sábado, 25 de outubro de 2008

Papa Bento XVI no Santuário de Pompeia
Domingo, 19 de Outubro de 2008

Antes de entrar no Santuário para rezar o Santo Rosário convosco, parei brevemente diante da urna do beato Bartolo Longo, e rezando eu me perguntava: "Este grande apóstolo de Maria, onde é que buscou a energia e constância necessária para concluir uma obra tão impressionante, que é hoje conhecido em todo o mundo? Não é realmente do Rosário, que ele acolheu como um verdadeiro dom do coração de Nossa Senhora? ". Sim, foi realmente assim! Testemunha-o a experiência dos santos: Esta oração mariana popular é um meio valioso para crescer espiritual na intimidade com Jesus, e aprender, na escola da Virgem Santa, a realizar sempre a vontade divina. É contemplação dos mistérios de Cristo, em união espiritual com Maria, como sublinhou o Servo de Deus Paulo VI, na Carta Apostólica Marialis cultus (No. 46) e, como em seguida o meu venerado predecessor João Paulo II ilustrou amplamente na Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae,que hoje idealmente entrego novamente à Comunidade Pompeiana e a cada um de vós.

Vós que morais e trabalhais aqui em Pompeia, sobretudo vós, queridos sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos envolvidos nesta única parcela da Igreja, todos sois chamados a fazer vosso o carisma do beato Bartolo Longo e a tornar -vos, na medida e nos modos que Deus concede a cada um, autênticos apóstolos do Rosário.
Mas para ser apóstolos do Rosário, precisamos de fazer a experiência em primeira mão da beleza e da profundidade desta oração, simples e acessível a todos. É necessário primeiro deixar-se conduzir pela mão da Virgem Maria a contemplar o rosto de Cristo: o rosto alegre, luminoso, doloroso e glorioso. Quem, como Maria e junto com Ela, guarda e medita assiduamente os mistérios de Jesus, assimila sempre mais os seus sentimentos e conforma-se com Ele.