Arquivo do blog

domingo, 5 de julho de 2020

S.Pio X e a sua Devoção a Santa Filomena

Devoção a Santa Filomena
Padroeira do Rosário Vivo
Padroeira dos Filhos de Maria
Padroeira dos Estudantes
- festa: 10 de agosto -
Os fundamentos do culto a Santa Filomena se encontram nas Sagradas Relíquias encontradas no dia 25 de maio de 1802, no cemitério de Santa Priscila (nas escavações das Catacumbas de Roma), e nas lições do seu Ofício introduzido pelo Papa Gregório XVI, que a declarou oficialmente Virgem e Mártir.
Tantos e tão grandiosos foram os milagres e graças alcançados pela intercessão de Santa Filomena, que ela foi chamada Grande Taumaturga do Século XIX. Muitos Papas e santos foram devotos de Santa Filomena, entre os quais São João Maria Vianney, São Pedro Julião Eymard, e o Beato Bártolo Longo.
O PAPA PIO X E SANTA FILOMENA
Em junho de 1907, o Santo Padre Pio X falou com carinho sobre a taumaturga Santa Filomena, alvo de tantas discussões na época, que colocavam em dúvida sua própria existência histórica:
“Seja este o seu nome ou tivesse ela outro qualquer (e aqui ele enumerou alguns), isso pouco importa. É certo, é fora de dúvida e está provado à saciedade que a alma que informava estes restos sagrados era uma alma pura e santa que a Igreja declarou Virgem e Mártir. Esta alma foi tão amada de Deus, tão agradável ao Espírito Santo, que obteve as mais maravilhosas graças, em favor de quantos recorreram à sua proteção.”
Fonte (livro Santa Filomena, Pe. Porfírio Gomes Moreira - Portugal)