A Fraternidade de S.Pedro celebra 20 anos de fundação este ano e são numerosos os frutos ,o que mostra que tem sido abençoada por Deus.
Origem da Fraternidade
A Fraternidade Sacerdotal São Pedro é uma sociedade clerical de vida apostólica de direito pontifício. Esta comunidade de padres católicos, sem votos religiosos, trabalha por uma missão no mundo. Esta missão é dupla : primeiro, a formação e a santificação dos padres no quadro da liturgia tradicional do rito Romano ; segundo, a ação pastoral destes padres sobre o mundo, ao serviço da Igreja.
A Fraternidade foi fundada no dia 18 de julho de 1988 na abadia de Hauterive (Suiça) por uma dezena de padres e alguns seminaristas. Pouco tempo depois de sua fundação e graças à ajuda do Cardeal Ratzinger, ela foi acolhida por Mons. Joseph Stimpfe, bispo de Augsburgo (Alemanha) em Wigratzbad, santuário mariano bávaro. E lá que se encontra hoje o seminário europeu da Fraternidade São Pedro. Esta Fraternidade hoje conta com 140 padres e 120 seminaristas.
- E senti o espírito inundado por um mistério de luz que é Deus e N´Ele vi e ouvi -A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, – Ela estremece: montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados. - O mar, os rios e as nuvens saem dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar , é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora! - Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia: – No tempo, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu! (escreve a irmã Lúcia a 3 de janeiro de 1944, em "O Meu Caminho," I, p. 158 – 160 – Carmelo de Coimbra)