terça-feira, 9 de julho de 2019

"Um homem em um mosteiro não deve sofrer de falta de oxigênio espiritual"

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Hieromonk Daniel (Konstantinov)
Não importa onde o mosteiro esteja localizado - uma ilha distante da agitação do mundo, ou no meio de uma cidade multimilionária, monásticos em qualquer ponto do globo sabem o que é guerra interna. E como é importante, especialmente para a nova irmandade, as novas irmãs, ver um número de pessoas que são um exemplo de verdadeiro monasticismo. Sobre isso, bem como sobre algumas etapas da formação espiritual do mosteiro, localizado a poucas centenas de metros da Praça Vermelha da capital, conversamos com o governador interino do Monastério Stavropegic Zaikonospassky Hieromonk Daniel (Konstantinov).

As pessoas dizem: "A ortodoxia não está provada, mas parece".

Pai, é provavelmente muito difícil escolher um mosteiro localizado em uma das ruas mais movimentadas da capital para a salvação da alma, e então humildemente suportar uma vizinhança tão difícil para um monge ano após ano?
Como eu disse em meu relatório na mesa redonda “Características da dispensação da vida monástica nos mosteiros urbanos” (São Petersburgo, agosto de 2017), viemos atraídos pela personalidade do padre Peter (Afanasev). Meu conhecimento com ele aconteceu no pátio de Moscou do Mosteiro de Valaam. Eu me formei no Instituto Florestal, consegui trabalhar como engenheiro florestal. Então meu bom amigo, pouco antes de meu chamado ao exército, me convidou para trabalhar neste pátio, recentemente retornou à Igreja. Todos nós subornamos o fato de que o pai estava interessado no próprio homem. Ele se aproximou e perguntou sinceramente: “O que você tem? Como você está? ”Ele ajudou a lidar com questões complexas, a perceber problemas importantes. Ninguém foi privado de atenção. Quando servi na Divisão de Tanques de Kantemirovskaya, o padre Peter (então padre Alexander) chegou de trem em Naro-Fominsk. O comandante do batalhão deu sua "UAZ" para que pudéssemos encontrar o padre. Nós o conhecemos e juntos fomos para a unidade. Lembro-me que naquele momento o pensamento veio à minha mente: como foi surpreendente que um homem da idade (55 anos, pareceu-nos muito) tenha entrado no trem elétrico, depois se mudado para a "UAZ" para ver os soldados, conversar com eles. Naquela época eu não sabia que nosso convidado tinha sido o diretor artístico e musical da Sociedade Filarmônica do Estado de Moscou por muitos anos, ele recebeu o título de professor, honrado artista da Rússia e sua autoridade no mundo da arte é extremamente alta. Mais tarde, quando descobri, tornou-se para mim um exemplo claro do fato de que uma pessoa de fé profunda pode deixar a glória mundana para o serviço de Cristo. Vou pular os estágios intermediários e dizer: já tendo chegado ao mosteiro - aqui, na rua Nikolskaya, onde muitas vezes cafés, restaurantes, lojas para turistas, GUM, música e muitas tentações, nós vimos como nosso pai-governador vive. No mosteiro até hoje, devido a circunstâncias objetivas, não há nenhum abade em casa ou, digamos, um quarto para o padre. O pai vivia em uma cela modesta. Ele ouviu as pessoas, ajudou-as a resolver algumas questões espirituais, confessou-as na sala de entrada, diante da qual sempre havia uma multidão de pessoas. Que humildade era necessário ter!
Quais são as qualidades dos irmãos Pedro hoje?
Atenção para a pessoa, assim como exigência e rigor. Pai Pedro foi por vezes dura, nos repreendeu, humilhado, mas sentimos que isso é feito não por paixão, não com irritação, como muitas vezes acontece no mundo, e é ditada pelo amor. Hoje posso dizer com certeza: tínhamos certas qualidades que exigiam tal abordagem. Não é suave, mas estrito.
Houve outro exemplo de verdadeiro monasticismo diante dos meus olhos. O Padre Peter muitas vezes me enviou para seu pai espiritual, Archimandrite Naum (Bayborodin). Lembrando-se do pai de Naum, o Metropolita de Astrakhan e Kamyzyaksky Nikon notaram em uma das conferências monásticas que o ancião não aconselhava nada que ele próprio não fizesse. Isso se referia à vida estatutária geral no mosteiro e à vida de oração interna. O padre Naum nos deu uma imagem animada de um monge, disse Vladyka Nikon. Eu mesmo vi o padre constantemente, enquanto estudava no Seminário Teológico de Moscou em tempo integral. Todos vimos que o pai nunca perde a regra fraternal da manhã. Para nós, os seminaristas, ele levou a sério, estava atento ao nosso estado interior. Eu devo muito ao padre Naum. A compreensão da vida espiritual aconteceu graças a ele e àqueles que estavam perto dele. Este é o abade Panteleimon (Berdnikov), que agora dirige o Departamento Missionário da Academia Teológica de Moscou; Arquimandrita Efrem (Elfimov), reitor do Pokrovsky Skete da Trindade Sergius Lavra na aldeia de Saburovo; Clérigo do Convento Stavropegial Pokrovsky Khotkovsky do Hieromonk John (Korchukov); Dom John Domodedovo, Vigário de Sua Santidade o Patriarca, Governador do Mosteiro Stavropegico de Novospassky em Moscou; Bispo de Arseniev e Dalnegorsky Guri. Fomos criados em uma única família, o que, é claro, é inesquecível. Ele se lembrou do Arquimandrita Matthew (Mormyl) - uma pessoa muito amável por natureza, com seu sorriso gentil e cativante que ele disse sobre nós: naumovichi ... Clérigo do Convento Stavropegial Pokrovsky Khotkovsky do Hieromonk John (Korchukov); Dom John Domodedovo, Vigário de Sua Santidade o Patriarca, Governador do Mosteiro Stavropegico de Novospassky em Moscou; Bispo de Arseniev e Dalnegorsky Guri. Fomos criados em uma única família, o que, é claro, é inesquecível. Ele se lembrou do Arquimandrita Matthew (Mormyl) - uma pessoa muito amável por natureza, com seu sorriso gentil e cativante que ele disse sobre nós: naumovichi ... Clérigo do Convento Stavropegial Pokrovsky Khotkovsky do Hieromonk John (Korchukov); Dom John Domodedovo, Vigário de Sua Santidade o Patriarca, Governador do Mosteiro Stavropegico de Novospassky em Moscou; Bispo de Arseniev e Dalnegorsky Guri. Fomos criados em uma única família, o que, é claro, é inesquecível. Ele se lembrou do Arquimandrita Matthew (Mormyl) - uma pessoa muito amável por natureza, com seu sorriso gentil e cativante que ele disse sobre nós: naumovichi ...

Muitos testemunham que o padre Nahum tinha o dom de educar os monásticos. Sabe-se que o ancião abençoou todo o exército de pessoas pelo monaquismo. Você pediu sua bênção?
Então veio uma história interessante. Em 2001 minha consagração diácono teve lugar, em 2003 - sacerdotal. Eu era celibatário. Uma petição de tonsura monástica foi iniciada no início de 2005, mas foi perdida em algum lugar. O padre Peter disse: "Vá ao padre Naum, peça sua bênção para o monasticismo". Fui a Lavra, encontrei o padre, contei sobre sua decisão e ouvi em resposta: “Você vai viver como um monge?” Confesso que fiquei surpreso. Por muitos anos, pai Naum me conhece - eu estava na frente dele, ele me deu algumas instruções! Mais tarde, veio a ser entendido que isso, como parecia naquele momento, uma abordagem inesperada da minha decisão tinha a intenção de me ajudar a me livrar da percepção rósea do monasticismo e, em certo sentido, da sua compreensão encantadora. Então a questão não era supérflua. "Eu vou tentar, pai!" Eu respondi ao velho depois de um certo problema. A Quaresma de 2006 levou meus votos monásticos. E todos esses anos eu tento viver uma monástica, tendo em mente queridos imagens desses incansáveis ​​trabalhadores no campo de Cristo, que nos dirigiu, apoiou, ajudou a tornar-se idealista no melhor sentido da palavra, e esforçar-se para a solidão interior, mesmo se as janelas células de frente para a rua cheio de turistas.

Para que a vizinhança pesada não impeça a atmosfera de unidade

Pai, diga-me, os irmãos ainda moram em quartos com vista para a incessante Rua Nikolskaya? Nada mudou ao longo do ano após o seu discurso na mesa redonda em São Petersburgo?
Você sabe, hoje nós temos um evento extremamente feliz. Apenas quando estamos falando com você, os habitantes do mosteiro se mudam para um novo corpo fraterno. Anteriormente, ele foi ocupado pela Universidade Estadual Russa para as Humanidades (antigo instituto histórico-arquivístico). Em abril, as instalações do mosteiro foram transferidas para a Igreja, em agosto - para o mosteiro. Agora, a maioria das celas vai para o pátio do mosteiro. Mas ainda assim, parte deles vai para o outro lado, onde o restaurante é "The Old Tower". Você se lembra das duas outras criações do pai de Peter - os monastérios femininos Stavropegic de Shostya, Nikolsky e Akatovsky Trinity Communion - e você pensa: há campo, floresta, silêncio. Fui, por exemplo, cogumelos posobiral. Há ar fresco, água de um poço ou de um poço. A diferença é grande. Mas você entende que isso é para nós humilharmos - um bairro tão difícil.
E os jovens irmãos estão no mosteiro?
Graças a Deus lá. Hoje, 16 habitantes vivem no mosteiro. Destes, dois jovens monges e dois hierarcas, há jovens noviços. Todos eles, poder-se-ia dizer, idealistas - chegaram ao mosteiro, que fica naquele lugar onde, em essência, a vida monástica, em seu sentido tradicional, pareceria impossível. E ainda existe! E no século XVII houve, e no século XXI renasce. Recentemente, nós pegamos o número de habitantes de dois caras. Conduzindo uma entrevista com eles, o arcebispo de Sergiev-Posad Theognost, o presidente do Departamento Sinodal para os mosteiros e monaquismo, o vigário da Trindade-Sergius Lavra disse-me no final: “Bons rapazes! Cuide deles! ”E o irmão mais velho tenta proteger os jovens irmãos. Uma pessoa em um mosteiro não deve sofrer de falta de oxigênio espiritual. Lembrando muito bem como o padre Peter nos tratou em seu tempo, Também tentamos prestar atenção aos jovens, apesar de nossa carga de trabalho de obediência e vários tipos de assuntos. Sem isso, eles podem desaparecer, e isso já será nosso pecado. Embora a essência não seja mesmo em pecado. Tudo o que fazemos para os jovens irmãos, fazemos pelo amor dela. Com a bênção de Sua Santidade o Patriarca Kirill, começamos a prestar serviços fraternos na igreja local em homenagem a São Nicolau, o Wonderworker, localizado um pouco mais distante de nosso mosteiro, na China Town, no Mosteiro Nikolsky. Há uma oportunidade de rezar separadamente dos paroquianos. Os irmãos servem, cantam no coro. Nesses momentos, a atmosfera da unidade é especialmente sentida, o que é igualmente importante para os irmãos mais velhos e para os novos. Quando você sente que algum tipo de fermento começa na alma de um jovem rapaz (talvez ele tome algo acima de seus poderes), então você começa a se comunicar mais com ele, praticar com mais frequência. Muitas vezes enviamos uma pessoa para o Pokrovsky Skete na região de Ryazan, para que ele possa descansar da pressão da vida urbana moderna e se sentir isolado. Aos domingos, em nossos cultos, é especialmente lotado - até 150-200 paroquianos, e sabemos que o inimigo nunca dorme, e muitas vezes as tentações vêm de onde você não as espera. Portanto, enviamos os irmãos dos jovens aos domingos para a nossa igreja paroquial perto de Ruza, onde há alguns zemlyamki - você pode servir e trabalhar fisicamente ao ar livre. Não esqueça que o Senhor trouxe todos aqui. que o inimigo nunca dorme e muitas vezes as tentações vêm de onde você não as espera. Portanto, enviamos os irmãos dos jovens aos domingos para a nossa igreja paroquial perto de Ruza, onde há alguns zemlyamki - você pode servir e trabalhar fisicamente ao ar livre. Não esqueça que o Senhor trouxe todos aqui. que o inimigo nunca dorme e muitas vezes as tentações vêm de onde você não as espera. Portanto, enviamos os irmãos dos jovens aos domingos para a nossa igreja paroquial perto de Ruza, onde há alguns zemlyamki - você pode servir e trabalhar fisicamente ao ar livre. Não esqueça que o Senhor trouxe todos aqui.
Em poucos meses, haverá três anos, como o arquimandrita Pedro disse ao Senhor - o pai que construiu, criou e cuidou espiritualmente dos monásticos de três mosteiros e muitos leigos. Mas o curso do tempo não pode ser interrompido - a vida continua, o mosteiro se desenvolve. Padre Daniel, o que você pode dizer sobre o mosteiro Zaikonospassky de hoje?
Pai realmente era o centro da vida monástica, ele nos levou junto. E depois de sua morte veio um novo estágio. As relações que começaram a se formar entre nós gradualmente adquiriram algum outro caráter. Talvez nem todos estivessem preparados para o fato de que deveria haver obediência aos irmãos mais velhos em posições - um reitor, uma economia, um tesoureiro. Porém, era necessário e é agora. Começamos a levar uma vida mais próxima do dormitório monástico, nos relacionando, aprendendo a mostrar respeito um pelo outro. Afinal, o monasticismo é uma irmandade, é amor. Teoricamente, muitos de nós percebem o amor como algo tão alegre, radiante. De fato, isso não é inteiramente verdade. “Vestem-se uns aos outros e cumpram a lei de Cristo”- o santo apóstolo Paulo nos diz na Epístola aos Gálatas (Gl 6: 1-2). Aprenda a tolerar um ao outro, respeite um ao outro - tente fazer isso! Vou desenhar algum tipo de paralelo. Aqueles que serviram no exército sabem que às vezes foi muito difícil, e foi nessas circunstâncias que foi revelado que tipo de pessoa ao seu lado. Aqui, como no exército, deveria ser, carregando a cruz da vida monástica diária, escolher conscientemente o caminho do bem. Isto é, sacrificar algo para tornar mais fácil para os outros. Caso contrário, a vida monástica não terá alguma plenitude.
Pegue os livros espirituais. Tudo é maravilhosamente pintado neles - os mais jovens devem obedecer aos mais velhos. Mas, na realidade, isso nem sempre é o caso. Uma pessoa geralmente chega a um mosteiro com seu "conjunto" de paixões. Ele tenta lutar com eles, superar a si mesmo e nós, os mais velhos, temos que suportar. Houve alguns momentos difíceis em que perguntamos com toda a severidade: Você entende por que está aqui? Por que você está agindo assim? Houve até situações em que uma pessoa percebeu que ele estava errado, mas não podia fazer nada consigo mesmo. Nós toleramos ele. Acredito que, graças a essa paciência, nosso colega, mais cedo ou mais tarde, entendeu que mostramos misericórdia para com ele, o que ele não viu no mundo. E tendo entendido isso, ele se tornou justo nos trilhos ... Paciência das fraquezas um do outro no mosteiro (e na vida familiar, eu me atrevo a dizer que

O componente missionário também está desenvolvendo ...


Batyushka, quantas vezes você viu: a rua Nikolskaya está fervendo, os turistas estão emocionalmente e em voz alta trocando impressões, de repente um sino está tocando da torre do sino do mosteiro - a atmosfera muda diante dos nossos olhos. As pessoas levantam a cabeça para o céu e, como um dos seus habitantes disse, eles entendem que estão em um país ortodoxo. Sinos são monásticos?

Há também monges, mas principalmente leigos que são treinados nos sinos da chamada do mosteiro. Na torre do sino, eles estão praticando. Também temos festivais de sinos "torre sineira Zaikonospasskaya". A propósito, esta é uma das obediências puramente monásticas, então no futuro será necessário prestar atenção ao fato de que mais de nossos habitantes estudaram esse tipo de arte da igreja.
No mosteiro, além dos cursos de campainhas, existem várias outras estruturas estabelecidas com a bênção do arquimandrita Pedro (Afanasev). Estes são os cursos teológicos mais elevados de Znamensky, cujos alunos recebem conhecimento para ensinar nas escolas dominicais e “Os fundamentos da cultura ortodoxa” - nas escolas secundárias. Estes são o Centro da Juventude Spassky e a Sociedade Eslava-Ortodoxa Coreana. Os irmãos têm alguma coisa a ver com eles?
Padre Alexander Son, um clérigo do mosteiro Zaikonnospassky, lida com a sociedade eslava-coreana ortodoxa. As atividades do Centro da Juventude Spassky são supervisionadas por nossos dois hierarquicos. Mas a Irmandade está diretamente conectada com os Cursos Teológicos Maiores de Znamensky - ensina liturgia, patrologia, canto da igreja. Parece que é importante para os ouvintes dos cursos ouvirem algumas coisas espirituais dos lábios de pessoas que tentam passar tudo isso por si mesmas, tendo a dispensação interna correta e a educação teológica. No futuro, várias pessoas mais entre os habitantes do mosteiro podem se juntar às fileiras de professores de cursos. Nesta fase, eu diria, há alguma compreensão de nossas atividades à luz da história do monastério de Zaikonospassky, desde que a Academia Latino-Latino-Eslava foi estabelecida nele no século XVII, e depois da transferência da Academia Teológica para a Trindade-Sergius Lavra, o Seminário Teológico de Moscou foi aqui e mais tarde - a Escola Teológica. O mosteiro foi justamente chamado de ensino. Portanto, o componente missionário aqui deve ser requerido. Seu Patriarca de Santidade, Kirill, também prestou atenção a isso. Ele nos perguntou: “Como você pode oferecer desenvolvimento missionário?” Conversamos sobre os cursos teológicos com um curso de cinco anos, sobre os cursos de campainhas, o centro juvenil, o centro eslavo-coreano. Informamos também a Sua Santidade que queremos criar um museu monástico dedicado à história do mosteiro, começando com a época da Academia Eslava-Greco-Latina e terminando hoje (o status do mosteiro na era pós-soviética foi obtido em 2010). Antes de tal possibilidade não era - pelo menos por causa da falta de espaço. Mas agora quando os prédios monásticos estão sendo lentamente devolvidos para nós, é hora de começar nossos planos. Esperamos que o nosso museu seja de interesse para muitas pessoas - crentes e incrédulos. E, provavelmente, alguém de não-crentes, tendo visto exposições, relíquias, tendo ouvido a história do guia, virá a Deus. De fato, de maneiras diferentes, o Senhor leva uma pessoa à fé: algumas através da história ou da arte, enquanto outras mudam suas almas ao contemplar a beleza do mundo ao seu redor. E alguém, talvez, acontecerá depois de uma visita ao museu do mosteiro. alguns através da história ou da arte, enquanto outros mudam a alma ao contemplar a beleza do mundo circundante. E alguém, talvez, acontecerá depois de uma visita ao museu do mosteiro. alguns através da história ou da arte, enquanto outros mudam a alma ao contemplar a beleza do mundo circundante. E alguém, talvez, acontecerá depois de uma visita ao museu do mosteiro.
Voltando ao início da nossa conversa, quero perguntar a você, pai, é isso. Muitos dos filhos espirituais do padre Peter dizem que depois de sua morte ficaram órfãos. O que você sente sem um mentor espiritual?
Lembro-me de um momento da vida de St. Paisius Svyatogorts. No mosteiro, onde o futuro santo trabalhou como noviço, ele encontrou um monge com uma boa e apropriada dispensação da alma. Como dizemos - um servo de Deus. O pai Paissy não precisava ler livros espirituais, provar algo aos outros, explicar-lhes algo sobre questões de fé. Só de ver esse monge, sem palavras, ficou claro: esse é o jeito de viver. Olhando para o nosso pai, Peter, também ficou claro como viver. Batyushka, sendo já idoso, com enfermidades e enfermidades, foi até o fim de seus dias, ele foi para todos os lugares. Ele não saiu sem o cuidado paternal das irmãs na aldeia de Shost em Ryazan e na aldeia de Akatovo na região de Moscou, onde os mosteiros do Patriarca foram transformados em monastérios stavropegic. Ele continuou a construir um monastério masculino e a reunir uma comunidade monástica no centro de Moscou. É necessário ser imensamente grato ao Senhor que, uma vez jovem, procurando por Deus, o pai tentou dar uma imagem de monasticismo externo, em paralelo enchendo-o de conteúdo. Que ele nos ajudou a compreender o significado mais profundo das palavras dos santos Padres: “Dá sangue e recebe o Espírito”. Com esses pensamentos, eu vivo hoje, até certo ponto, assumindo o lugar do pai: eu tenho a obediência do governador interino do mosteiro de Zaikonospassky, que se tornou nossa pátria espiritual.
Entrevistado por Nina Stavitskaya 
Foto: Vladimir Khodakova 
Imagens dos arquivos do mosteiro também são apresentadas