quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Santo Ambrósio


santo_ambrosioSanto Ambrósio é o símbolo da Igreja renascente após os sofridos anos de vida escondida e das perseguições romanas. 

Por meio dele a Igreja de Roma tratou sem servilismo com o poder público. Foram as suas qualidades pessoais que impuseram o bispo de Milão à devota atenção de todos. Sua atividade diária era dirigida antes de tudo à orientação da própria comunidade, e ele cumpria as suas tarefas pastorais dirigindo ao seu povo mais de uma homilia por semana.

Santo Agostinho foi seu ouvinte assíduo, como refere-nos em suas “Confissões”; tendo sido batizado por este grande Santo, Santo Ambrósio.

Santo Ambrósio nasceu no Ano 340, no entanto, podemos dizer que seus ensinamentos são muito atuais. Conheça alguns deles:

1. Para o cristão, a fé antecede todo o mais.

2. Quando te sentires angustiado, acredita que há saída, sem murmúrio. É hora de ires invocando e rezando, sem te enterrares em queixas.

3. Da mesma forma que o temor do mundo é fraqueza, o temor de Deus é grande força.

Leia também: 07/12 – Santo Ambrósio

Santo Ambrósio: Bispo e Doutor da Igreja

4. Em favor deles correu água da pedra; em teu favor corre o sangue de Cristo. A água saciou a eles para o momento; a ti; o sangue te lava para sempre.

5. Aquele que submete seu próprio corpo e governa sua alma, sem deixar-se submergir pelas paixões, é seu próprio senhor: pode ser chamado rei porque é capaz de reger a sua própria pessoa.

6. Haverá algo melhor do que o Salmo? O Salmo é bênção pronunciada pelo povo, louvor de Deus pela assembleia, aplauso de todos, palavra dita pelo universo, voz da Igreja, melodiosa profissão de fé.

7. Ó homem, não ousavas levantar teu rosto ao céu, baixavas os olhos para a terra, e de repente recebeste a graça de Cristo: todos os teus pecados te foram perdoados. De servo mau tornaste um bom filho… Levanta, pois, os olhos, para o Pai que te resgatou por seu Filho e dize: Pai-Nosso…

8. A Igreja é o navio que navega bem neste mundo ao sopro do Espírito Santo com as velas da Cruz do Senhor plenamente desfraldadas.

9. Se Cristo está a teu dispor hoje, todos os dias ele ressuscita para ti.

10. Quem se entrega a Deus não teme ao Demônio. “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rom 8,31).

Retirado do livro: “Na Escola dos Santos Doutores”. Prof. Felipe Aquino (Org.). Ed. Cléofas.