terça-feira, 22 de março de 2011

Santa Sé apresenta Decreto de reforma dos estudos filosóficos.

Intervenção de Frei Charles Morerod sobre Decreto de reforma dos estudos filosóficos
Fonte: Oblatvs
Frei Charles Morerod, OP
Frei Charles Morerod, OP
Na manhã de hoje, realizou-se em Roma uma coletiva de imprensa para apresentação do Decreto de reforma dos estudos eclesiásticos de filosofia. Intervieram o Cardeal Grocholewski, Prefeito da Congreg. para a Educação Católica, Dom Jean Louis Bruguès, secretário da mesma congregação e o Frei Charles Morerod, reitor do Angelicum.
Uma das razões da reforma, segundo o Cardeal Grocholewski, é “a debilidade da formação filosófica em muitas instituições eclesiásticas, pela ausência de pontos de referência precisos, sobretudo em relação às matérias a serem ensinadas e à qualidade dos docentes. Esta debilidade é ainda acompanhada de uma crise dos estudos filosóficos em geral numa época em que a própria razão é ameaçada pelo utilitarismo, pelo ceticismo, pelo relativismo, pela desconfiança de que a razão possa conhecer a verdade relativa aos problemas fundamentais da vida, pelo abandono da metafísica; enfim, às vezes, o conceito de filosofia não parece claro”.
Abaixo a tradução da breve intervenção do Frei Charles Morerod, OP: A importância da filosofia para o estudo da teologia.