domingo, 23 de novembro de 2008

“O Coração de Jesus abre-nos para a missão, faz com que sejamos missionários onde estamos”: domingo a Arquidiocese de Toledo renova a Consagração para o Coração de Jesus

Toledo (Agência Fides) – Hoje domingo, 23 de novembro, Solenidade de Jesus Cristo, Rei do universo, a Arquidiocese de Toledo (Espanha) renovará a sua consagração ao Sagrado Coração de Jesus, durante uma Santa Missa na Catedral presidida pelo Arcebispo de Toledo, o Card. Antonio Cañizares Llovera. Na Catedral será exposta a imagem do Sagrado Coração de Jesus, anteriormente levada em procissão pela igreja dos Padres Jesuítas.
“Trata-se de um acto muito mais que devocional - afirma o Cardeal na Mensagem encaminhada a todos os fiéis da Diocese para incentivá-los a participar de maneira activa na celebração -. É um se abrir e se dar à caridade de Deus, à sua infinita misericórdia. Nela e com ela manifestamos a nossa adesão e comunhão plena com Jesus Cristo, na qual se encontram os tesouros inesgotáveis da bondade de Deus e da sua sabedoria, e nos é entregue o Evangelho vivo da misericórdia, a qual tanto necessitamos, a única que salva o mundo e lhe dá toda a esperança, a grande esperança”.
O Arcebispo recorda também que “somente desta fonte inesgotável de amor que é o Coração de Jesus, poderemos tirar a energia necessária para amar, para viver e realizar a nossa vocação para o amor e para levar adiante a nossa missão”. Por isso, exorta todos a contemplar o Coração Sagradíssimo de Jesus Cristo “para aprender o que é o amor e o que significa amar; para nos abrirmos sem obstáculos ao mistério de Deus e do seu amor; para nos deixarmos transformar por Ele; para tornar possível o surgimento de uma nova civilização de amor; para atender e servir com amor a pobreza e a indigência do tempo em que vivemos, não só económica, mas também e principalmente humana, social, moral, espiritual e religiosa”.
O Cardeal Cañizares também acrescenta na sua Mensagem que “o Coração de Jesus nos abre para a missão. Faz com que sejamos todos missionários onde estivermos”, porque “para a evangelização de hoje é necessário que o Coração de Cristo seja reconhecido como o coração da Igreja: ele é Aquele chama à conversão e à reconciliação. Ele é Aquele que atrai os corações, Aquele que realiza a comunhão ardente dos membros do único Corpo. Ele é Aquele que permite aderir à boa notícia e acolher as promessas da vida eterna. Ele é Aquele que envia em missão”.
O Arcebispo de Toledo conclui a sua Mensagem com um apelo a todos os fiéis a participar deste acto, renovando a consagração das famílias, da Diocese e de toda a Espanha, “nos momentos tão cruciais que estamos vivendo”. “Não deixemos passar esse evento em brancas nuvens. Participemos todos”.