sexta-feira, 20 de março de 2020

Vaticano publica diretrizes para as celebrações da Páscoa durante o coronavírus




português inglês alemão francês espanhol italiano neerlandês polaco russo 

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos publicaram as “indicações gerais” depois de receber perguntas de vários bispos.




(Imagem: Lin Yu Xin | Unsplash.com)

Cidade do Vaticano, 20 de março de 2020 / 09:30 ( CNA ) .- O Departamento de Liturgia do Vaticano publicou sexta-feira diretrizes para bispos e padres na celebração das liturgias da Semana Santa, do Tríduo e da Páscoa durante a pandemia de coronavírus.
O documento recomenda que os bispos adiem as liturgias que podem ser adiadas. Também indica como padres e bispos podem oferecer aquelas celebrações que não podem ser movidas, como a Páscoa, em locais onde as liturgias públicas são suspensas.
A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos publicaram as “indicações gerais” depois de receber perguntas de vários bispos.
decreto foi assinado pelo prefeito da congregação, cardeal Robert Sarah, e pelo arcebispo Arthur Arthur Roche e autorizado "por mandato do Sumo Pontífice, apenas para o ano 2020", o que significa que as recomendações não poderão ser usadas nos próximos anos.
"A Páscoa é o coração de todo o ano litúrgico e não é simplesmente uma festa entre outras", afirma o documento, e que o tríduo pascal "não pode ser transferido para outra época".
O documento da congregação também diz que o bispo tem faculdades para adiar a Missa de Crisma da Semana Santa.
O Tríduo Pascal é o período de três dias que antecede o domingo de Páscoa. Começa ao pôr do sol na Quinta-feira Santa e termina no domingo de Páscoa ao pôr do sol.
O decreto ordena que, nos locais onde há restrições das autoridades civis e da Igreja, o bispo, de acordo com a conferência dos bispos, possa oferecer as liturgias do Tríduo Pascal na catedral, e os padres da diocese possam oferecer as liturgias. nas paróquias, sem a presença física dos fiéis.
“Os fiéis devem ser informados dos horários da celebração para que possam se unir em espírito de oração em suas casas”, indica, acrescentando que as transmissões de televisão ao vivo ou pela Internet são úteis nessa situação.
As conferências de dioceses e bispos devem fornecer recursos para apoiar famílias e indivíduos em oração pessoal, acrescenta.
O documento também fornece várias sugestões para a oferta de liturgias particulares por padres e bispos.
Todos os padres podem oferecer a Missa da Ceia do Senhor na quinta-feira santa, em um local apropriado, sem o público, diz o texto, mas a lavagem dos pés, que já é opcional, deve ser omitida.
A procissão do Santíssimo Sacramento para o local de repouso no final da Missa também deve ser omitida e o Santíssimo Sacramento deve permanecer no tabernáculo.
O serviço da Paixão do Senhor na sexta-feira pode ser celebrado em catedrais e igrejas paroquiais, disse a congregação, e as orações universais devem incluir uma intenção para os doentes, os mortos e aqueles que se sentem perdidos e consternados.
As diretrizes indicam que a Vigília Pascal só pode ser oferecida em catedrais e igrejas paroquiais, “onde e na medida em que exista uma possibilidade real de fazê-lo, estabelecida pelo responsável”.
A preparação e a iluminação do fogo durante o "Início Solene da Vigília ou Lucenarium" são omitidas, diz o documento. A Vela Pascal está acesa, a procissão é omitida e a Proclamação da Páscoa (Exsultet) segue.
A missa prossegue como de costume, além da “Liturgia Batismal”, onde “somente a renovação das promessas batismais é necessária”, explica.
O documento afirma que "aqueles que não têm absolutamente nenhuma possibilidade de se unir à Vigília Pascal celebrada em uma igreja devem orar ao Ofício de Leituras do Domingo de Páscoa".
Procissões e outras devoções da piedade popular que geralmente ocorrem durante a Semana Santa e o Tríduo Pascal podem ser transferidas pelo bispo diocesano para outros dias do ano, como 14 e 15 de setembro, afirma.

Message du patriarche Bartholomée concernant le coronavirus

Message du patriarche Bartholomée concernant le coronavirus

A mes frères hiérarques et à mes enfants bien-aimés dans le Seigneur,
Depuis le Phanar, au cœur de la Reine des Villes, de la Cité de la Grande Église et de Sainte-Sophie, nous nous adressons à chacun d’entre vous – femmes, hommes et enfants – en raison des conditions et des épreuves sans précédent auxquelles nous sommes confrontés en tant qu’humanité du fait de la menace mondiale que représente la pandémie du nouveau coronavirus, appelé Covid-19.
La voix de l’Église, de l’Église mère, ne peut rester silencieuse en de telles circonstances. Nos propos prennent donc la forme que nous avons apprise à travers les âges : par la Liturgie et par la pédagogie, avec des mots d’encouragement et de consolation.
Nous remercions sincèrement tous ceux qui luttent avec abnégation, même en se sacrifiant eux-mêmes et en oubliant leur famille, notamment :
– Les professionnels médicaux et infirmiers qui sont en première ligne, aux côtés de nos frères et sœurs qui souffrent,
– les chercheurs et les scientifiques qui recherchent des médicaments et des vaccins appropriés pour nous délivrer de ce virus, mais aussi tous ceux qui travaillent activement à la lutte contre cette pandémie.
Leur contribution est inestimable. C’est une contribution à l’ensemble de la société. C’est un sacrifice qui mérite tous les égards et toute notre gratitude. Nous vous remercions et vous félicitons tous, non seulement depuis les fenêtres de nos maisons, mais aussi partout et à tout moment. Nos pensées et nos prières sont avec vous.
Dans cette lutte, nos États, gouvernements et autorités sanitaires compétents ont la responsabilité première de prévoir, d’affronter et de surmonter cette crise. Nous pourrions les décrire comme des commandants sur le champ de bataille contre un ennemi invisible, mais désormais bien connu. Un adversaire qui s’est retourné contre l’humanité.
Le poids de cette responsabilité, qu’ils portent sur leurs épaules, exige par conséquent notre coopération à tous. L’heure est à la responsabilité personnelle et collective.
C’est pourquoi, nos chers enfants, nous vous prions, en tant que votre père spirituel, de répondre fidèlement et patiemment à toutes les mesures difficiles mais nécessaires proposées par nos autorités sanitaires de nos pays. Tout est fait pour notre protection, pour notre bien commun, afin d’endiguer la propagation de ce virus. Notre libération de cette détresse dépend entièrement de notre propre coopération.
Certains d’entre vous ont peut-être estimé que ces mesures drastiques ébranlent ou blessent notre foi.
Mais ce qui est en jeu,
Ce n’est pas notre foi – ce sont nos fidèles.
Ce n’est pas le Christ – ce sont nos frères chrétiens.
Ce n’est pas l’Homme-Dieu – mais les êtres humains.
Notre foi est fermement enracinée dans les fondements de notre culture. Notre foi est une foi vivante, et aucune circonstance exceptionnelle ne peut la restreindre ou la faire disparaître. Ce qui doit être restreint et annulé dans ces circonstances extraordinaires, ce sont les rassemblements et les grandes assemblées de personnes. Restons dans nos maisons. Soyons prudents et protégeons ceux qui nous entourent. Et là, depuis nos maisons, renforcés par la force de notre unité spirituelle, que chacun d’entre nous prie pour toute l’humanité.
Nous traverserons cette période comme un chemin à travers le désert pour atteindre la Terre Promise, où la science, par la grâce de Dieu, viendra à bout de ce virus.
Nous sommes certains que, grâce à nos prières également, la science triomphera effectivement. Il est donc bon pour nous de rester unis en esprit, alors que nous continuerons la lutte du repentir et la sanctification.
Nous voyons nos voisins souffrir des conséquences du virus, alors que d’autres sont déjà tombés et ont disparu de notre monde. Notre Église espère et prie pour la guérison des malades, pour les âmes des défunts, et pour donner courage et force aux familles des affligés.
Cette épreuve, elle aussi, passera. Les nuages se dissiperont, et le Soleil de Justice éliminera les effets mortels du virus. Mais nos vies auront changé à jamais. Cette épreuve est l’occasion pour nous de changer pour le meilleur. Dans le sens du rétablissement de l’amour et de la solidarité.
Enfants bien-aimés dans le Seigneur, que la bénédiction du Seigneur, par les intercessions de la toute Sainte Mère de Dieu, nous accompagne dans notre périple, transforme notre isolement volontaire en une véritable communion, et constitue notre prière et notre but pour en comprendre le sens, afin que nous puissions revenir à ce qui est vrai, à ce qui plaît à Dieu !
Ayez du courage ! Et que Dieu soit avec nous !

Orientações pastorais neste tempo do coronavírus


Qui, 19/03/2020 14:31
  • clero@leiria-fatima.pt
Oração do Rosário hoje unidos ao Papa.docx
69 KB

Caros padres,
Neste tempo de emergência sanitária, em que, como Jesus no deserto, somos chamados a estar no “deserto" das nossas casas unidos a Ele e cheios do Espírito Santo, venho dar as seguintes informações e recomendações:
1. As iniciativas relativas às "24 horas para o Senhor” devem ser completamente canceladas, convidando as pessoas a ficar em casa e a fazerem oração no seu ambiente doméstico.
2. Hoje, solenidade de São José, às 21 horas, por iniciativa da Conferência Episcopal Italiana a que aderiu o Santo Padre e a Conferência Episcopal Portuguesa, pessoas individuais, famílias e comunidades religiosas são convidadas a fazer a oração do rosário, pelas intenções e necessidades da situação actual (ver notícia anexa).
3. Como no passado domingo, também nos próximos domingos, o Senhor Bispo celebra a missa na capela da casa episcopal, às 10h30, sendo transmitida por internet no facebook da Diocese. Podeis informar e convidar os fiéis a acompanhar a celebração a partir das suas próprias casas.
4. Os padres que celebram a missa e a transmitem por internet, seja ao domingo ou de semana, façam-no sozinhos ou apenas com uma ou duas pessoas, sem descurar em nada as recomendações das autoridades de saúde.
5. Quanto ao tríduo pascal, celebrações e visita pascal, ainda não sabemos o que se pode fazer.  O mais provável é que não se possam realizar com a comunidade cristã. Assim que possível daremos alguma orientação.
Usemos com criatividade e zelo o telefone e os meios de comunicação para nos fazermos próximos das pessoas e lhes levarmos a luz e conforto da palavra de Deus e de uma palavra amiga.
Os meus cordiais cumprimentos com votos de que saibamos crescer espiritual e apostolicamente com este tempo de dura prova.
Padre Jorge Guarda




.....................................................................
Esta mensagem foi enviada para a lista de emails de todo o clero da diocese de Leiria-Fátima. Se identificar alguma inconformidade ou pretender mais informações, queira contactar o Gabinete de Informação e Comunicação.
.....................................................................

TRANSUSTANZIAZIONE - don Alfredo Maria Morselli

quarta-feira, 18 de março de 2020

Our Lady of Fatima’s connection to the coronavirus outbreak



português inglês alemão francês espanhol italiano neerlandês polaco russo 




To understand the times in which we currently live we must understand the gravity of our anti-God world. There is more sin now than at any other time in history. Moreover, we have the most extreme heresies of all time accepted by a majority of Catholics and pushed by the Pope himself.
Be that as it may, we must have an outlook of joy rather than worry. Indeed, we have the hope of eternal salvation. The prospect of death is not terrifying. It is the only way of entrance into life eternal. 
Professor de Mattei puts this current crisis in the context of the messages of Our Lady of Fatima, saying that this is the moment “to remember the message of Fatima, because the divine punishments, which have already been affecting the Church for many years, are making themselves visible to the whole society.”
Recall that Our Lady of Fatima spoke about how God is going to punish the world for its crimes by way of war, famine, and persecutions of the Church and of the Holy Father. She also spoke about how she wanted Russia to be consecrated to her Immaculate Heart. 
But then, the third part of the Fatima secret, released in 2000, stated the following:
And that is perhaps his most interesting comment.
Recall that Our Lady of Fatima spoke about how God is going to punish the world for its crimes by way of war, famine, and persecutions of the Church and of the Holy Father. She also spoke about how she wanted Russia to be consecrated to her Immaculate Heart. 
But then, the third part of the Fatima secret, released in 2000, stated the following:
We saw an Angel with a flaming sword in his left hand; flashing, it gave out flames that looked as though they would set the world on fire; but they died out in contact with the splendour that Our Lady radiated towards him from her right hand: pointing to the earth with his right hand, the Angel cried out in a loud voice: ‘Penance, Penance, Penance!’. And we saw in an immense light that is God: ‘something similar to how people appear in a mirror when they pass in front of it’ a Bishop dressed in White ‘we had the impression that it was the Holy Father’. Other Bishops, Priests, men and women Religious going up a steep mountain, at the top of which there was a big Cross of rough-hewn trunks as of a cork-tree with the bark; before reaching there the Holy Father passed through a big city half in ruins and half trembling with halting step, afflicted with pain and sorrow, he prayed for the souls of the corpses he met on his way;
Angels are the executors of divine punishments on people, as the dramatic vision of the Third Secret of Fatima reminds us.
Despite living in one of the hardest hit countries suffering from coronavirus, professor de Mattei remains hopeful. He tells us to remind one another that everything that happens is “for the triumph of the Church” and that “the closer the punishment is, the closer will be the triumph of the Immaculate Heart of Mary that Our Lady has promised us.”
The solution to all this suffering is Our Lady of Fatima. This is not a battle against flesh and blood but principalities and powers. It is waged first in our own hearts. The formula for success is the following: daily mass where possible, five first Saturdays, three Hail Mary’s, rosary, confession, consecration to Our Lady of ourselves and our families, wearing the scapular, and the intercession of the saints and guardian angels. 
“In the end, my Immaculate Heart will triumph” Our Lady promised. “The Holy Father will consecrate Russia to me, and she shall be converted, and a period of peace will be granted to the world.” 
Let’s renew our own consecration to Mary this March 25 – the feast of Her Annunciation where she became the living tabernacle of God, the Ark of the New Covenant. And with that we can say with great confidence to the Eternal Father, “behold not me, but behold the handmaid of the Lord.”

Solenidade de Sâo José :ORAÇÕES a São José e óleo de São José

O óleo de São José não é um tratamento. Nem é uma preparação com poderes curativos, para não falar de uma prática mágica. Deve ser visto como um gesto de fé.
O irmão André foi inspirado por uma devoção que ele ouvia já estar sendo praticada na França. Ele pegou um pouco de óleo de uma lâmpada que estava queimando em frente a uma estátua de São José. Ele o ofereceu às pessoas doentes, dizendo-lhes para esfregar no corpo dolorido e orar a São José em busca de alívio.
Essa tradição continua hoje no Oratório de São José do Monte Royal. Uma bacia contendo óleo vegetal comum é fixada em frente a uma estátua de São José, e um pavio, flutuando na superfície, queima noite e dia como uma espécie de lâmpada votiva perpétua. O óleo é então colocado em garrafas e disponibilizado aos peregrinos.
Para comprar o óleo de São José, você pode nos visitar pessoalmente ou fazer um pedido na  loja online .

Huile de saint Joseph

segunda-feira, 16 de março de 2020

don Divo Barsotti "Ascolta o figlio" , La ricchezza del prologo della Regola di San Benedetto

português inglês alemão francês espanhol italiano neerlandês polaco russo 

Image result for don divo barsotti

don Divo Barsotti "Ascolta o figlio" , La ricchezza del prologo della Regola di San Benedetto

Tratto dal libro di don Divo Barsotti "Ascolta o figlio" - Ed. Fondazione Divo Barsotti

La ricchezza del prologo della Regola di San Benedetto

«Ascolta, o figlio, i precetti del Maestro e inchina l’orecchio del tuo cuore e accogli volentieri gli ammonimenti del tuo padre amoroso e con ogni potere li adempi; affinché tu ritorni per fatica di obbedienza a Colui dal quale ti eri allontanato per l’accidia della disobbedienza».
Le espressioni nel Prologo della Regola che vogliono definire la vita spirituale sono diverse, ma tutte hanno questo in comune: il senso di un rapporto. La vita spirituale è una scuola, e il rapporto è fra il discepolo e il maestro; è una famiglia, e il rapporto è del figlio col padre; è un combattimento, e il rapporto è del soldato che obbedisce al suo generale; è un lavoro, e allora il rapporto è dell’operaio con l’imprenditore, col suo padrone. 

Sempre comunque la vita spirituale è un rapporto. La vita spirituale è dunque essenzialmente un rapporto. Se ti chiudi in te stesso e rifiuti l’amore, non vale la virtù, la grandezza della virtù misura, anzi, il grado stesso della tua perversione, dice la tua lontananza da Dio.

Ecco perché San Benedetto prima di tutto insiste su questo insegnamento. Vivere vuol dire precisamente stabilire un rapporto con Dio, e approfondirlo ogni giorno, ogni giorno farlo più intimo e vivo.
Il rapporto dell’anima col Signore si farà più intimo attraverso il progresso della preghiera e l’esercizio dell’obbedienza. Ogni rapporto con le cose, con gli uomini che determina il nostro vivere umano, deve sfociare in un rapporto con Dio in tal modo che ogni nostro atto sia atto di obbedienza alla volontà paterna. 
Così mangiando o bevendo (come dice S. Paolo) l’uomo non deve sottrarsi al suo rapporto col Padre, ma deve vivere nell’umile obbedienza il suo rapporto con lui e far di tutta la vita l’adempimento di una sua volontàleggere...

Dom Divo Barsotti, sentir uma presença divina que realmente enche todas as coisas , é neste caminho através de todas as coisas que a alma pode viver uma contemplação de Deus.


terç arço de 2019


português inglês alemão francês espanhol italiano neerlandês polaco russo 

Dom Divo Barsotti, sentir uma presença divina que realmente enche todas as coisas , é neste caminho através de todas as coisas que a alma pode viver uma contemplação de Deus.

 Resultado de imagem para don divo barsotti, unità

Aqui, o Cântico de São Sérgio chama-nos a alcançar,  a ver,  a sentir uma presença divina que realmente enche todas as coisas , é neste caminho através de todas as coisas que a alma pode viver uma contemplação de Deus.

Esta é nossa vocação. Você vê, hoje o Senhor não faz contemplativos   nos mosteiros! Sim, alguns contemplativos também surgen de trapistas e carmelitas, mas por engano. Os verdadeiros contemplativos nascem no mundo de hoje. Eles saem para o mundo como cogumelos. Pense: um banqueiro e deputado como Jérome Jaeger, uma dona de casa, um servo, como Gemma Galgani, Elizabeth de Leseur [Elizabeth (Elisabeth) Arrighi, francês (1866-1914), casada com Félix Leseur; mulher forte e espiritual, após a morte  dela ,através de seus escritos  o marido ateu converteu-se e tornou-se um Dominicano com o nome de Frei Maria   Alberto e depois sacerdote], que  devia educar seus jovens irmãos dela, Lúcia Mangano [Ursulinas, 1896- 1946; declarada Venerável em 1994], a Piccaretta de Bari ...

Os Contemplativos hoje estão no mundo, e com razão, porque se os contemplativos estão vivendo em contacto com o mundo,  aqueles que vivem no mundo vai aperceber-se disso, enquanto o mundo não  vai notar a presença dos contemplativos, se estes  estão, no Carmelo! O mundo diz: "Deixe-os  lá estar  , eles escolheram ir para lá e nós fazemos a nossa vida". E esta vida dos homens tão cansados, tão   subjugados pelo fervor das obras,  ficaria totalmente ausente de Deus.

Esta parece-me ser a nossa função, chamar os homens de volta a esta presença, porque esta presença de Deus verdadeiramente preenche todas as coisas. Não  é apenas no Carmelo   que é possível esta vida de comunhão com Deus; a vida em família, a vida em casa, a vida dos professores, nossa vida comum, simples e quotidiana, devem ser uma vida divina, porque nada nos afasta de Deus, excepto a nossa  falta de fé,  o nosso pequeno amor. Ah, se, como todas as coisas, eu sou um sacramento da graça para a sua alma, então você se tornou um sacramento da graça para toda  a alma que vem até você!

Você vê, os homens precisam entrar na igreja para se aproximar de Deus, para adorar o Santíssimo Sacramento; mas se você for esses contemplativos, se viver esta vida de união com Deus, você levará o Senhor para uma caminhada. Já que os homens não entram mais na igreja, você os obriga a entrar em comunhão com Deus pelo simples fato de você ir ao mercado. Nas escolas, nas ruas, nas férias, onde quer que você vá, existe o Senhor. Você o encontra de todos os lados, mas os outros também são obrigados a encontrar-se com Ele, se você, vivendo nesta comunhão, for transformado em um sacramento divino.

Don Divo Barsotti, de uma meditação sobre o Cântico di São Sérgio