2019

Restaurando o sentido do sagrado na Santa Missa

Em outubro de 1966, menos de um ano após a conclusão do Concílio Vaticano II, o filósofo e eminente teólogo católico Dietrich Von Hildebrand perguntou se estamos ou não melhor preparados para “encontrar Cristo na missa elevando-se a Ele, ou arrastando-o em nosso próprio mundo pedestre e cotidiano. ”(O Caso para a Missa em Latim, Revista Triumph, outubro de 1966). Por quase cinquenta anos, a Igreja tem lutado para resolver essa questão.

Após décadas em que a liturgia foi intencionalmente destituída de quase qualquer senso de mistério, as atuais tentativas de reforma procuraram gradualmente recuperar um sentimento de temor e restaurar o sagrado à missa.

Discutindo o mistério presente nas liturgias orientais, particularmente em comparação com o Ocidente, antigo prefeito da Congregação do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos, o Cardeal Malcolm Ranjith observou:

As igrejas ortodoxas e as igrejas do leste ainda continuam sua liturgia dessa maneira mística: há cantos, há uso de diferentes línguas que não são línguas faladas, então há mais incenso ... uma aura de alteridade acontece e depois das reformas de o Concílio, às vezes não por causa dos reformadores, mas porque as pessoas individuais decidiram tomar as coisas em suas mãos e fizeram as coisas de forma superfluosa, a Igreja gradualmente perdeu aquele elemento místico, o elemento do oculto. E é por isso que nosso povo está encontrando nossa liturgia ... nossa vida de oração ... chata.

No esforço contínuo para recuperar este “elemento místico” dentro da liturgia, a Igreja tem retornado a práticas veneráveis ​​como o uso do latim, canto e incenso durante a Santa Missa. Estabelecer um senso de temor através de tais meios tangíveis também ajudou a diminuir a tendência antropocêntrica tão prevalente na liturgia pós-conciliar.

Nos últimos anos, a conferência Sacra Liturgia em Roma, o Cardeal Ranjith, falou da importância que o Summorum Pontificum teve para esse fim:

A reintrodução do usus antiquior - a forma antiga da liturgia romana - pelo papa Bento XVI não foi, portanto, um passo retrógrado como alguns o chamaram, mas um movimento para trazer de volta à liturgia sagrada um profundo sentido de admiração e misticismo e um modo pelo qual o papa procurava evitar uma flagrante banalização de algo tão essencial para a vida da Igreja.

Latim: a linguagem da liturgia

A importância deste crescente uso do latim dentro do Novus Ordo não pode ser exagerada. Em discurso proferido em 2012 no IV Encontro sobre a Unidade Católica, patrocinado por Réunicatho, o bispo Athanasius Schneider foi tão ousado a ponto de identificar “o total desaparecimento do latim na grande maioria das celebrações eucarísticas na forma ordinária” como uma das cinco feridas do corpo místico litúrgico de Cristo.

Além disso, a restauração do latim  na liturgia serve como fonte de unidade para a Igreja universal, tanto através das culturas como dos séculos. Menos de vinte anos antes do Concílio Vaticano II, o Papa Pio XII recordou aos fiéis que “o uso da língua latina, costumeiro em uma porção considerável da Igreja, é um manifesto e belo sinal de unidade, bem como um eficaz antídoto para qualquer corrupção da verdade doutrinária ”(Mediador Dei, 60).

Recentemente, ouvi uma homilia on-line em que o padre rejeitou o uso do latim dentro da liturgia, dizendo: "Eu não vou dizer missa em latim porque não diz nada para mim." Este padre em particular, que foi ordenado em 1970, ilustra a urgente necessidade de restaurar um sentimento de reverência ao supremo acto de adoração da Igreja. Quarenta anos de formação pobre e liturgias antropocêntricas devastaram a própria compreensão da Missa. O latim, frequentemente falado em silêncio pelo celebrante, serve para nos lembrar a quem estamos nos dirigindo na liturgia.

Canto: orgulho do lugar

O canto gregoriano é ainda outra maneira pela qual a Igreja está recuperando um sentido do sagrado. Quando o Concílio Vaticano II declarou que o canto ocupa um lugar de destaque na liturgia (Sacrosanctum Concilium, 116), estava simplesmente reafirmando uma reforma já estabelecida e em andamento da música dentro do Rito Romano. Em seu Motu Proprio Tra le Sollecitudini de 1903, o Papa São Pio X lembrou os fiéis:

O canto gregoriano sempre foi considerado o modelo supremo para a música sacra, de modo que é totalmente legítimo estabelecer a seguinte regra: quanto mais próxima for uma composição para abordagens da igreja em seu movimento, inspiração e sabor da forma gregoriana, mais sagrada e litúrgica  se torna ; e quanto mais fora de harmonia é com esse modelo supremo, menos digno é do templo.

 A música sagrada na missa deve glorificar a Deus e santificar os fiéis. Em uma carta pastoral de 2013 ao povo da Diocese de Marquette, o então Bispo Alexander Sample enfatizou que a música “própria” da Sagrada Liturgia possui três qualidades: santidade, beleza e universalidade. O bispo Sample explicou que essas qualidades não são "arbitrárias ou subjetivas", mas "fluem objetivamente da natureza essencial e do propósito da própria música sacra".

Muitas vezes, nos anos pós-conciliares, ouvimos a “inculturação” invocada para desculpar uma miríade de abusos e excessos. Em sua carta, o Bispo Sample observou que a música sacra transcende as culturas e que “toda forma ou estilo de música é capaz de ser adequada à Missa”. Como mais paróquias estão oferecendo a Missa Tradicional Latina nos anos seguintes ao Summorum Pontificum, agora estamos vendo um maior uso do canto dentro do Novus Ordo também.


Incenso: o ambiente do céu

Finalmente, uma “aura de alteridade” está sendo recuperada na liturgia através do uso de incenso. Nossos receptores olfativos, que facilitam nosso olfato, estão directamente ligados ao sistema límbico, que se acredita ser a sede da emoção em nossos cérebros. Para a maioria, o cheiro do incenso na Missa é algo separado e distinto dos outros aromas encontrados fora da Missa. Através do uso do incenso, então, a Igreja encontra ainda um outro modo de comunicar que estamos entrando no sagrado quando participamos do evento da liturgia.

Escrevendo em sua coluna Straight Answers para o Arlington Catholic Herald, o padre William Saunders explica que, dentro da sagrada liturgia:

O objectivo de incensar e o valor simbólico da fumaça é o da purificação e santificação ... a fumaça simboliza as orações dos fiéis subindo ao céu: o salmista ora: “Que a minha oração venha como incenso diante de  Vós ; o levantar das minhas mãos como o sacrifício da tarde ”(Salmo 141).

Voltando-se para as escrituras sagradas para uma maior compreensão, pe. Saunders nota:

O incenso também cria o ambiente do céu: O Livro do Apocalipse descreve a adoração celestial como segue: “Outro anjo veio segurando um  turíbulo de ouro. Ele tomou seu lugar no altar de incenso e recebeu grandes quantidades de incenso para depositar no altar de ouro em frente ao trono, junto com as orações de todos os santos de Deus. Da mão do anjo, a fumaça do incenso subiu diante de Deus e, com ela, as orações do povo de Deus.

Avaliando as mudanças litúrgicas já em curso em outubro de 1966, Dietrich Von Hildebrand escreveu: “A nova liturgia realmente ameaça frustrar o confronto com Cristo, pois desencoraja a reverência diante do mistério, impede a admiração e praticamente extingue um sentimento de santidade. Nos últimos anos, a Santa Madre Igreja começou a recuperar lentamente este sentido do sagrado dentro da Missa através do uso do latim, do canto gregoriano e do incenso. Nos próximos anos, podemos continuar a ver a Igreja se esforçar para “encontrar Cristo na missa, elevando-se até Ele”, buscando completamente restaurar o elemento místico ao nosso culto católico.