segunda-feira, 8 de julho de 2019

"O Terceiro Segredo de Fátima Eventos misteriosos de 1917 em Portugal e o destino da Rússia

  português inglês alemão francês espanhol italiano neerlandês polaco russo


FONTE


"O Terceiro Segredo de Fátima

Eventos misteriosos de 1917 em Portugal e o destino da Rússia
Vladislav Romanov
10.11.2017

Fiéis fenômenos da era centenária - eventos amplamente conhecidos e discutidos no Ocidente. Todos os anos, Fátima (na foto) visita 7 milhões de peregrinos católicos cada um. Os fenómenos de Fátima neste momento dão origem a lendas, polémicas nos media, excitam a consciência dos fãs de várias maravilhas e mistérios místicos.
Mas, talvez, nem os Católicos crentes, nem os fiéis ao exército monástico do Papa, nem o próprio Bispado Católico, nem mesmo os pontífices romanos não estejam completamente certos do que era, e do que toda esta história de Fátima significava, e como interpretá-la, e cumprir todas as "directivas" recebidas em Fátima.

Podemos concordar com um dos investigadores ortodoxos dos fenómenos de Fátima do padre Alexis Staritsyn que Fátima é um "osso na garganta de Roma", que não podem engolir-se a si próprios, mas querem empurrar-nos a nós, os ortodoxos.
Em 20 de agosto de 2017, pela primeira vez na Rússia, a Catedral Católica de Irkutsk acolheu a coroação da estátua da "Madonna de Fátima" com uma coroa preciosa decorada com esmeraldas e outras jóias. A coroa foi feita especialmente para este evento na Polónia. A escultura da Madonna foi colocada sobre uma árvore metálica simbólica, cuja coroa se assemelha à imagem geográfica da Rússia. Com as mãos estendidas, a coroada Madonna abençoa a Rússia. Esta acção foi levada a cabo pelos bispos siberianos da Igreja Católica Romana (ROCC) e por um bispo polaco, Jerzy Mazur, que foi expulso da Rússia em 2002 na sequência de um escândalo diplomático entre a Rússia e o Vaticano.
O 100º aniversário dos acontecimentos perto da cidade portuguesa de Fátima, que coincidiu com o 100º aniversário da revolução no nosso país, provoca uma variedade de acções públicas entre os católicos na Rússia e na CEI. Desde fevereiro de 2017, conferências têm sido realizadas em instituições educacionais da RCC dedicadas ao início de misteriosos fenômenos de Fátima e eventos relacionados (de acordo com católicos russos) das revoluções de fevereiro e outubro.
Fenômenos de fé: como foi
Fátima é uma cidade portuguesa a 123 quilómetros a norte de Lisboa. Recebeu o nome de uma princesa muçulmana medieval que se converteu ao cristianismo. Em 1917, teve lugar a Primeira Guerra Mundial e Portugal atravessava um período difícil de perseguição ao catolicismo. Lúcia, uma menina de dez anos, a sua prima Jacinta e o irmão Francisco, de sete, que pastava ovelhas e brincava aos jogos de crianças, tornaram-se subitamente participantes em fenómenos místicos misteriosos no desfiladeiro da Cova de Iria. Os principais acontecimentos tiveram lugar em 1917.
Num certo lugar, as crianças eram misticamente uma certa "Senhora", que apareceu seis vezes de 13 de Maio a 13 de Outubro de 1917, no dia 13 de cada mês. Antes disso, as crianças em 1915 e 1916 eram algumas entidades, representadas por anjos, que adoravam em conjunto e até mesmo "trouxeram" crianças.
Que "a Senhora" é ostensivamente a Mãe de Deus ("Eu sou a  Senhora do Rosário"), o fenômeno só foi relatado durante o último encontro em outubro de 1917. Os encontros místicos das crianças foram percebidos com cepticismo pelo clero local, mas logo foram divulgados e reuniram grandes multidões de pessoas e até jornalistas no dia 13 destes meses.
No último encontro, a 13 de Outubro de 1917, para a 70ª milésima multidão de " NOSSA SENHORA", que era vista directamente apenas pelas crianças (e falava   a sua Lúcia mais velha), foi organizado um fenómeno de luz, acessível a todos. Segundo testemunhas oculares, dentro de 10 minutos o sol estava girando como uma roda de fogo, jogando em todas as direções as roldanas de luz brilhante, que se revezavam em cores diferentes. Do sol mudaram as cores do céu, árvores e pessoas, pintadas em todas as cores do arco-íris. Então o sol correu para as pessoas em saltos em ziguezague, irradiando forte calor. De repente parou depois da queda, ziguezagueou de volta ao seu lugar e gradualmente começou a brilhar a sua luz habitual.
Este evento foi documentado na imprensa portuguesa, muitos cientistas estiveram presentes durante este evento relâmpago.
Duas das crianças que participaram nos fenómenos de Fátima - Francisco e Jacinta - já tinham morrido em 1919 e 1920 durante a epidemia da gripe espanhola, e a mais velha delas, Lúcia, tornou-se freira carmelita católica e viveu até 2005, tendo tido um certo impacto no desenvolvimento do catolicismo. Apoiada e até dirigida  por jesuíta português, tornou-se  uma mulher madura, no período de 1936 a 1944, começou a registar memórias e histórias de algumas visões e "segredos",  acontecidos em 1917, "Senhora". Os seus escritos, com a ajuda dos bispos portugueses, foram amplamente divulgados e traduzidos em muitas línguas.
Lúcia relatou que a "Senhora" tinha contado "três segredos": ela mostrou o inferno às crianças, previu o fim iminente da Primeira Guerra Mundial, o futuro início da Segunda Guerra Mundial, a necessidade da conversão da Rússia, e que a futura  Consagraçaõ da Rússia ao "seu Imaculado Coração  ".

"A "Senhora" exigiu o arrependimento dos pecadores, mostrou o seu coração ferido pelos espinhos dos pecados do homem, e exigiu que o Seu Imaculado Coração fosse honrado, e que os crentes rezassem pelo Rosário, pelos sacrifícios e pela comunhão no primeiro sábado do mês.
Esperando várias décadas após a formalização da atitude do bispado português para com as visões e reconhecendo-as como importantes para o estabelecimento do catolicismo em Portugal (até e incluindo o facto de, no século XX, Fátima ser um dos símbolos icónicos de Portugal), a Irmã Lúcia começou a  pedir o estabelecimento do culto do "Imaculado Coração de Maria", que não tinha sido anteriormente no catolicismo. Ela insistiu na necessidade de o Papa e todos os Cardeais  consagrarem o mundo a este coração, como a Senhora tinha ordenado.
"O Terceiro  Segredo
Em maio de 2017, todos os meios de comunicação do mundo seguiram a visita do Papa Francisco a Fátima, onde liderou as celebrações para assinalar o centenário do fenómeno de Fátima e declarou santas na Igreja Católica  o São Francisco e a Santa Jacinta. Estas crianças, segundo as instruções das " Nossa Senhora", "sacrificaram" as suas curtas vidas: rezaram constantemente  o rosário (como ordenou a "Senhora"), sacrificando-se em tudo,bebendo  água suja em vez de limpa, chicotearam os pés com urtigas, libertaram as borboletas apanhadas, etc. Eles fizeram tudo isso não por causa da sua salvação pessoal, mas por causa dos pecadores. Mas os meios de comunicação europeus não estavam interessados nestes novos santos da Igreja Católica, nem na estranheza da sua vida ascética. Tradicionalmente, os sensacionalistas desta história só estão interessados numa coisa: o "terceiro segredo" de Fátima.
O mundo católico tem falado muito sobre o "terceiro segredo" durante décadas, mas só em 2000 aprendeu o seu conteúdo. Embora em 1944, Lúcia deu aos bispos um envelope com este segredo,  escrito em português, e desde 1957 foi guardado no Vaticano. Os papas decidiram esconder o conteúdo do envelope, mas, sob pressão da mídia e do público, relataram seu conteúdo.
O que o Vaticano disse nas celebrações em Fátima, em 2000, foi interpretado de várias maneiras, mesmo pelos próprios Católicos. E todos os tipos de ocultistas, ufólogos e apoiantes da Nova Era? Muitas pessoas não acreditavam que a " Nossa Senhora" relatava exactamente o que lhes era lido. Outros começaram a interpretar o que ouviam de forma diferente.
O texto,  escrito por Lúcia em 1941, narrou a visão apresentada pela "Senhora" às crianças em Outubro de 1917. Um bispo,  vestido de branco, subia a uma colina onde havia uma cruz de cortiça grosseiramente cortada. Ele andou pelas ruínas de uma cidade cheia de mortos, tremendo e sofrendo.
Ele rezou pelas almas dos mortos. Ajoelhou-se na cruz e foi alvejado por soldados com armas e flechas. Os sacerdotes que o seguiam e o povo de muitas propriedades - crentes - também foram fuzilados. Anjos juntaram seu sangue em aspersores de cristal e os aspergiram com almas que se aproximavam de Deus.
O Vaticano interpretou este "mistério" em conexão com o atentado contra João Paulo II em 1981. A bala mortal encontrada no carro do Papa foi colocada na coroa da estátua de  Nossa Senhora do Rosário de Fátima, porque o Papa acreditava que tinha sobrevividograças à sua intercessão. Mas um ano depois disso, quando a profecia já tinha sido cumprida, em 1982, o Papa foi novamente  agredido - directamente em Fátima - por um padre espanhol com uma arma fria. Ele queria matar o Papa Vojtyla, considerando-o um protegido de Moscovo para levar a cabo reformas destrutivas da Igreja.
O Cardeal Joseph Ratzinger, futuro Papa Bento XVI, interpretando o "terceiro segredo" na mensagem oficial da Congregação de Fé em 2000, disse que "é pequeno e não atinge a consciência". Do seu ponto de vista, a essência do fenómeno e da mensagem de Fátima é a oração e o arrependimento, que a "Senhora" mencionou. E o século XX é um século de sofrimento para os crentes, liderados pelo  Papa. Ao fazer isso, ele queria acabar com os argumentos em torno do "mistério".
Mas a antiga regra papal "Roma disse, e ponto final! - Não funcionou, porque durante tantos séculos Roma habituou o seu rebanho à espera do milagre. Dança do sol no céu em outubro de 1917 - um acontecimento extraordinário, que, de acordo com as expectativas gerais, seria seguido por uma profecia espetacular. E na realidade - apenas uma versão desactualizada da história que o século XX - o século da perseguição à Igreja (com o qual o catolicismo, ao contrário dos países ortodoxos, enfrentou apenas parcialmente no tempo de Hitler e da penetração do comunismo), ou que em 1981, um turco extremista tentaria matar  João Paulo II. Não, as pessoas não acreditavam que a "Senhora", que organizou um conto de fadas solar tão grande, pudesse transmitir uma profecia tão simples, reduzida ao estabelecimento do dogma católico e à autoridade dos papas.
Portanto, o debate sobre o "terceiro segredo" continua, causando críticas ao papado e aos bispos, que supostamente continuam a esconder dos católicos o segredo associado ao fim da história. Aqueles que aceitaram a profecia consideraram que a execução do sumo sacerdote romano apresentado na visão estava ligada à retribuição pela traição dos bispos católicos da fé e de Cristo durante o Concílio Vaticano II.
  
Hoje, as interpretações do "terceiro mistério" estão misturadas com referências às falsas profecias do santo católico Malaquias do século XII sobre o último Papa.
E todos insatisfeitos com o atual Papa Francisco (e são muitos) proclamam-no Pedro, o Romano, que é mencionado na profecia de Malaquias como o último Papa da história humana. Em breve, por profecia, virá o fim da história e o tempo do juízo, como indicado no "terceiro segredo" de Fátima.
Assim, nem todos estavam satisfeitos com a interpretação do Vaticano desta visão dos santos papas mártires. Em um determinado ambiente, o tratamento é popular, associado à expectativa do Juízo Final e à retribuição aos papas, assim como os criminosos diante da verdade.
Os ortodoxos não aceitam estes milagres e profecias como verdadeiros, graciosos, originários da Santíssima Trindade, especialmente porque há uma indicação ambígua e embaraçosa do papel ortodoxo da Rússia na história mundial.
Na década de 1990, quando a Rússia enfrentou pela primeira vez o desafio das "profecias de Fátima", o Patriarca Alexis II de Moscovo e Toda a Rússia, quando fez perguntas sobre o chamado "milagre da aparição da Mãe de Deus" às crianças portuguesas, as profecias sobre a Rússia e a sua atitude perante tudo isto, avisou: "Vou dizer desde já que é difícil para mim julgar este fenómeno. Prestamos atenção a tudo o que foi dito e falado sobre a Rússia no Ocidente, especialmente no contexto da fé cristã. Mas deve-se notar que muitas realidades da vida espiritual dos cristãos ocidentais são apenas parte de sua experiência, que tem certas diferenças com a tradição ortodoxa. Respeitamos a reverência da Igreja Católica pelo fenómeno em Fátima, mas temos dificuldade em expressar qualquer opinião particular sobre este assunto. Esta é a experiência espiritual da Igreja Católica.
Profecia sobre a Rússia e as tentativas de sua "iniciação".
Mas certas forças estão mais interessadas em mencionar a Rússia nas palavras "Senhora". Durante estes cem anos - de 1917 a 2017 - o período de 1917 a 2017. - Com o apoio dos EUA, o culto de Fátima desenvolveu-se, impulsionado não tanto pela graça (cuja presença nestes fenómenos é difícil de detectar para um homem ortodoxo), mas por uma variedade de circunstâncias. O mais importante deles é a Guerra Fria e a presença da Rússia, o principal inimigo do mundo ocidental.
Segundo o testemunho da  Irmã Lúcia de 1936, em 13 de julho de 1917, a "Senhora"  falou às crianças sobre a ameaça de uma nova guerra, fome e perseguição à igreja. "Para evitar isto, virei pedir a dedicação da Rússia a Meu Imaculado Coração e a comunhão expiatória no primeiro sábado. Se os Meus pedidos forem ouvidos, a Rússia  converter-se-á e haverá paz; e, se não, espalhará  os seus erros pelo mundo, causando guerras e perseguições contra a Igreja. Os justos se tornarão mártires, o Santo Padre (o Papa) sofrerá muito; as várias nações serão destruídas.  No final, o meu Imaculado Coração triunfará. O Sagrado Padre me  consagrará a Rússia, que  se converterá, e a paz será concedida ao mundo por algum tempo. (Na apresentação deste fenómeno em 13 de Julho de 1917, Lúcia não parecia estranha ao facto de a "Senhora" ainda não ter comunicado quem ela era, tendo-o feito apenas em Outubro, mas tendo já falado sobre o culto do seu coração).
Das lembranças posteriores da monja Lúcia segue-se que "a Senhora" cumpriu a promessa e em 13 de Junho de 1929 foi pedir a  consagração da Rússia. Então Lúcia (que já se tinha tornado freira carmelita) teve novamente uma visão e a "Senhora" que tinha vindo contou-lhe: "Chegou o momento em que Deus pede ao Santo Padre, em união com todos os Bispos do mundo, que  consagre a Rússia ao Meu Imaculado Coração, prometendo salvá-la desta forma.
Incrível coincidência! Foi em 1929 que o Papa Pio XI fundou em Roma o centro educativo e de pesquisa Roussikum. ("Pontifício Instituto de Estudos Orientais") para a realização de grandiosos planos de pelotização da Rússia. Em meio ao conflito teológico, à destruição de milhares de sacerdotes ortodoxos (em 1920-30  foram mortos cerca de 200 mil sacerdotes ortodoxos), o Papa criou o centro "Russicum" para preparar pastores de língua russa.
Depois da destruição total da Igreja Ortodoxa Russa pelos comunistas e da destruição do comunismo planejado para encher a Rússia de padres-missionários católicos que finalmente resolveriam uma questão centenária para a submissão da Rússia à autoridade do Papa e a eliminação da Ortodoxia.
Provavelmente, depois destes factos para os ortodoxos, a questão dos fenómenos da "Senhora" e das suas declarações ambíguas sobre a Rússia está a aproximar-se do seu encerramento. Resta saber o que significam as palavras " Nossa Senhora" e " erros da Rússia", que "vai espalhar-se por todo o mundo"? Ideologia comunista ou ortodoxia?
Se a ideologia comunista, porque é que as tentativas dos Católicos de  consagrar a Rússia  a " Nossa Senhora de Fátima" e ao questionável culto do "Imaculado Coração" continuam neste momento? E porque é que as iniciativas Unitárias estão a ser levadas a cabo sob as bandeiras do culto de Fátima?
O Papa, a partir de Pio XII, tentou, de uma forma ou de outra, "dedicar a Rússia ao coração  Imaculado": através de cerimónias especiais, orações  na Santa Sé.




 Alguns católicos acreditam que a consagração do Papa João Paulo II foi eficaz. Foi alegadamente seguida da abolição dos regimes comunistas na Europa, da queda do Muro de Berlim, da proclamação da independência das repúblicas que faziam parte da União Soviética, do fim da perseguição à Igreja e da formação de uma igreja local na Rússia com o estatuto de metrópole, que os católicos na Rússia pré-revolucionária não tinham.
Desde os anos 80, assim que os bispos católicos apareceram na Rússia e na CEI, a Rússia tem sido "dedicada ao Imaculado Coração da Virgem Maria". Por exemplo, o site "Fátima 1917" relata que "em 13 de Maio de 2017, na Missa solene na Catedral de Karaganda da Mãe de Deus de Fátima, o legado papal Cardeal Cordes e todos os bispos dedicaram a Rússia e a Ásia Central ao Imaculado Coração da Bem-Aventurada Virgem Maria".
Mas os Católicos mais Russofóbicos dos Estados Unidos e da Ucrânia acreditam que  aa consagração da "Senhora" não foi cumprida, pelo que a mensagem de Fátima, do seu ponto de vista, continua a ser relevante. Muito provavelmente, deve ser entendido como um desejo de conversão completa da Rússia ao latinismo ou, no mínimo, a uma unidade menos desenvolvida a partir da posição de Roma.
Os sindicatos dos EUA e da Ucrânia estão muito interessados em promover informações sobre a profecia de Fátima e a pressão sobre o Papa, despertando a famosa ameaça da Rússia e a necessidade de dedicá-la a alguma essência mística e a um conjunto de ideias promovidas por Roma.
Os peregrinos católicos que chegam a Fátima vêem o enorme rosário de rosário branco em exposição para adoração. Não há tal tradição de oração - segundo o Rosário - na Ortodoxia, e muito do que, segundo Lúcia, " Nossa Senhora" disse embaraça os ortodoxos com o seu "catolicismo" ou, simplesmente, com o seu herege. A "Senhora" falou do purgatório, reconheceu o poder e a "infalibilidade" do Papa. Uma das suas exigências era rezar o Rosário (esta tradição substituiu a leitura do relógio e dos Salmos pelos Católicos), em memória da qual os Católicos em Fátima criaram enormes contas de rosário.
Estes rosários de rosário  branco estavam maciçamente presentes em Kiev no Euromaidan em 2014, foram amarrados aos morcegos, aos capacetes dos nacionalistas que derramaram sangue pela Ucrânia euro-integrada e aos interesses do Papa no território da Santa Rússia.
O  terço do Rosário, amarrado ao morcego, é provavelmente um símbolo ilustrativo da " consagração da Rússia" e do eco dos fenómenos de Fátima.
O culto de Fátima na Rússia moderna
A menção da Rússia nos fenómenos de Fátima foi também salientada pelos Estados Unidos da América. Em 1947, o "Exército Azul de Nossa Senhora de Fátima" foi estabelecido nos Estados Unidos. Apenas no ano do início da Guerra Fria. A partir de hoje, existem 200 escritórios de representação desta organização nos EUA, que também se espalhou por todos os continentes.
Desde a sua criação em 1940, a organização tem vindo a organizar a viagem da escultura branca da Nossa Senhora de Fátima por todo o mundo, o que provavelmente satisfaz a exigência da Senhora de  consagrar a paz e a Rússia ao seu coração. Recordai que, segundo Lúcia, todos os bispos do mundo, juntamente com o Papa, devem participar da  consagração.
Na própria cidade de Fátima, esta missão americana construiu uma igreja católica em honra da Assunção da Virgem Maria, que só pelo nome é considerada "russa". Os guardiões são jesuítas do rito bizantino que parecem externamente ortodoxos.
Se em 1996-1997 os padres latinos carregaram a estátua de " Nossa Senhora de Fátima  " nas suas paróquias da Rússia para fins de familiarização, em 1993 fizeram uma transmissão televisiva de 75 minutos a partir de Fátima, agora há uma nova etapa na difusão deste culto católico na Rússia. Até à data, foram instaladas estátuas brancas da Virgem de Fátima em todas as paróquias católicas da Rússia e da CEI. Pelo menos 3 novas igrejas católicas na Rússia são consagradas em honra do fenômeno de Fátima, a diocese católica com seu centro em Moscou é chamada de Arquidiocese da Mãe de Deus, e no ambiente católico a Rússia é chamada não oficialmente de "Terra de Maria" (Terra Mariana).
A viagem da escultura branca  de Nossa Senhora de Fátima da missão americana à Rússia foi renovada. De 11 a 16 de Julho de 2017, a estátua de Fátima esteve em São Petersburgo. A partir de 17 de Julho, em Moscovo.
Os jornalistas perguntaram ao Papa Francisco a este respeito, havia uma estátua no Kremlin? O Papa respondeu evasivamente, sem confirmar ou negar este facto.
Vamos enumerar as conhecidas paróquias, catedrais e missões católicas na Rússia relacionadas com os acontecimentos de Fátima e com o culto do "Imaculado Coração de Maria" (o culto foi estabelecido como resultado dos fenómenos de Fátima a pedido da Irmã Lúcia).
Em Irkutsk, em 2000, foi construída uma grande catedral católica romana "Imaculado Coração da Mãe de Deus". A missão católica dos Redentoristas criou duas paróquias dedicadas aos fenômenos portugueses: a paróquia da "Mãe de Deus de Fátima" em Togliatti; a paróquia do "Coração Imaculado da Bem-Aventurada Virgem Maria" em Kemerovo. Na Rússia, há também a espanhola "Congregação do Imaculado Coração de Maria Santíssima" (Claretianos). Seu centro organizacional está localizado em Krasnoyarsk.



O desenvolvimento do culto de Fátima na Rússia tem um segundo vento através da coroação das estátuas de Fátima nas paróquias católicas da Rússia. Assim, a nível simbólico, o bispado e o sacerdócio católicos dedicam a Rússia à "Senhora". Se estas coroações estão associadas às visões e promessas que existiam em Portugal em 1917, é um sinal ritual alarmante.
Sabe-se que o Papa coroa tradicionalmente os ícones católicos mais venerados da Virgem Maria (por exemplo, Czestochowska, Vilna-Ostrobramska) e que nos países católicos Maria é proclamada sua rainha (um exemplo vivo disso é a Polónia, México, Portugal, Irlanda, etc.). Podemos explicá-lo pelo facto de, desde o século IX, desde o tempo do Papa Nicolau (858-867), os sumos sacerdotes romanos se terem autoproclamado a usar as coroas de governantes terrestres que não tinham. Enquanto que a Mãe de Deus originalmente não tinha coroa nos ícones. Na iconografia bizantina, o Imperador e a Imperatriz tinham suas coroas, e a Virgem nunca as teve.
De acordo com o seu desejo de poder universal, os Papas decidiram sublinhar que a Virgem Maria é a Rainha do Céu, e para ela o dom mais precioso do Papa não é a pobreza, nem a misericórdia, nem a humildade, nem a mansidão, nem o amor como dignidade de pastor das ovelhas de Cristo, mas uma coroa de metal de barro com pedras...
Os católicos coroam solenemente estátuas da Virgem com fadiga nas cidades russas, dedicam a Rússia nos seus rituais a esta Virgem. Os bispos polacos na Rússia são particularmente activos na coroação das estátuas de Fátima.
Sabe-se que na Polônia a Virgem Maria é reconhecida como uma rainha católica. Mas o reconhecimento da Madona Católica como Rainha da Rússia e sua coroação por pessoas que às vezes nem sequer têm cidadania russa sugere que eles não percebem a Rússia como uma parte da ... Polónia?
Pequenas notícias no Jornal Católico Siberiano e em outras publicações fornecem fatos interessantes sobre interpretações católicas da história dos ícones milagrosos ortodoxos mais importantes para a Rússia no contexto dos fenômenos de Fátima.
Desde a década de 1970, os Católicos têm tentado ligar a história do ícone milagroso desaparecido de Kazan com Fátima. É sabido que na véspera das grandes convulsões na Rússia, o ícone milagroso da Mãe de Deus de Kazan foi roubado em 1904 e perdido para sempre em Kazan. Em 1970 - no "templo russo" de Fátima, pertencente à missão americana, apareceu um certo ícone Kazan, que veio de Londres e foi trazido para Inglaterra depois da revolução. Em 1981 foi apresentado ao Papa João Paulo II e permaneceu nos seus aposentos durante muito tempo. Em 2004, o Papa doou este ícone à Rússia. No entanto, acabou por ser apenas uma  cópia do século XVII, não um original em falta. No entanto, em 21 de Julho de 2005, este "ícone de Fátima" do Vaticano encontrou-se em Kazan, no mosteiro de Pokrovsky, substituindo a imagem milagrosa perdida.
Os ortodoxos nem sequer suspeitam de como o aparecimento de ícones milagrosos na Rússia é interpretado pelos Católicos. Ligam a queda da monarquia na Rússia com os fenómenos da sua "Senhora" de Fátima. E também correlacionam a aparência do "Ícone de Estado da Mãe de Deus", que se senta na coroa com o Filho de Deus no trono, com um ceptro e um poder nas suas mãos, com os acontecimentos de Fátima. Este ícone provavelmente encoraja o bispo católico a trabalhar ainda mais ativamente na "consagração" da Rússia. 
Enquanto que para os ortodoxos o aparecimento do ícone num momento trágico para a Rússia é um sinal de que a nossa Pátria, que perdeu o seu rei terreno, foi governada desde 15 de Março de 1917 pela própria Mãe Protectora de Deus.
A imaginação católica e a imagem milagrosa "O triunfo da Santa Virgem Port-Arthurskaya" escrita em 1904 na Lavra de Kiev-Pechersk sob o comando da Mãe de Deus. Este ícone foi uma bênção para o exército russo na guerra no Oceano Pacífico com os japoneses. Muito provavelmente, a consciência católica é agitada pela imagem deste ícone da coroa imperial, que não é confiada à cabeça da Mãe de Deus, mas é apoiada no Céu por serafins.
Assim, é indirectamente claro que o culto de Fátima e os fenómenos estranhos das "Senhora" em Fátima, em 1917, os próprios Católicos da Rússia estão correlacionados com a revolução, a queda da autocracia e do Império Russo e o fenómeno dos ícones milagrosos ortodoxos da Mãe de Deus.
O que significou a queda do Império Russo para o mundo católico foi dito pelo Papa Pio X, cujo pontificado começou em 1903 e terminou em 1914: "A Rússia é o inimigo mais importante da Igreja", "Se a Rússia vencer, ganhará o cisma" (isto é, a ortodoxia mundial).
É óbvio que, para a Rússia, toda esta activação em torno de Fátima, com a introdução de estátuas em Moscovo e São Petersburgo, a coroação da "Madonna" com coroas reais, feita na Polónia com a bênção dos pontífices romanos, e os apelos ao povo russo para se dedicar à "Madonna de Fátima" não pressagiam bem.
Como nada de bom para a humanidade não pressagiou os místicos e terríveis acontecimentos de 1917 em Portugal.
A tendência da vida religiosa russa após a queda dos grilhões de um estado sem Deus é a seguinte: o povo russo é constantemente tentado por numerosas crenças e tentações desconhecidas de seus antepassados. 


Os esforços de muitas forças secretas visam mergulhar o povo russo no pecado - ir contra a sua consciência, aceitar como norma a desacreditação dos lugares santos, acalmar-se pelo facto de que nada de terrível se seguirá. É imperceptível mudar a fé dos antepassados, traí-la com silêncio, aceitar novas e estranhas mudanças, adorar outros deuses...
A activação do "culto de Fátima" com os seus rituais é uma dessas tentações. Não pensamos em quantos templos em honra da "Imaculada Conceição" (um falso dogma católico sobre a Virgem) foram construídos na Rússia, que sempre preservou firmemente a Ortodoxia e glorificou verdadeiramente a Mãe de Deus. Não pensamos quais serão as consequências espirituais para a Rússia devido à criação de paróquias e catedrais em honra do novo culto do "Imaculado Coração de Maria", logicamente associado ao falso dogma da "Imaculada Conceição".
E os "truques" muito atmosféricos que tiveram lugar em Fátima, podem retratar algo de bom? Estranha e terrível dança do sol, girando e galopando no céu, mudanças de cor da atmosfera, durando 10 minutos, ocorrem em 13 de outubro de 1917 - duas semanas antes da revolução bolchevique na Rússia. Em vésperas do esmagamento das monarquias europeias, das transformações políticas mundiais, das revoluções, da queda dos Estados, do terror em massa, das guerras civis, da violência, da perda da pátria para milhões de pessoas.
Tudo isso nos lembra não do fenômeno gracioso enviado por Deus, mas mais algum tipo de triunfo da força escura em conexão com o fato de que ela conseguiu cometer a ilegalidade no mundo e obter um grande poder por um tempo.
Mas o senhor não repreende, não importa o quanto alguém se esforça. A Rússia, pela palavra dos santos, é o pé do Trono de Deus. A Rússia é a casa da Santíssima Virgem Maria. Há mais de mil anos que a Rússia está com Cristo, Sua Mãe Pura e todos os Santos. E todas as perguntas jesuítas foram durante muito tempo respondidas com uma resposta que é compreensível para qualquer mente e em todas as línguas. Se alguém se esqueceu desta resposta, deixe-o olhar para o ícone do Santo Príncipe Alexander Nevsky.
Romanova Vladislava Nikolaevna, Centro de Relações Igreja-Estado "Bereg Rus".
Especialmente para "Séculos".

FONTE: FONTE.




Traduzido com www.DeepL.com/Translator