quarta-feira, 29 de maio de 2019

don Divo, É Deus quem nos pede em cada momento uma resposta ao seu amor, e tudo o que fazemos deve ser um dom que oferecemos ao Senhor.

  português inglês alemão francês espanhol italiano neerlandês polaco russo
Roteiro de 5 dias pelas Montanhas Rochosas do Canadá (Banff e Jasper)  | Mala de Aventuras


Se a nossa consagração depende de uma vocação divina, é melhor meditarmos profundamente e por muito tempo sobre o que importa nesta vocação.

Pode-se certamente meditar sobre o amor infinito de Deus que nos ama, que chama cada um pelo seu nome, que assiste cada um de nós e nos acompanha em cada momento do nosso caminho. Poder-se-ia certamente pensar na iniciativa de Deus neste caminho de santificação, neste caminho de perfeição que a vida cristã deve ser para todos - e teríamos tanto para meditar! Pelo contrário, quero meditar sobre uma outra verdade que muitas vezes permanece escondida de nós, e é precisamente o facto de que a vocação nos coloca em relação com Deus: já não somos mestres da nossa vida, já não somos tão livres que tenhamos de determinar o nosso próprio caminho.

É claro que a vocação divina nos deixa a decisão de uma resposta, mas, quer façamos um caminho ou outro, nosso caminho agora não é mais do que uma resposta ou uma rejeição de Deus.

Estamos em relação com Deus, nossa vida é essencialmente esta relação; como nosso caminho é determinado por uma palavra que nos foi dirigida, nosso caminho agora só pode ser este: ou uma resposta a Deus que nos chama ou uma recusa a Ele que nos convida.

E esta verdade ensina-nos que a responsabilidade pesa sobre nós. Se a escolha do caminho, do caminho, da meta, fosse deixada a nós sozinhos, não nos sentiríamos tão culpados se não chegássemos aonde nossos desejos nos levariam a lutar. Na verdade, ninguém se sente culpado por si mesmo, podemos dizer: - Paciência! Eu queria chegar ao topo e só cheguei a meio do caminho. - Podemos lamentar que não tenhamos conseguido alcançar o que esperávamos, mas não nos sentiríamos culpados por isso. Em vez disso, somos culpados quando temos de responder a Outro, que tem todo o direito sobre nós, da nossa viagem.

Devemos perceber que a vocação divina que recebemos nos torna precisamente responsáveis perante o Senhor por toda a nossa vida.



Se tivéssemos escolhido o Senhor, é claro, se não tivéssemos alcançado a perfeição, poderíamos ter uma certa dor, mas poderia também solicitar a vaidade de ter sido tão bons ao menos a ponto de escolhê-la, poderíamos sentir-nos, se não fosse outra coisa, felizes por saber escolher a melhor parte, mesmo que não tivéssemos podido então realizar nosso ideal de perfeição - teríamos recebido uma nobreza pelo próprio fato de tê-la escolhido nós mesmos. Mas se é Deus quem nos escolhe, ter assumido o compromisso da perfeição evangélica não é para nós motivo de vaidade e orgulho, é antes motivo de séria responsabilidade para cada um de nós responder a Deus.

Sentir isto não é uma coisa pequena para nenhum de nós: devemos responder a Deus em nossas vidas, em todas as nossas ações.



É Deus quem nos pede em cada momento uma resposta ao seu amor, e tudo o que fazemos deve ser um dom que oferecemos ao Senhor. Não é um presente gratuito, um presente puramente gratuito - é uma resposta amorosa ao Amor infinito. Se recebemos uma vocação que nos compromete com a santidade, não podemos viver com superficialidade; não podemos adiar para amanhã o compromisso de uma santificação que hoje nos mantém unidos, não podemos fugir de uma pesada responsabilidade por cada um de nós.

A santidade não é, não se torna um privilégio, nem é ainda menos uma presunção - é uma obrigação estrita para cada um de nós. Quem não busca verdadeiramente a perfeição, uma vez consagrado ao Senhor, falha em sua vida e é culpado do Amor que o escolheu.

Responder a Deus: isto é o que significa ter recebido uma vocação divina: significa que em cada momento devemos responder a Deus do uso que fazemos de nós mesmos, do nosso coração, da nossa vontade, da nossa inteligência, da nossa força, do nosso tempo - de tudo o que devemos responder.

Muito pouco o sentimos; acreditamos nele, mas não o percebemos dia após dia, minuto após minuto; não sentimos realmente a gota que nos empurra para o caminho que nos deve conduzir à santidade. Vivemos tão pacificamente: uma vida medíocre que parece já ter sido muito realizada quando acrescentamos outra oração às nossas orações habituais, quando tentamos exercer um pouco de paciência, quando tentamos manter-nos fiéis a algum exercício particular de virtude.

Parece-nos que está a acontecer muita coisa? É a Deus que devemos responder, a um Amor infinito: tudo o que podemos fazer será sempre pequeno se realmente sentirmos que a nossa vida deve ser uma resposta pessoal a um Amor infinito que nos tomou para si.

Com que espírito interior sentiram os santos que foram levados ao encontro de Deus! Nada os deteve no seu caminho: nem a fadiga, nem a doença, nem a fraqueza do corpo, nem a fragilidade do espírito; a sua alma estava agitada como que por um furacão, por um vento tempestuoso que os empurrava violentamente para o Senhor.