quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Hoje é a Festa de Santo Ambrósio de Milão – Bispo e Doutor da Igreja – 07 de Dezembro

Frases de Santo Ambrósio de Milão 

  

1-  «A instituição do poder deriva tão bem de Deus, que aquele que o exerce é ele mesmo ministro de Deus”.

2-  “Aquilo que o amor faz, o medo jamais poderá realizá-lo. Nada é mais útil do que fazer-se amar».

3-  “Se em ti nasce o Filho de Deus, conservas a vida sem culpas».

4-   «Cristo é tudo para nós: se desejares curar as tuas feridas, Ele é médico; se estás angustiado pelo ardor da febre, Ele é fonte; se estás oprimido pela culpa, Ele é justiça; se precisas de ajuda, Ele é poder; se tens medo da morte, Ele é vida; se desejas o paraíso, Ele é o caminho; se tens horror às trevas, Ele é luz; se estás em busca de comida, Ele é alimento».

5-   “Bom é deveras o sol, porque serve, ajuda a minha fecundidade, alimenta os meus frutos. Ele foi-me dado para o meu bem, está submetido comigo às canseiras. Geme comigo, para que chegue a adoção dos filhos e a redenção do gênero humano, para que possamos ser, também nós, libertados da escravidão. Ao meu lado, juntamente comigo louva o Criador, juntamente comigo eleva um hino ao Senhor nosso Deus. Onde o sol bendiz, ali bendiz a terra, bendizem as árvores de fruto, bendizem os animais, bendizem comigo as aves”.

6-  “Ninguém é excluído da bênção do Senhor, nem sequer os monstros do mar. Até as serpentes louvam o Senhor, porque a sua natureza e o seu aspecto revelam aos nossos olhos alguma beleza e mostram ter a sua justificação”.

7- “Em tudo desejo seguir a Igreja de Roma… Não faço mais que seguir o Apóstolo Pedro, estou fielmente ligado à sua piedade”.

8- “As suas salmodias rivalizam com o murmurar das ondas que se agitam levemente,… Que é o canto do mar, senão eco dos cânticos da assembleia cristã?… Enquanto o povo reza todo junto, burbulha como o refluxo de ondas espumantes, quando o canto dos homens, das mulheres, das virgens e dos rapazes forma eco aos responsáveis dos salmos como o harmonioso fragor das ondas”.

9- “Um bonito exemplo da conversão (bom ladrão) pela qual é necessário aspirar: depressa ao ladrão é concedido o perdão, e a graça é mais abundante do que o pedido; com efeito, o Senhor concede sempre mais do que o que se lhe pede […] A vida é estar com Cristo, porque onde está Cristo ali está o Reino».

10-   “Todas elas (as riquezas) são coisas caducas que se vão mais depressa de quando vieram. Um tesouro deste tipo não passa de um sonho. Quando acordas já desapareceu, porque o homem que consegue curar a embriaguez deste mundo e apropriar-se da sobriedade da virtude, despreza todas estas coisas e não dá valor algum ao dinheiro”.

11-   “A queda desastrosa daquele antigo Adão esvaziou-nos, mas encheu-nos da graça de Cristo. Ele despojou-se a si mesmo para nos encher e para fazer habitar na carne do homem a plenitude da virtude”.

12-   “Não tenhas receio, nem sequer quando sentires que engrandeceu a glória de alguma família poderosa! Sabe olhar profundamente com atenção, e ela mostrar-se-á vazia se não tiver consigo um mínimo da plenitude da fé”.

13-   «A fecundidade de toda a terra (a terra e suas riquezas) deve tornar-se fertilidade para todos».

14-   “Ninguém cura a si próprio ferindo outro”.