domingo, 16 de fevereiro de 2020

Don Divo Barsotti, A sacralidade de todas as coisas


português inglês alemão francês espanhol italiano neerlandês polaco russo

Image result for don Divo Barsotti

"Por Cristo, com Cristo e em Cristo": é a dimensão "eucarística" da vida que pode ser realizada também nos dias ordinários de um cristão, uma implementação do mandato final: "Ite, Missa est".
A "doxologia final" (do grego "doxa" - glória) a que Dom Divo se refere nas páginas iniciais de seu livro, é a que o sacerdote pronuncia na Santa Missa, no final da oração eucarística:

"Por Cristo com Cristo  , em Cristo, a Vós, Deus Pai Todo-Poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória pelos séculos dos séculos".
É a oração que acontece enquanto o celebrante levanta o Pão e o Vinho consagrados, e a assembleia, no final da doxologia, responde "AMEN".
O que, então, dá a maior glória a Deus?
Oferecer ao Filho, no Sacrifício perfeito, unir-nos, nesse mesmo sacrifício: "Rezai, irmãos, para que o meu sacrifício e o vosso sejam agradáveis a Deus, Pai Todo-Poderoso", proclama o Sacerdote na apresentação dos dons.

Uma vida vivida "com Cristo" torna-se uma vida na qual se redescobre a "sacralidade de todas as coisas" e na qual o Esposo vem verdadeiramente todos os dias, todos os momentos, em todas as acções bem ordenadas, em tudo e em todos, porque "se acreditamos, tudo é sinal de Deus".


"O MEU DIA COM CRISTO" 
don Divo Barsotti 


"Na Missa há uma expressão entre as mais ricas em conteúdo teológico e espiritual, assim como, por outro lado, uma das mais importantes; de fato, ela fecha o Cânon, e ao fechar o Cânon nos diz em poucas palavras o que é a Missa.
Como a Missa é a própria presença do acto redentor que resume todas as coisas, esta expressão ensina-nos o que é a vida espiritual, a nossa própria vida, ensina-nos como devemos vivê-la e para que fim devemos vivê-la.
Per Ipsum et cum Ipso et in Ipso, est tibi, Deo Patri Omnipotenti, in unitate Spiritus Sancti, omnis honor et gloria.
Por Ele, com Ele e n'Ele,  a Vós, Deus Pai Omnipotente, na unidade do Espírito Santo, toda honra e glória.
Fim da Missa e de toda a vida: toda a honra e glória ao Pai na unidade do Espírito, mas através da mediação de Cristo. Por Cristo, com Cristo, em Cristo.
Porque Cristo não significa que se vive para o nosso Senhor, mas que se vive através do nosso Senhor.
Toda a nossa vida, entretanto, é sobrenatural, é uma vida verdadeiramente de graça, porque tira de Cristo o seu poder divino: é por Cristo que vivemos voltados para o nosso Pai Celestial.
Mas não vivemos voltados para o Pai Celestial, a menos que vivamos com Cristo e por Ele.
E nossa vida sobrenatural será perfeita quando vivermos para o Pai Celestial estando em Cristo, um com Ele, tão unidos a Cristo que nos identificamos com Ele de alguma forma.
O progresso da vida espiritual está precisamente nestas três pequenas preposições: per, cum, in. (pp. 9-10)

"Não podemos pensar em viver a nossa vida cristã e muito menos em alcançar a santidade, do que colocar-nos ao serviço de algo, de alguém, engajando-nos em um trabalho, trabalhando.
Não se vive para vegetar sozinho. 
Ser santos não significa multiplicar nossas orações, fazer muitos actos de mortificação: significa cumprir nosso dever até o fim, responder à vontade divina com todo nosso ser, na dedicação total de toda nossa vida. 
Nosso Senhor está nos chamando para nos enviar à Sua vinha.
Você será capaz de realizar o trabalho mais humilde, mais escondido, mais aparentemente insignificante, e no entanto é a partir do seu trabalho, que parece de tão pouca importância, que o trabalho dos outros também adquire a sua capacidade, a sua eficácia.
Se você parar uma roda, tudo pára: talvez seja uma roda pequena que pára guinchos grandes e imensos.

Jesus trabalhou, e nós trabalhamos com Ele.