domingo, 26 de abril de 2009

Canonização do Beato Nuno de Santa Maria


Uma expressão de alegria e de louvor no anúncio do dia da celebração da Canonização do Beato Nuno de Santa Maria.

O anúncio do dia 26 de Abril de 2009 como a data para a celebração festiva da canonização do Beato Nuno de Santa Maria desperta em todos os cristãos e, dum modo particular Nos membros de toda a Família Carmelita, um sentimento de júbilo e de acção de graças!

É o ponto alto dum longo percurso em ordem ao reconhecimento oficial por parte da hierarquia da Igreja Católica da santidade deste ilustre filho da Igreja. Digo oficial porque, no mundo popular e no espírito de todos os que admiram a vida exemplar do Beato Nuno, ele já é santo desde há muito!

É um momento para agradecer!

Agradecer a Deus as maravilhas que operou e opera na e através da pessoa do Beato Nuno.

Agradecer o dom que é para a Igreja a figura do Santo Condestável!

Agradecer ao Santo Padre o Papa Bento XVI e aos seus colaboradores mais directos o reconhecimento da santidade do Beato Nuno como modelo para todos os cristãos e homens de boa vontade!

Agradecer a todos aqueles que, ao longo dos anos, acreditaram e lutaram por esta causa!

Somos convidados a uma atitude de fascínio, de encanto e de admiração diante do mistério de Deus presente dum modo tão evidente e perceptível na figura do Beato Nuno!

Alegremo-nos neste momento!

Unamo-nos em Igreja! Sendo português, o Beato Nuno é um santo da Igreja universal!

Unamo-nos como Igreja em Portugal! O tempo actual, marcado pela crise económica e por uma série de temas fracturantes lançados para a discussão pública, exige de nós uma Fé clara e uma radicalidade na vivência da nossa Espiritualidade cristã, sobretudo no âmbito da solidariedade. Ao contemplarmos a vida do Beato Nuno e confiados na força de Deus, acreditamos que isso é possível e real!

Unamo-nos como Carmelitas! O Beato Nuno abraçou a vocação Carmelita! É um testemunho vivo daquilo que somos chamados a ser: profetas de Deus que vivem e ensinam os outros a viver aquilo que experimentamos na oração contemplativa, transformando esta oração em gestos efectivos de ajuda aos mais necessitados!

Deixo aqui o desafio para nos prepararmos intensamente para celebrar o dia solene desta canonização!

Procuremos conhecer em profundidade o itinerário espiritual do Beato Nuno de Santa Maria! São várias as publicações que nos relatam o seu percurso na nossa história! A simples leitura da sua vida é capaz de nos edificar e de fazer crescer como carmelitas e como cristãos!

Na medida das nossas possibilidades e disponibilidade, façamos por estar atentos e participar nas iniciativas que serão organizadas para celebrar esta canonização!

Procuremos, então, num misto de louvor, admiração, conhecimento e identificação, prepararmo-nos para celebrar solenemente a canonização do Beato Nuno!

Frei Agostinho Marques de Castro, O. Carm. - Superior Maior da Ordem do Carmo em Portugal