sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Instrução sobre Summorum Pontificum no início janeiro 2009?

Instrução sobre o Motu Próprio Pronto. Comissão Ecclesia Dei reforçada.

Este título foi postada no blog italiano "Pontifex" site de Bruno Volpe .
Enquanto o que diz sobre a Instrução que foi apresentada pela Ecclesia Dei ao Santo Padre concorda com as declarações públicas dos dirigentes da PCED, o resto ainda deve ser considerado como um rumor, ainda não confirmado por nenhum dos prestigiados vaticanistas.

A instrução sobre o Motu Próprio Summorum Pontificum, de 7 de Julho de 2007 que liberalizou a Santa Missa segundo o antigo rito romano, foi preparada já há algum tempo e agora está sendo examinada pelo Papa Bento XVI XVI. O texto, assinado pelo Cardeal Dario Castrillón Hoyos, Presidente da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, será assinado pelo Papa, em finais de Dezembro e publicado nos primeiros dias de janeiro de 2009.

Nas suas partes mais importantes o documento, que se tinha tornado indispensável após os muitos problemas na aplicação do Motu Próprio e formas de pura teimosia por parte de não poucos bispos (aliás devidamente denunciados em setembro pelo Vice Presidente da Comissão Ecclesia Dei, monsenhor Camille Perl), aborda dois temas cruciais: a interpretação do termo "grupo estável de fiéis" dentro de uma freguesia ordinária e o problema das Paróquias pessoais.

Foi ainda considerado numerar e indicar um número mínimo de fiéis, mas esta solução foi descartada. Segundo o documento, os fiéis tradicionalistas presentes em uma paróquia terão a plena protecção do direito para pedir a velha Missa, o bispo e se o bispo recusar (é aqui a notícia), dizendo que não há sacerdotes capazes de celebrar, de acordo com o antigo rito, naquele lugar, a Comissão Ecclesia Dei vai autoritariamente ( "di Imperio") enviar um sacerdote capaz de o fazer para aquela diocese.

Em suma, os bispos não serão mais capazes de recusar a priori para que o antigo Missa seja celebrada, pois em tais casos, a Comissão Ecclesia Dei irá enviar da sua parte um padre delegado.

O documento analisa, em seguida, o caso das paróquias pessoais, em que os tradicionalistas desejam celebrar a Missa de Natal ou o Tríduo da Páscoa segundo o antigo rito, também no caso de falta de sacerdotes, ou uma proibição pelo bispo.
A possibilidade de uma escassez de sacerdotes poderia ser prevista, e também neste caso, a Ecclesia Dei toma conta do caso.

A Santa Sé, portanto, pretende estabelecer definitivamente clareza quanto à aplicação do Motu Próprio, e por esta razão também as competências e as prerrogativas da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei vão ser melhor definidas e reforçadas. Novamente, isto deve ser tomado pelo que é, um boato, e considerado com a devida cautela.