domingo, 14 de agosto de 2011

O Papa voltaria ao tema da JMJ na sua saudação final, pedindo aos presentes que acompanhem “espiritualmente com a oração” a próxima viagem a Madrid.

Vaticano: Papa antecipa festa nas Jornadas Mundiais da Juventude

Iniciativa marcada para Madrid deve juntar mais de um milhão de participantes

D.R.
Roma, 14 ago 2011 (Ecclesia) – Bento XVI assinalou hoje a realização das próximas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que decorrem em Madrid de 16 a 21 de agosto, desejando que este “importante evento” seja acompanhado pela oração de todos os católicos.
Falando na localidade de Castel Gandolfo, arredores de Roma, onde se encontra a passar o período de verão, o Papa convidou a reconhecer em Deus “a fonte e a plenitude da felicidade”.
Bento XVI deixou uma saudação particular ao grupo de peregrinos cubanos presentes na residência pontifícia, manifestando “proximidade e afeto” à população da ilha caribenha.
Em polaco, a intervenção papal recordou o 70.º aniversário da morte de São Maximiliano Kolbe, no campo nazi de Auschwitz, como um “sinal luminoso da vitoriosa presença de Deus no drama humano do ódio, do sofrimento e da morte”.
O Papa voltaria ao tema da JMJ na sua saudação final, pedindo aos presentes que acompanhem “espiritualmente com a oração” a próxima viagem a Madrid.
A 26ª JMJ, maior evento juvenil organizado pela Igreja Católica, conta em 2011 com um programa religioso e cultural de seis dias, na capital espanhola, sendo esperados cerca de um milhão de jovens de mais de uma centena de países.
Bento XVI chega a Madrid no dia 18, presidindo a nove celebrações litúrgicas e encontros com grupos de professores universitários, jovens religiosos e religiosas, seminaristas, pessoas portadoras de deficiência, voluntários e os mais de um milhão de peregrinos, que incluem uma via-sacra nas ruas da cidade, uma vigília e uma missa no aeródromo de Cuatro Vientos (ver programa completo).
Assinalada anualmente desdew 1986 em todas as dioceses católicas, no Domingo de Ramos, a JMJ tem lugar a cada dois ou três anos a nível internacional: em 1987, Buenos Aires (Argentina); em 1989, Santiago de Compostela (Espanha); em 1991, Czestochowa (Polónia); em 1993 em Denver (EUA), em 1995, Manila (Filipinas); em 1997, Paris (França); em 2000, Roma (Itália); em 2002, Toronto (Canadá); em 2005, Colónia (Alemanha), já com a presença de Bento XVI; em 2008, Sidney (Austrália).
Em solo australiano, o Papa convocou os jovens para a JMJ em Madrid (Espanha), com o tema "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé" (São Paulo, Carta aos Colossenses).
O Vaticano confirmou, entretanto, que a próxima edição das JMJ vai ter lugar no Rio de Janeiro (Brasil), em 2013, escolha que Bento XVI anunciará oficialmente no próximo dia 21.

http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=86956