quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

CRESCER NA AMIZADE COM JESUS ATRAVÉS DA EUCARISTIA


Crescer na amizade com Jesus através da Eucaristia – Parte 1

Somos chamados a crescer no amor e na amizade com Jesus através da Eucaristia e na adoração ao Santíssimo. A amizade que não é alimentada diariamente corre o risco de se acabar. Adoração é diálogo com Jesus e não monólogo. Quanto mais adoração, tanto mais graça, mais amor, mais crescimento, mais fruto. Devemos ser generosos para com Deus, assumindo uma atitude de adoração. O silêncio interior e exterior favorece a escuta da Palavra (Jesus) presente no sacrário. A adoração ao Santíssimo Sacramento é caminho para a santidade.

“Nunca desperdiçar uma oportunidade de adorar-me, de permanecer diante de mim, mesmo que apenas por um instante, no sacramento do meu amor. Na eternidade tu verás o valor inestimável de cada momento passado em minha presença eucarística” (In Sinu Jesu, 31/01/2008).

“Adoração proclama que eu sou tudo e todo o resto é nada” (ISJ, 09/02/2008).

“Quero que a visita ao Santíssimo Sacramento volte a fazer parte da vida ordinária católica, uma expressão de gratidão e reparação a mim, que sou abandonado e desprezado em tantos lugares. Que meus sacerdotes deem o exemplo, e os fiéis os seguirão” (ISJ, 28/03/2008).

“Adoração deve se tornar uma necessidade de tua alma, assim como são a comida, a bebida e o descanso para o seu corpo” (ISJ, 25/08/2008).

“A fé no mistério da santíssima Eucaristia cresce em proporção ao tempo que se concede à minha adoração. Nada pode substituir a experiência intima da minha amizade eucarística” (ISJ, 25/10/2008).

“Quer honrar o Corpo de Cristo? Depois de o ter honrado na Igreja, não o despreze quando estiver coberto de trapos fora da porta da igreja. Aquele que disse “isto é o meu corpo”, disse também “me vistes com fome e não me destes de comer”. De que vale a mesa do Senhor cintilar de cálices de ouro, e negar-lhe um copo de água? Embeleze a casa do Senhor, mas não despreze o mendigo, porque o templo de carne deste irmão é mais precioso que o templo de pedras” (São João Crisóstomo).

Atenção: Quando você entra na capela do Santíssimo para adorar o Senhor, esteja atento às consequências deste “encontro”, isto é, ali você entra para adorar o Senhor, mas dali você sai para amar o seu próximo, especialmente o mais necessitado!

Por Dom Félix

Fonte: Artigo “A Amizade com Jesus na Palavra e na Eucaristia” (13ª Parte).