domingo, 4 de dezembro de 2022

Escritos e pensamentos de São João Calábria cuja festa se celebra hoje

 

.........................................................................................................................................................

Frases e pensamentos de São João Calábria

1- Somos chamados a "mostrar ao mundo que a divina Providência existe que Deus não é estrangeiro,mas é Pai,e pensa em nós,com a condição de que pensemos n?Ele e façamos a nossa parte,que é a de procurar em primeiro lugar o santo Reino de Deus e a sua justiça".

2- "A grandeza das ações depende unicamente da medida do amor com que são feitas".
3- "Encontrar caminhos é bom... Melhor ainda é abrirmos os caminhos".

4- "Vivamos uma vida de fé,pensando que aqui estamos de passagem,que a vida presente não encontra fim em si mesma,mas é uma preparação para a verdadeira vida na feliz eternidade e que a esta havemos de coordenar todas as coisas".
 
5- "Deus nos criou por um gesto de infinito amor e nos colocou nesta terra,que,apesar de ser um lugar de provação e de exílio,é rica de muitos dons,de muitas coisas lindas e agradáveis,que devem servir-nos de degraus por onde subirmos até Deus".
6- "Só santidade,segundo meu pobre parecer,pode resolver os graves problemas sociais que se agitam nesta hora"
7- "A hora atual é muito obscura; não sabemos aquilo que pode acontecer?de um dia para outro. Nesta escuridão quantos extraviaram-se do caminho!"

8- "É preciso voltar para Deus e para sua santa lei; é preciso retornar a Cristo e ao seu Evangelho,não só na teoria,mas na prática,não só por parte dos outros,mas também de nossa parte e principalmente de nós sacerdotes e religiosos. É preciso viver como os primeiros cristãos"
9- "Nós religiosos fiquemos bem agarrados a Jesus,vivamos plenamente o seu Evangelho,sem ambiguidades e não tenhamos medo. Sob a bandeira de Cristo nada poderá nos vencer porque onde há Cristo há a vitória".

10- "Não nos sintamos satisfeitos em sermos condutores,mas procuremos ser ao mesmo tempo reservatórios e condutores,estando nós mesmos repletos de Cristo e do seu espírito,para depois enriquecermos os outros".
11- "Tudo aquilo que nos for oferecido,aceitemo-lo como da parte do Senhor,sem nos preocuparmos se é muito,ou pouco,ou nada. Almas,almas!"

12- "Sede evangelhos vivos?! Não é tanto o saber,o dizer e o fazer o que importa verdadeiramente diante do Senhor,mas sim o ser".
13- "É necessário voltar ao santo Evangelho prático,à vida cristã no sentido pleno da palavra. Cada família religiosa deve ser um fermento de vida nova,um farol de luz divina".

14- "Mas para dar,antes é preciso ter,para ensinar é preciso praticar".
15- "Eu quero esperar que a grande misericórdia do Senhor nos conceda,quanto antes,por intercessão da divina Mãe Imaculada,a tão almejada paz".
16- "O Evangelho não é conhecido na sua integridade,como deveria sê-lo. Por isso,não é valorizado,não é amado como merece,por nós cristãos".

17- "Ouvir a palavra viva e vivificante dos próprios lábios do Mestre divino; refletir nos ensinamentos divinos que fluem dos seus lábios,do seu Coração. Ai,que manjar! Portanto,que alimento substancioso,que haverá de favorecer?o espírito da verdadeira e sólida piedade cristã".
18- "Como perceber a Providência que atua em mim,na Obra,na história,sem parar,para enxergar com os próprios olhos de Deus?"

19- "Quando vocês não conseguirem falar às pessoas de Deus,então,falem a Deus das pessoas".
20- "Deus não é estrangeiro,mas é Pai,e pensa em nós,com a condição de que pensemos n?Ele e façamos a nossa parte,que é a de procurar em primeiro lugar o santo Reino de Deus e a sua justiça".

21- "O Pobre Servo está certo de que nada de necessário nunca lhe faltará,porque Deus  é fiel às suas promessas".
22- "Acreditar que somos nós que agimos é uma verdadeira ilusão. É o Senhor quem faz tudo. Lembremo-nos de que se trata do sobrenatural. Ao Senhor,pois,devemos atribuir tudo,pois é fruto de suas graças e auxílios. A nós incumbe colaborar com a graça e favorecer a ação divina".

23- "Recomendo-lhes? a meditação,a visita ao Santíssimo,a leitura espiritual,enfim,as práticas de piedade,das quais a primeira é a santa Missa,fonte de todas as outras graças".
24- "Não contemos nunca com a estima dos homens que hoje exalta e amanhã rebaixa. Tudo para Deus,para sua glória".

25- "Oh! Por amor de Deus,sustentemos a Obra de Deus! E a nós sustentamos mediante a vida interior? que lhes recomendo encarecidamente. Não deixem nunca as práticas de piedade pois elas são? nossos pulmões".
26- "Para alimentar a vida interior lembrem-se das práticas de piedade,como a santa meditação,a leitura espiritual,a visita ao Ssmo. Sacramento,o terço,se possível inteiro,e,para nós sacerdotes,o Ofício divino,rezado? enquanto possível,comunitariamente,nas horas marcadas e na igreja".

27- "De forma ainda mais particular recomendo-lhes a santa Comunhão. Façam-na com uma devota preparação e ação de graças,como também o sacramento da reconciliação".
28- "Sem mim,diz Jesus,nada podeis fazer". "Temos que gravá-la bem na cabeça esta palavra de Jesus e torná-la nosso programa de vida".

29- "Testemunhemos? ter absoluta confiança na oração e,ao mesmo tempo,quanto ao efeito da oração,entreguemo-nos com abandono filial à vontade daquele que? é nosso? Pai. Oremos por nós,oremos por todos,pela Pátria querida e pelo mundo inteiro".
30- "Sejam reservatórios,como muitas vezes lhes tenho dito,e não só canais que nada guardam para si e que acabam se esgotando"

31- "Vale mais ter pouco com O Senhor do que possuir um grande tesouro com inquietações "
32"Em qualquer situação ou circunstancia estamos sempre nas mãos de Deus,portanto,em boas mãos".
"33- Se quisermos progredir não devemos repetir a história,mas fazer uma história nova."

34- "Em tudo entrego-me à grande bondade e misericórdia de Deus".
35- "Não despreze os trabalhos humildes".
36- "Pais cristãos procurem viver a altura da vossa vocação! Vocês colaboram com Deus na grande obra da criação".

37- É preciso amar os pobres e os mais pequenos ,pois na pessoa deles Cristo continua vivendo entre nós".
38- "Sejamos evangelhos vivos".
39- "Tornar-se tudo para todos,para conquistar todos para Jesus".

40- "Bons cristãos,bons trabalhadores e bons pais ! Esse deve ser o ideal da nossa educação".
41- "Daí aos vossos filhos o tesouro da educação cristã; antes de tudo com o vosso exemplo e depois também coma escuta da Palavra de Deus".
42- "Devemos refletir a luz de Jesus ,Ele é a luz verdadeira que ilumina cada pessoa,mas a luz não se pode ver senão quando refletida em nós".

43- "É preciso amar os pobres e os mais pequenos pois na pessoa deles Cristo continua vivendo entre nós". 
44- "Não estamos sós,porque Jesus está sempre junto daqueles que trabalham em seu nome".
45- "Façamos a nossa parte e o Senhor fará com certeza a parte Dele".

46- "A grandeza das ações depende unicamente da medida do amor com que são feitas".
47- "Sejamos gratos ao Senhor que nos tem um olhar de predileção".
48- "A caridade é como o sol; penetra em todos os lugares".

49- Quem se dedica aos mais frágeis experimenta o céu aqui na terra!".
50- "Nas orações,no trabalho,no descanso,em tudo iremos bem melhor se cultivarmos um grande amor a Jesus".