segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A reforma litúrgica do Concílio Vaticano II já terminou










CIDADE 'DO VATICANO, sexta-feira, 9 de Janeiro de 2009 (ZENIT.org) .- A liturgia é claramente uma das áreas que são mais caras ao Papa Bento XVI, que, além de comemorar a liturgia exemplo, foi emitido o Motu proprio Summorum Pontificum , que retornou à plena adesão da tradicional liturgia da Igreja.

A questão levanta também um animado debate liturgico entre os estudiosos, como ilustrado pela variedade de posições sobre um recente livro de Nicola Bux.

ZENIT falou com Dom Mauro Gagliardi, professor de Teologia no Ateneu Pontifício «Regina Apostolorum» de Roma e Conselheiro das celebrações litúrgicas do Sumo Pontífice.

O último volume de Don Nicola Bux sobre a reforma litúrgica do Papa Bento XVI está enfrentando bom sucesso com os leitores, mas também está causando debate entre alguns especialistas. Prof Gagliardi, poderia nos dar alguma interpretação geral desse volume?

Gagliardi: Na minha breve apresentação do livro por Nicola Bux, reforma de Bento XVI. A liturgia de inovação e tradição, Piemme, Casale Monferrato 2008 (cf. Sacrum Ministerium 14 [2008 / 2], pp. 144-145), começou por escrito, "O Concílio Vaticano II deu impulso a uma reforma da liturgia que experimentou diferentes fases e ainda está em curso. Ela deve ser interpretada neste contexto, o belo título do livro de Don Nicola Bux. Com estas palavras implicitamente notar que eu senti a harmonia entre o espírito manifestado pelo volume do conhecido estudioso pugliese e defendi-me como um ano antes, em meu livro intitulado Introdução ao mistério eucarístico. Doutrina - a liturgia - devoção, San Clemente, Roma 2007, no qual afirmei que a reforma litúrgica, iniciada com o Concílio Vaticano II (mas, na verdade, mesmo antes), não é de forma mais, mas ainda "na calha". Assim, em diferentes formas e medidas, todos os papas têm postar, faça uma contribuição de Paulo VI para Bento XVI.


Evidentemente, essa reforma é um longo e laborioso trabalho - não se esqueça de que ela começou quarenta anos sozinho! - Implica um enorme esforço e, acima de tudo uma enorme paciência, bem como a sensibilização para a necessidade de sempre estar vigilante quanto à sua correcta aplicação, mas também a humildade para ser capaz de rever questões - mesmo universalmente aprovado, ou até mesmo promovido pela atual legislação -- Se estas questões deviam ser problemático, ou até mesmo melhorada. Por outro lado, que agora acredita que o rito de Paulo VI, melhorou a São Pio V também não quer dizer mais ou menos directa, que as leis já em vigor foi estabelecido e ser melhorado? Por que, então, a legislação relativa à Novus Ordo devem ser considerados como perfeita e intocável? Em uma reforma litúrgica não é para dizer que as suas ideias a todo custo, mesmo contra a prova, mas ajudar a Igreja melhor para adorar a Santíssima Trindade. Todos, na verdade, ou quase, concordam em reconhecer que a adoração de Deus através de Jesus Cristo, no Espírito Santo é a essência e, ao mesmo tempo o fim da sagrada liturgia ou culto. Como este comum a quase todos os estudiosos sérios, uma vê que precisamos para construir a partir daqui.

Ela acredita, portanto, que o recente livro de seu colega Don Nicola Bux e ajudam a compreender a natureza teológica da liturgia?

Gagliardi: Nicola Bux dedicatória a este ponto fundamental, que a compreensão teológica da sagrada liturgia, os dois primeiros capítulos de seu livro. Outros capítulos são destinados, em vez disso, para analisar o estado actual da reforma litúrgica ainda em curso: a situação, mas também a história recente que levaram a ela. Ele reconhece que "há uma batalha sobre a liturgia" (p. 45, cf. P. 50). A liturgia está sendo disputada entre tradicionalistas e inovadores - o subtítulo do livro faz referência a ele - e toda a gente está tentando puxar a água ao seu moinho, apontando os aspectos teológicos e jurídicos que compõem o caso e sua insabbiando ou "reinterpretando" dados desfavoráveis às suas teses preconcebidas. Essa atitude está localizado no chamado "direito" que a chamada "esquerda". Em vez disso, Don Bux adverte: "Não faz sentido ser excessivo ou inovadores tradicionalistas" (p. 46) e acho que todo o seu livro deve ser entendido neste contexto. Primeiro, ele deve ser lembrado que este é um livro deliberadamente breve, que estabelece sobre a mesa para discutir as questões, ao invés de fornecer informações sobre a longa profundidade cada uma. É um convite à reflexão, de diálogo, de estudo, também - se quiser - a estreita interação entre as diferentes posições, mas tomando cuidado para que a comparação é com base em argumentos e não em preconceitos partidários. É um livro que pretende ser equilibrado e convidar o equilíbrio. "Este é um aviso para si - o autor escreve, sobre um tema específico, referindo-se aos tradicionalistas e inovadores - ele encontrou o equilíbrio" (p. 63). Esta é a tentativa ea sugestão de que Don Bux quer fazer com o seu volume.


Desta forma, entra o animado debate entre os estudiosos, que está actualmente a tomar posições diferentes, não só sobre a teologia litúrgica, mas também em concretos disposições disciplinares determina que a Igreja no assunto.

É claro que a posição moderada é sempre o mais difícil, que é para ser exibido a defender. Haverá, de fato, os ataques de ambos os "certo" que a "esquerda". Semelhante reação parece ser mesmo com o trabalho que estamos a falar. Deixe-me ilustrar esse fato, pôr em causa duas próximas revisões do livro Dom Bux. Por um lado, a de Bernard Dumont, que será exibido no curto inverno no número da revista francesa Catholica, por outro lado, a de Matias Augé, que circulam na Internet há algum tempo, e é esperado, em breve será publicada em uma revista italiana. Dumont fez uma avaliação favorável de todas as coisas Bux livro, mas criticada por não ir todo o caminho com suas críticas ao atual liturgia (ou seja, a forma normal). De acordo com Dumont, na verdade, teria feito Bux ligeira dicas de críticas à reforma litúrgica em si, mas foi essencialmente centrado na crítica abusos, que naturalmente são deformações da reforma e não parte dela. Ele escreve (traduzido do francês é minha): "Nicola Bux [...] acredita que a principal causa [da actual situação] é a aplicação para a liturgia do" antropológico turno "feita por Karl Rahner. [...] Este famoso "viragem" (que - acrescenta Dumont - é bastante para uma inversão, entre outras coisas muito bem expressa pelo derrube do altar, não explicitamente previstos na origem), mas tem forte apoio jurídico, no qual seria apagar. Porque existem actos jurídicos que têm ajudado a criar ou esta estrutura, e não apenas a pressão de ativistas ou mimetismo das equipas de animação, mas as decisões dos bispos, as decisões e recomendações dos serviços da Cúria devidamente controlada, e os próprios discursos Paulo VI, expressando o seu acordo ".


Em seguida, ele continua: "O autor cita, no entanto, críticas ao rito reformada (e não de sua própria prática) feitas por Mons. Klaus Gamber, Lorenzo Bianchi e Martin Mosebach, mas ele insiste em existir. Taticamente, ele rejeita como, em uma perfeita simetria retórica, tradicionalistas e progressistas. Tendo feito isso, ele pode sair com um novo impulso em uma crítica muito mais amplo de abusos litúrgicos. No entanto, adverte Dumont ", tão estigmatizado abusos não são nada mais do que a prática mais ou menos universalmente popular do novo Ordo após 1969." Em suma, a crítica de Dumont é o de reconhecer este defeito no trabalho de Dom Bux: stigmatizzerebbe abusos, mas só curto para o fato de que a Novus Ordo é em si o problema, e todos os legislação posterior, ambos os departamentos Vaticano e os bispos, conferências, a legislação que permitiria a ele, incentivados, ou pelo menos permitir, um estilo de uma festa como a que conhecemos hoje. Então, existe a questão do abuso de drogas, mas a regra. Por isso, a liturgia atual, uma vez que a maioria não traduzir o significado da divina liturgia, deve ser rejeitada in toto.


Se passar agora para a segunda revisão, as críticas feitas por Matias Augé está longe ordem. Longe de criticar o pós-reforma litúrgica, o renomado liturgist Don Bux atribui à responsabilidade do que críticas. Ele escreve que, a partir do terceiro capítulo do livro "o tom do discurso é altamente controverso se tornando fortes críticas à reforma litúrgica e do pós-reforma" (itálico acrescentado) e que o autor faz uma descrição de " Batalha sobre reforma litúrgica [...] em que o perdedor é o chamado "forma ordinária" do rito romano, ou seja, a reforma da liturgia implementadas após Vaticano II. " Uma das franquias que Augé repetida mais de uma vez em sua revisão é identificar como uma "palha" e uma "confusão" para "avaliações negativas sobre a liturgia reformada [...] com essas avaliações negativas e sua comemoração" .

Essa impressão se opôs a estas críticas?

Gagliardi: Eu acho que podemos dizer que os dois Reviewers concordar num ponto: o volume, em segunda análise não iria oferecer-lhes uma justa avaliação da relação entre a reforma propriamente dita e os abusos que ocorrem na celebração, organizada sob a Novus Ordo. No entanto, enquanto Dumont diz isso, dizendo que o abuso coincide com a reforma em si e, por isso, deveria ser anulada, Augé claramente separa os dois, dizendo que a reforma em si é mais valioso e que melhorou em comparação com a celebração ritual chamado "St. Pio V ", enquanto que para os abusos, também condena" a estúpida preguiça com a qual alguns padres presidir a celebrações litúrgicas "(itálico acrescentado), e conclui:" Gostaria, no entanto, que toda esta proliferação de abuso não é uma desculpa para desmontar peça por peça, a reforma litúrgica "(mais uma vez, meu itálico: eu acho que entre as duas expressões demonstrado não existe qualquer conflito). Confrontado com a possibilidade de rever a reforma sob Paulo VI, imaginando Augé conclui: "Qualquer reforma da reforma que deve ter inspirado a partir do Missal de 1962 ou a Constituição Sacrosanctum Concilium? Em vez de gastar muita energia para isso, não seria melhor gastar mais e mais intensamente investigar a liturgia da Igreja celebrou acordo com os livros atuais e viveu sobretudo como uma questão espiritual? ". Subjacente a estas perguntas Augé parecem ser dois pressupostos: primeiro, que a "reforma da reforma" pode ser ou em voltar para o rito de São Pio V, ou para seguir os ditames conciliar. Mas esta hipótese não se baseia na idéia de que entre o ensinamento do Concílio Vaticano II litúrgica ano e os anteriores é uma descontinuidade un'insanabile? Há espaços para uma "et-et '? A segunda hipótese é de notar-se na expressão 'liturgia da Igreja ", aplicada para indicar o período pós-legislação. Falando como Augé, não indirectamente diz que o Missal promulgado em 1962 pelo Beato João XXIII não é "a liturgia da Igreja"? Ou, se o termo "liturgia da Igreja" deve ser caracterizada de acordo com o texto que ele citou (retirado Vicesimus Quintus annus), não há risco sugerem que o pré-liturgia não foi um "fato de uma espiritual" ?


Em conclusão, como temos de guia para a compreensão do significado do debate e das decisões do Santo Padre em questões litúrgicas?

Gagliardi: As perguntas e observações acima permitem-nos enfrentando o que, afinal, é o ponto de apoio para o volume de Don Bux e também criticou ele, o Motu proprio Summorum Pontificum Bento XVI. Bux Não acredita que é um sinal de uma proposta de renovação litúrgica e crescimento da sagrada liturgia, sem qualquer dúvida razoável, que certamente é caro para o Papa O Papa da decisão - muitos reduzidos a uma estrita ecumênico, como uma concessão "para lefebvriani (que, no entanto, que você esqueça, eles não precisam do Motu proprio, porque tem sempre comemorado com o antigo rito) - o autor tem um significado muito mais amplo e que vai na direção de uma passagem da pausa efectuados no âmbito da reforma da liturgia opõem ao novo rito all'antico "(p. 45). Parece-me que Don Bux ver direito: o Santo Padre declarou-se, no que acompanha a carta apostólica Summorum Pontificum, que o objectivo da sua decisão é para "alcançar uma reconciliação interna no seio da Igreja." Não se trata apenas de uma reconciliação com aqueles que estão "fora" da Igreja, como são formalmente (por agora) o lefebvriani, que é uma conciliação do "interno" e entre os católicos. Portanto, o ponto fraco da pós-reforma mentiras, como Don Bux, não tanto na reforma de si mesmo (que, como todas as coisas humanas, e outros aspectos de melhoria mesmo ser revista), e na verdade ele tinha quis apresentar o Novus Ordo não só como novo, mas como oposição all'Antiquior. Trata-se rasgando a continuidade da tradição que tem causado e causa mal-entendidos, controvérsias e sofrimento. O pós-reforma deve ser continuidade da notícia, já que somente este irá levá-la no porto. Sim, porque - repito - está longe de terminar. Eu tenho aqui, infelizmente, a capacidade de analisar ponto por ponto as outras críticas do volume em questão - para discutir e avaliar cada um aproveitar o sinal, ou pelo interpretem mal, por ter feito uma leitura parcial e seletivo dela. Mas continua a ser verdade que um livro como este se destina, no tempo, para ser um sinal de contradição, porque ela visa promover - especialmente entre os estudiosos da área, mas também entre as "partes" de apoiantes de uma das Duas formas do rito romano - a humildade, compreensão, tolerância e abertura de espírito (cf. p. 87), um objectivo que coincide com a de Bento XVI.


No mínimo, no entanto, quero tomar uma posição clara ao lado do autor: Estou convencido de que a formação litúrgica do Povo de Deus - embora necessária e recomendada, pelo menos, pelo Conselho de Trent, no futuro - não é por si só suficiente para fomentar o verdadeiro espírito litúrgico adorando e bom estilo de culto cristão. O Conselho de Trento ensinava que a natureza humana é tal que não pode facilmente subir para a meditação das coisas divinas, sem ajuda externa, por este motivo, a Igreja como uma mãe amorosa, estabeleceu certos rituais [...] para tornar mais evidente a majestade de um sacrifício tão grande e levar as mentes dos fiéis, com estes sinais visíveis da religião e piedade, para a sublime contemplação da realidade "(DS 1746). Isto significa que as mentes lugar a Deus, não só através da formação, mas também e sobretudo através do sagrado e os sinais visíveis de adoração divina, o qual, em que são estabelecidos pela Igreja. Bux Não pode, portanto, saudar o facto de que está surgindo um novo movimento litúrgico que examina as liturgias de Bento XVI, não basta instruções preparadas por especialistas, leva amostras liturgias que reúnem Deus "(p. 123).

Plena recuperação dell'Usus Antiquior para a celebração da Missa não vai nessa direção, destacando, como o Papa escreveu que "as duas formas do rito pode enriquecer-se mutuamente? É nesse sentido, formulada a partir de Bento XVI, que ele colocou a moção de Nicola Bux e creio que todos aqueles que se preocupam com o bem da Igreja - o que faço com base no pressuposto, tanto pelos tradicionalistas da inovadores que, em Para além do concreto vistas parciais - deveria aceitar o convite para frente, andando no caminho da reforma ainda "na calha".